A vaca-sagrada-goesa

Esse video de estocolmo é muito bom! :slight_smile:

Os artigos (e o comentário dos teu amigo dos states) também :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

Muito bom, mas o fundamental é dar o “empurrão” correcto, e é aqui que reside o busilis da questão!

Concordo completamente com a crítica ao abate de árvores, mas tomando o exemplo de Copenhaga, vemos que houve uma grande aposta no transporte eléctrico, os TRAMs com frequências de 10 minutos e transporte fluvial… Em lisboa, arrancam os carris e levar o 15 até santa Apolónia vai levar 1 ano.O transporte fluvial limita-se a atravessar o rio e até suprimiram as carreiras que iam até à expo. Há uns anos propuseram uma carreira fluvial desde Vila Fanca de Xira até à expo mas nunca saiu do papel.
Tal como já foi demonstrado em muitas cidades, criar novas avenidas e estacionamentos não melhora a circulação, apenas atrai mais viaturas para dentro da cidade pelo as obras devem numa primeira fase criar alternativas como ciclovias, carris e faixas BUS sem interrupção, e só depois suprimem-se faixas de circulação aurtomóvel.
Mas têm de existir alternativas credíveis, e quando digo credíveis, não são os 30 minutos de espera por um autocarro apinhado de gente e onde tenho de usar um título de transporte especial porque o do metro ou comboio já não dá e acabo por gastar 5 € e 1 h para ir dos Jerónimos ao Lumiar

o problema é que não cabe tudo

“as obras devem numa primeira fase criar alternativas como ciclovias, carris e faixas BUS sem interrupção, e só depois suprimem-se faixas de circulação aurtomóvel.”

de onde vem o espaço para faixa bus e para a ciclovia? tem de se “roubar”, aos carros ou aos peões.

p.ex. na republica para n tirarem aos popos a ciclovia ficou mais desconfortável do que era preciso, tipo interrupções para ir contra uma paragem de autocarros… e a mini ciclovia da f.p. melo também é super estreita… não estou a ver obras nos próximos tempos para as alterar

2 Curtiram

Não estou a perceber?!?! Agora também as Rent-a-Car são alvo ? Porventura os turistas terão de se deslocar a pé para visitarem o convento de Mafra por exemplo ? Ou teremos de criar Rent-a-Bike ou Rent-a-Horse ?

Um dos sítios que mais impressão me faz ver carros alugados ou com matriculas estrangeiras é em Sintra. Só mesmo por fundamentalismo automobilístico é que é possível aquelas estradas estarem abertas ao trânsito para qq tipologia de veiculo…

2 Curtiram

Não conheço o blog mas aquele post parece-me ser de natureza puramente económica…
By the way, não existem alvos aqui.

Parece-me que o principal interesse ali é ver que os combustíveis são o bem que mais se importa. Aliás, eu próprio me confesso surpreendido. Contra todos os exageros e abusos no uso do automóvel, não esperava que os combustíveis fossem o número 1 das importações… a coisa consegue ser um pouco mais gravosa do que eu próprio julgava.

As rent-a-car são positivas e creio que essa ideia é também partilhada pela generalidade dos associados da MUBi. Permitem-nos mais facilmente não precisar de ter um carro… e recorrer a um aluguer, quando tem mesmo que ser. Poupa euros e espaço na cidade.

1 Curtiu

só voltei hoje ao fórum, o @ZeM percebeu bem o motivo do meu post

1 Curtiu