Algumas dicas para iniciação

Boa tarde pessoal, quando era mais novo ia nas férias de verão para o norte e adorava andar por lá de bicicleta. Sou de Lisboa e sempre tive vontade de ter uma bicicleta aqui tmb, e agora que vejo ciclovias por todo o lado acho que está na hora… Precisava era de alguma ajuda a entrar nisto, acham que com 100/150 euros já arranjo algo jeitoso em olx e etc? Queria algo para ir até ao trabalho (penso que será uma viagem de 10 mins…) e que tmb de para ao fim de semana dar umas voltas pela cidade, mas dps tenho também vários receios principalmente de onde a deixar, trabalho em entrecampos e há dias que entro as 12 e saio as 22,quandi voltar do trabalho já desmontaram e levaram tudo… Agradeço qualquer dica que me puderem dar no geral
Cumprimentos a todos

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Olá @Vitor9620,

Primeiro deixa-me felicitar-te pela iniciativa. É sempre bom termos mais gente a aderir ao movimento do pedal. :slight_smile:

Começando pelo início, depende do tipo de bicicleta que pretendas. Uma mais citadina, mais clássica, de quadro aberto… para o teu caso, pensaste numa dobrável? De qualquer das formas, além de procurares em segunda mão, podes experimentar falar com o Pedro da @VeloCorvo (passe a publicidade). Ele tem loja relativamente perto de Entrecampos: https://goo.gl/maps/h5bPSAuXvDn

Por esses valores de certeza que ele te arranja uma bicicleta jeitosa. É uma questão de veres.

Se a deixas na rua, e se tens amor à bicicleta, tens que investir num bom cadeado em U e, se possível, com um cabo para passares nas rodas. A Kriptonite ou a Abus são boas referências.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, apita.

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Tou a ver que então vão ser uns 50 euros só nos cadeados não é? E mais que acessórios são importantes para andar pela cidade? Já vi por aqui que capacete é menos importante do que pensava . uma dobrável é algo que pensei, ganhava imenso em tamanho(podia até guardar no trabalho), mas depois não perdia em pedalada? Pode ser um bocado ideia errada minha, mas por outro lado gostava por exemplo de fazer a linha de Cascais de bicicleta e não me vejo a fazer isso numa dobrável. Bicicleta de quadro aberto vou ter de pesquisar o que é xD…
Mas obrigado pela ajuda!!

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Olá Vitor!

Deixo-te também algumas sugestões.
A escolha da bicicleta considero sempre algo pessoal, que estilo se prefere, a cor, a estética, para que uso, tamanho, polivalência, etc, etc. São vários factores que determinam a nossa escolha, mas há um que pode ser o mais determinante que é o amor à primeira vista! Ou seja, entre várias vai haver aquela, a tal, que mesmo que não aparente ser a mais adequada, é aquela que nos fez brilhar mais os olhos! Mas sem problema porque as próprias bicicletas podem-se adequar a nós (e vice-versa)! Basta a troca de alguns componentes e ficamos com uma bicla feita à medida! É ter mais atenção ao tamanho do quadro, o resto quase tudo se pode alterar.
Sendo assim, não te vou dizer que tipo ou estilo de bicicleta será melhor para ti mas digo-te que deverá ser a que achares melhor, de forma que ela te faça sentir como se fosse uma extensão de ti!

Tens o Pedro da Velo Corvo e o Vitor da Rcicla (conheço ambos e de certeza que há mais por Lisboa), são pessoas dedicadas, habituadas a trabalhar com todo o tipo de bicicleta, que têm boas sugestões, a bons preços e qualidade, mesmo que seja material usado.
Experimenta visitar ambas as lojas/oficinas e falar com eles.

Um bom cadeado é fundamental. São caros mas é um investimento indispensável para as nossas bicicletas. Mesmo que consigas guardar a bicla dentro de casa e dentro do local de trabalho, um dia queres ir dar uma volta, beber um café num parque, ver o pôr do sol ao Guincho, fazer uma viagem pela Costa Alentejana :wink: é bom ter um bom cadeado para dificultar ao máximo o roubo da bicicleta.

