A vaca-sagrada-goesa

o único fundamentalista, aqui, és tu.

1 Curtiu

Porque os portugueses estiveram em Goa, quem sabe um sincretismo?

É essencialmente uma questão psicossexual

bla, bla, bla, vc não consegue dizer nada que não seja bla, bla, bla; os sound bytes do costume e o lixo que propala o cidadão medíocre (atenção medíocre tem o étimo em médio)

Aprenda, porque muito pior é aquele que não quer aprender que o ignorante aberto ao conhecimento

Há para todos os gostos, em Amesterdão é 500€ por mês; e diria que a morfologia do edificado de Lisboa e dos arruamentos, com as suas ruelas e pequenas artérias, desconsiderando obviamente a topografia, assemelha-se mais a Amesterdão do que a Paris.

Conheço várias possibilidades:

  • Continente online;
  • Vai ao Continente em pessoa, chega à caixa e diz que é para entregar em casa; a partir de 120€ é gratuito
  • Pingo Doce faz entregas em casa por 6€, independentemente da quantidade
  • Comprar em menos quantidade e transportar na bicicleta
  • Comprar localmente; e não fica mais caro, já pensou no lixo supérfluo que compra quando vai a uma grande superfície e no que gasta em combustível?

et voilá, como uma frase pode ser tão sintética e tão verdadeira

Já que entrou por essa via, faça bom proveito juntamente com a sua avozinha simplesmente porque não respondo a provocações de fundamentalistas nem sou obrigado a comprar no continente ou pingo doce. Para que conste vivo a 100 m de dois hipermercados e portanto nem preciso de compras online, bicicletas ou dos seus insultos habituais.

Paris é uma referência possível, entre várias. Não é propriamente uma capital do terceiro mundo onde não existem políticas de mobilidade e de sustentabilidade. As tarifas ali praticadas podem e devem ser termo de comparação.

Amesterdão também pode ser uma referência válida mas as tarifas de estacionamento na rua para residentes em Amesterdão são mais complexas do que os “500€” pois variam de zona para zona.

Há zonas inteiramente grátis para residentes, há zonas em que o selo anual pode rondar no máximo 30 €, e depois há zonas mais complicadas do centro em que os preço do selo é bastante elevado. No entanto, esses residentes têm preços especiais para estacionar o carro fora do centro.

Continuando pela Europa, em Londres o sistema parece ser outro pois as tarifas para residentes variam consoante a emissão de co2. O mais poluente dos carros parece que tem de pagar 175 libras/ano. Mas um carro moderno paga muito menos. Não sendo uma pechincha, não me parece que os preços sejam assim tão desproporcionados tendo em conta o custo de vida em Londres. http://www.towerhamlets.gov.uk/lgnl/transport_and_streets/Parking/parking_zones_and_charges/parking_charges.aspx

Na capital das bicicletas, Copenhaga, as tarifas de estacionamento de automóveis para residentes terão subido bastante no últimos anos e variam, como em Londres, consoante a emissão de poluentes. Parece que o máximo que o mais poluente dos carros pode pagar são 154 € (1150 coroas DK). Mas o menos poluente paga menos que um residente em Lisboa, isto é 100 coroas. https://pbutikken.kk.dk/tilladelser-til-private/beboerlicens

Aqui ao lado, em Madrid, as taxas variam entre 24 e 19 € : Servicio de Estacionamiento Regulado (SER). Residentes - SEDE ELECTRÓNICA

Enfim, não há, naturalmente, contas simples nestas coisas e há muitos fatores em jogo.
Imagino que um quiosque ou uma esplanada custe bem mais que o estacionamento de um residente em qualquer uma destas cidades.

2 Curtiram

Bem… mas aí se calhar os hábitos de consumo ou compra estão muito desvirtualizados também. Não tenho nada a ver com o que compra nem com o que consome, mas 12 litros de leite numa ida ao supermercado parece-me extremamente exagerado… não me lembro de alguma vez ter tido nem perto disso em casa, e sempre consumi imenso em leite… ele era ao pequeno-almoço, ao lanche, e frequentemente à noite antes de deitar. Isto, antes de ter deixado de beber leite claro…
Também pode querer fazer compras para o trimestre inteiro. É uma opção sua. Agora, é claro que isso implica logística e alguma adaptabilidade de força maior. Não vai carregar as compras para o trimestre inteiro de bicicleta nem de transportes públicos… provavelmente nem as compras do mês!

