A EMEL e as bicicletas partilhadas de Lisboa

Creio que foi na Duque d’Ávila, que vi hoje uma estação já com bicicletas lá (mas ainda inoperacional, com as luzes todas vermelhas).

Esta tarde de sábado já estão a funcionar, com pessoas em cada estação a ajudar. Paguei os 25 eur e já pedalei.
As de assistencia electrica são mesmo impressionantes. O botão mal situado permite regular uma assistencia de 1 a 5.
Faltam abrir mais estações nomeadamente no Saldanha, zona nevralgica central onde não há ainda docs a funcionar.

4 Curtiram

Alguém sabe de previsões para instalação das Bicicletas na zona ribeirinha e na Av. Liberdade?

1 Curtiu

Pela banhada que estao a ser as das avenidas novas,nao tenhas muitas
esperanças. Aqui deste lado nas zonas que
interessam(comboio/metro/ciclovias) nao esta nada… Colocaram em ruas
terciarias/escondidas,e nas poucas que colocaram em avenidas
principais,nesta fase estao sem bicicletas.
A unica que me apercebi que se aproveita é a do campo pequeno…

1 Curtiu

Sim , concentraram pouco as bicicletas nas zonas interessantes , apenas Campo
Grande e Campo pequeno/Entrecampos ficaram com algumas Giras.
Podemos solicitar mais pelo email [email protected].
Mas tambem é preciso mais ciclovias para aceder a zonas como as Amoreiras e Campo de Ourique.

1 Curtiu

realmente os locais escolhidos para as estações sao muito fraquinhos

as melhores ainda sao as ao longo do eixo central (estacao de comboio de entrecampos, campo pequeno e saldanha). de resto deixa muito a desejar.

nas zonas onde já ha estacoes temos aberrações destas:

Gare do oriente -> obriga a andar quase 200 metros a pe, passar 2 avenidas com semaforos e umas 10 faixas de rodagem . A desculpa é que o passeio junto da estacao é da REFER/IP. se a CML nao tem poder para dialogar com a REFER/IP, entao nao sei para que servem. Alem disso em frente da estacão há uma zona de estacionamento EMEL, que pertence à CML se nao colocaram as biclas ai foi porque nao quiseram

interface do campo grande - obriga a andar mais de 150 metros ate ao museu da cidade, passando 2 semaforos e por baixo da 2a circular

estacao de comboio de moscavide - obriga a andar 200 metros a pé

estacao de metro de moscaide - nao tem (ja vi a desculpa que isto nao é Lisboa, mas não é isso que diz este mapa da CML : http://www.cm-lisboa.pt/municipio/juntas-de-freguesia/freguesia-do-parque-das-nacoes) onde tanto o comboio como o metro de moscavide estão nos limites do concelho e da freguesia do PDN

estacao de comboio de roma areeiro (lado de roma onde até tem uma ciclovia que liga À Av Republica) nao tem

praça de alvalade onde há imenso comercio local e serviços nao tem

mas depois ha estacoes em ruas completamente secundarias em bairros secundarios tipo no bairro sao joao de brito que podia bem ter ficado para uma 2a fase.

6 Curtiram

o período de utilização passa dos 30 minutos para 45 no passe mensal e anual, no diário passa para 60

o tempo de espera para voltar a usar o serviço passa de 15 minutos para 5

1 Curtiu

Isso é bom pois podemos decobrir apos uns metros a rolar que a bicicleta nao está boa e ter de trocar.

Perguntei a Emel/Gira se há planos para expandir a rede para Oeste : Campolide Amoreiras que estão muito isoladas, sem Metro nem Electrico, nem ciclovias.

1 Curtiu

parece que estão a avançar com 2 estações novas na av. da liberdade

3 Curtiram

Usei hoje e parecem muito boas. Claro, fui do vasco da gama até uma estação e depois mais 10 minutos a pé até casa, mas andar também faz bem. Achei estranho no passe diário dar apenas para pagar por PayPal. Mas gostei da experiência.

4 Curtiram

E usaste qual modelo? A pedalec ou a 100% mecânica?

Pedalec. Muito bom!

3 Curtiram

Também vi um novo posto no Marques de Pombal, alguém sabe de mais postos novos?

1 Curtiu

Ouvi falar na Estrada da Luz… Mas eu não reconheço este local… pode ser outro lado pois não creio que haja esta ciclovia na Estrada da Luz.

Fica na rua tomas da fonseca em frente à galp,que vai dar à estrada da luz:

https://goo.gl/maps/R54kHEeB8Dk

Deve ter a ver com a ponte de greenwashing da galp,que passa por cima da
segunda circular…

2 Curtiram

Eu tive 2 más experiencias com as Giras: antes do Natal o sistema esteve bloqueado vários dias. Ontem a tarde quiz utilizar e as estações estavam todas bloqueadas…Isto nas Avenidas Novas.
Se não podemos contar com o sistema, começa a ser ruin, sobretudo se a App não diz nada do problema e nós a caminhar a procura de uma estação que funcione. :persevere::hushed:

2 Curtiram

Só espero que cheguem à frente rio o quanto antes. Só tenho tido problemas com a Obike…

Que tipo de problemas?

Problemas com o depósito e a forma de pagamento. Fiz um depósito de 5 euros e no dia seguinte, quando tentei desbloquear a bike, verifiquei que a conta estava a 0. Como não me creditaram os 5euros pensei que tivesse sido um erro meu, mas agora sempre que tento efectuar novamente um depósito dá-me sempre o mesmo erro: “Issuer Unavailable”. Já enviei uma menssagem para o suporte da Obike e disseram para contactar o banco. Já telefonei para o banco e não existe nenhum problema com o cartão e tb parece que ninguem sabe resolver o problema. Enfim…

1 Curtiu