Além do cadeado, as luzes também são muito importantes, mais no aspecto (e em utilização urbana) em sinalizar a nossa presença do que iluminar bem o caminho.
É também útil ter um kit de remendos sempre à mão ou mesmo andar com uma câmara de ar nova para substituição em caso de furo (o mais aconselhável) e uma ou outra ferramenta para desenrascar alguma situação. E uma bomba de ar pequena.
Luzes, kit, câmara, bomba e ferramentas são coisas que não têm que ser caras e transportam-se bem numa mochila.

O capacete é uma escolha tua (felizmente a lei permite!). Usar ou não usar eis a questão mas é uma questão que tu decides. Faz como te sentires melhor. É a tua opção livre!

Boas futuras e muitas pedalas!

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Bom dia
Uma dobravel permite poupar no peso do cadeado se a subir ate casa e ao escritorio com ela. Utilizo uma sacola simples ajuda para transportar umas coisas como uma bomba de ar, um chapeu impermeavel, uma luvas…
Boas pedaladas

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Sim e vai ser assim… Vou ver uma e não vou resistir, o cadeado sim tou a ver como um investimento mesmo, pq quando estiver no trabalho só a Vou conseguir deixar na rua, mas mesmo com isso tenho receio, vocês costumam ter sustos? Tenho de passar pela loja, luzes e assim tem tudo lá? Ontem passei lá mas levei com. Uma porta fechada :confused:

Olá @Vitor9620, deixa-me congratular-te por essa iniciativa e vontade em abraçares novos hábitos saudáveis, económicos, ecológicos e muito competitivos em meio urbano em matéria de tempo nas deslocações!
Se o percurso de tua casa ao trabalho forem mesmo os tais 10 minutos que falas, é perfeito para bicicleta! Qualquer viagem que se faça em 25 minutos (ou mais, dependendo de nós mesmos ou das condições que encontramos) é perfeita para se fazer todos os dias em bicicleta, porque não é uma distância que se vá ressentir no teu corpo, seja por cansaço, transpiração, ou o que for.

Em relação às bicicletas dobráveis VS bicicletas convencionais, nunca tive nem nunca experimentei sequer uma bicicleta dobrável, pelo que vou pedir que alguém mais conhecedor me corrija se disser alguma barbaridade.
Eu diria que sim, uma bicicleta dobrável perde em pedalada em relação às outras, portanto será um pouco mais lenta, devido ao seu diâmetro de roda mais pequeno. Mas devido a esse mesmo diâmetro de roda mais pequeno, diria que são melhores para fazer subidas. Contudo, isto provavelmente será pouco significativo porque a capacidade de fazer subidas ou a velocidade que alcança depende se calhar mais de outras coisas.
Por serem também mais pequenas, são menos estáveis. Em geral isto não é significativo, mas julgo que serão mais expostas aos riscos dos carris de eléctrico. Costumam também ser mais caras
Depois claro, têm outras vantagens. Podes levá-la sempre contigo para o trabalho sem a deixares na rua, o que é uma tranquilidade extra. São mais leves. E podes levá-las sempre contigo em qualquer tipo de transporte público. As outras têm muitas restrições nos transportes públicos.
Acho que a escolha entre uma dobrável ou uma convencional, é uma opção muito pessoal e depende muito das nossas necessidades.

Acessórios, pessoalmente, a única coisa que trago comigo quando vou de bicicleta é o cadeado (no meu caso as luzes são fixas na bicicleta). Não uso luvas, kit de reparação ou câmara de ar… nada. Aliás, nem sei reparar um furo loool.

Em relação aos custos que falas, eu diria que sim, que com 100/150€, especialmente em segunda mão, já encontras bicicletas com uma qualidade razoável e que tragam conforto para as tuas deslocações. Mas como alguém disse… hás-de te apaixonar por alguma! Comigo foi assim! Tinha um determinado orçamento… mas apaixonei-me por uma que o excedeu significativamente loool.