Eu já reparei que é costume as pessoas quando vão às compras encherem um carrinho inteiro e depois andarem com tantos sacos que parecem o Pai Natal! Não sei como é que fazem nos outros países… mas tenho muitas dúvidas de que isto seja regra na generalidade dos países europeus. Até porque nos outros países anda-se muito menos de carro.

Eu diria que em vez de ir às compras 1 vez por semana, vá 2 vezes. Verá que até é muito menos cansativo, porque vai entrar em casa muito menos carregado. Recorrer ao comércio local também pode ser uma boa opção. Ele pode ser mais caro… mas isso é facilmente compensado pelo facto de não ter que gastar combustível, e poupa imenso tempo por ser muito mais perto!

1 Curtiu

Muito interessante o artigo do Economist colocado por Capitão Bina noutro tópico com muito elementos de reflexão. Aparentemente ali há filas de espera de vários anos para poder ter o selo de residente para poder estacionar na rua.

Em termos de propriedade de automóveis talvez não sejamos tão diferentes mas seria interessante ter dados estatísticos para comparar. A grande diferença está na escolha da mobilidade diária que está à vista de todos. Em resumo, lá como aqui as pessoas gostam de comprar carros e gostam de os estacionar na rua à porta de casa e querem pagar o menos possível por isso (Afinal, os do norte também são humanos!). No dia-a-dia, no entanto, preferem pedalar.

Alguns excertos do tal artigo que nos trouxe o Capitão Bina

"Amsterdam charges up to €5 ($5.30) an hour for parking on the street. Visitors can also park underneath office buildings or in large, clean park-and-ride garages run by the city. Drivers thus have many choices and the city raises a lot of money—€190m in 2015. Yet this diverse, market-based system covers only a small slice of parking in Amsterdam. Three-quarters of spaces on the streets of the city centre are occupied not by visitors or commuters but by residents. And the people of Amsterdam, who are so keen on pricing parking for others, would not dream of exposing themselves to market forces.

Anybody who lives in a home without a dedicated space is entitled to buy a permit to park nearby for between €30 and €535 a year. This is a good deal and, not surprisingly, the number of takers in many districts exceeds the number of spaces. So Amsterdam has waiting lists for permits. The longest, in the Westerpark area, is 232 months long. To free more spaces, the city has begun to reimburse permit-holders part of the annual fee if they keep their cars in suburban garages. Take-up is encouraging—which suggests that, despite the long queues, many people do not prize the opportunity to park close to their homes.

A more obvious solution would be to charge more for permits. But that is politically fraught. Amsterdammers believe they have a right to park near their homes, explains Pieter Litjens, the deputy mayor in charge of transport. (They also believe they should be able to leave their bicycles absolutely anywhere for nothing, which is another headache.) So the queues for permits are likely to grow. Amsterdam expects to build 50,000 more homes before 2025, which will mean between 20,000 and 30,000 more cars.

Even more than in America’s sprawling cities, car parking in Amsterdam is unsightly. “The canals are beautiful, and cars are parked along them all the time,” laments Mr Litjens. The city would love to sweep them away, but that would be unpopular. So in one district, De Pijp, a bold (and expensive) remedy is under way. Engineers have drained a canal and are digging an underground garage with 600 parking spaces into the marshy ground beneath. When the car park is finished and sealed, the canal will be refilled with water. The city will then abolish 273 parking spaces on the streets above.

falando em eficiência

2 Curtiram

Isso está desactualizado, por exemplo o transporte aéreo é ligeiramente menos eficiente do que um comboio pesado, e a eficiência de um ciclista alimentado a carne de vaca aproxima-se de um automóvel a diesel

e se for um ciclista vegano e um automobilista que vai todos os dias ao McDonalds?

2 Curtiram

Fundamentalista anti-leite? @Three, eu tenho tentado ser sério e sensato consigo nas palavras… não me desiluda agora dando ao desbarato certos termos mais radicais. Sou mesmo um fundamentalista anti-leite por já não beber leite desde há uns anos para cá? Leu a parte em que disse que bebia muito leite? Continuo a consumir produtos derivados do leite… e não deixei de o consumir por fazer bem ou deixar de fazer (não entro nessa discussão, há demasiada controvérsia), eu é que encontrei alternativas que são efectivamente mais saudáveis e equilibradas (muesli! e muesli não fica bem com leite… pelo menos para mim).

Não existe nenhum mal propriamente dito em encher o carrinho, só disse é que o volume de compras obviamente implica uma logística apropriada, coloca restrições ou obriga a que as pessoas se adaptem.

Conheço muitos sítios onde existe comércio local aberto até tarde. Claro que isto vai depender da zona onde vive… mas obviamente, há modos de vida que são dependentes de uma oferta de serviços que são próprias dos centros urbanos e não dos subúrbios dos subúrbios. Frequentemente gostamos de ir viver para longe das cidades porque as zonas são mais pacatas e são mais baratas… mas é importante termos noção de que existe aí um trade-off, em especial no que toca à oferta de serviços.

É que esta conversa que aqui estamos a ter cai obviamente toda por terra se tivermos a falar de alguém que viva em Fernão Ferro ou qualquer coisa assim… (embora se formos mais ou menos flexíveis seja sempre possível fazer as coisas).

1 Curtiu

Um ciclista vegan não consegue subir a Avenida da Liberdade :smiley:

Muitos conseguem :
http://www.lemonde.fr/planete/article/2017/04/20/a-copenhague-le-velo-supplante-la-voiture_5113994_3244.html

1 Curtiu

São boas notícias mas isto tem a ver com a utilização da bicicleta e não com a propriedade de automóveis por residentes que é o assunto deste tópico. Do que pesquisei, apesar de tudo, em Copenhaga o número de pedidos de residentes continua a aumentar e daí terem aumentado também os preços dos selos para residentes. O mesmo parece que sucede em Amesterdão (a confirmar)

Ivan, penso que interpretaste mal o tarifário Parisiense. Olhaste apenas para a secção “Les tarifs de la carte de stationnement”, faltou leres a secção abaixo sobre “Les tarifs du stationnement”.

Resumindo:

  • Tens de ter um cartão de residente. Como disseste, isso custa 45€/ano (ou 90€/ano). Mas esse cartão não dá o direito a estacionar gratuitamente.
  • Quem tiver o cartão de residente e queira estacionar tem de pagar 1,50€/dia de estacionamento, ou 9€ por semana.

Ou seja, para 52 semanas do ano, deves juntar 9€ x 52 semanas = 468€ por ano ao custo do cartão de residente.

Ou seja, em Paris custa cerca de 500€ por ano estacionar na rua para residentes.
Corrige-me se eu estivere errado, sff.

Abraço
joao

ps - Ah, e tal como cá, não há a garantia de teres lugar. Por isso muita gente (entre a minoria detentora de automóvel) prefere pagar mais € para ter lugar numa garagem.

2 Curtiram

Tens razão JPedro. Eu não tinha a certeza e por isso disso ‘‘parece’’. De qualquer forma e reportando-nos ao tema deste tópico - o custo da ocupação do espaço público - arriscaria dizer que o preço de uma esplanada em Paris deve ser muito superior ao preço de Lisboa. Seria interessante, por curiosidade, saber as proporcionalidades.

Mais abaixo andei a ver se descobria valores de outras capitais e a verdade (se aquilo que googlei estiver correto) é que me pareceu que o estacionamento para residentes era bastante barato. Não faço ideia mas acredito que as taxas de ocupaçao de espaço público sejam ainda mais deproporcionais noutras capitais. (Atenção que é mero palpite meu). Madrid pareceram-me baratos os selos tendo em conta o custo de vida.

Acho que nesta discussão é importante distinguir a taxação da propriedade (compra e manutenção) e a taxação da utilização do espaço público pelos residentes.

Paralelamente achei curioso o que li sobre a quantidade de pedidos de selos de residente para estacionamento automóvel em Amesterdão e Copenhaga. Parece que utilizar a bicicleta nestas cidades não significa abdicar da propriedade de um automóvel mas apenas da utilização.

Just Food for thoughts

1 Curtiu

eu estava a ironizar, mas você não percebeu. De facto nem percebe que emissões de CO2 não tem nada a ver com consumo de energia, e o gráfico apenas referia consumo energético por unidade de espaço percorrido, não emissões. Coloca tudo no mesmo saco. Debater para quê?

vi este video e lembrei-me do topic :slight_smile:

E os fundamentalistas de Estocolmo?

1 Curtiu

Curioso estes termos que os fundamentalistas usam…

A Vaca Sagrada!

Ou ainda este sobre a Vaca Sagrada

1 Curtiu