Cadeado… sim, um cadeado em U, da Kryptonite ou da Abus, dão muuuuita segurança. Claro que não há sistemas 100% seguros… mas isso nos carros também não existe e eu diria que uma bicicleta com um bom cadeado em U presa a uma estrutura sólida/robusta tem um nível de segurança semelhante ao de um carro estacionado na rua. Ou superior até! Pelo que, sim, um bom cadeado faz uma diferença enorme porque aqueles “fios” mais convencionais não valem mesmo nada…
De resto, se puseres a bicicleta na rua procura deixa-la numa parque para bicicletas (têm surgido muitos espalhados pela cidade) ou numa zona com boa visibilidade (onde hajam mais pessoas).
Luzes, à frente e atrás. À noite ou com fraca visibilidade é importante, não só porque é obrigatório, mas também porque é muito importante garantirmos que estamos visíveis. Um ciclista à noite sem luzes é praticamente um ninja…
Capacete, eu não uso. Mais uma vez, é outra coisa em que é uma opção muito pessoal e que parte muito de nós. É esta a maravilha das bicicletas, ou melhor, da nossa bicicleta e do que somos em cima dela, porque acaba por ser uma expressão de nós mesmos e uma manifestação de liberdade!
Eu comecei a usar a bicicleta na cidade de Lisboa há aproximadamente 2 anos. Ao início usava capacete. Nunca tive nenhum azar, mas apanhei uns sustos valentes onde tive muita sorte!! Contudo, os maiores sustos que tive, acho que hoje nunca teria porque sou um utilizador muito mais experiente, mais habituado a lidar com o ambiente rodoviário de cima de um selim (é muito diferente de dentro de um carro e apercebemo-nos de coisas que não são imediatas ou perceptíveis aos outros!) e em muitos casos com uma postura diferente… porque foram coisas provavelmente típicas de alguém mais inexperiente. Não vou dizer que não hajam ciclistas experientes que levem ocasionalmente sustos, claro que há, e alguns partilham a suas histórias aqui pelos fóruns! Há animais na estrada… mas também não são aos pontapés (simplesmente é para onde o nosso foco vai mais) e um ciclista experiente não terá sustos assim com tanta frequência. Eu há muito tempo que não tenho sustos… mas também evito certos trajectos.
Em matéria de segurança, andar de bicicleta é uma actividade muito segura (tirando alguma estradas ou avenidas) mas aconselho-te a leres algumas coisas aqui pelo fórum, no site da MUBi, ou em outros sites sobre o uso da bicicleta na cidade. Se em algumas situações, por algum motivo, não te sentires à vontade ou não sentires tanta confiança na tua destreza de cima de uma bicicleta, um capacete é capaz de ser um bom conselho, pelo menos nas primeiras voltas até te sentires mais confiante.

Procura que seja uma loja mesmo de bicicletas utilitárias/citadinas em vez de uma loja mais especializada em bicicletas de montanha ou de estrada… nas lojas de bicicletas utilitárias/citadinas saberão dar-te melhores conselhos porque compreendem bem as necessidades de alguém que usa a bicicleta para se deslocar na cidade, e já te sugeriram aqui boas lojas onde conseguirás receber as melhores orientações! E sim, qualquer uma destas lojas tem tudo o que tu precisas, desde cadeados, luzes, o que for :slight_smile:

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No meu caso, desde 2006 ja me roubaram 4 ou 5 bicicletas. Durante o dia, uma vez mesmo atada a frente do policia, sempre com cadeado. Nao era um U. Atada nas escadas do predio tambem durante o dia. Com U levaram me uma roda, a unica que nao estava atada…
Agora e dobravel e esta ao lado de mim o dia todo no meu escritorio…

Aproveito para te perguntar. Basta prendermos a roda da frente, ou prendermos ambas é desejável?

Nunca tive nenhum susto porque tenho a sorte de a poder deixar num parque onde estão outras bicicletas e motas… mas nunca se sabe se um dia não terei que a deixar num sítio com menos segurança.

Em relacao aos cadeados o que posso dizer da minha experiencia é:

  • ter 2 cadeados diferentes 1 em u e outro de corrente, reduzes
    exponencialmente a probabilidade de te roubarem, pois implica o ladrao ter
    2 ferramentas de roubo diferentes e mais tempo na operaçao
  • o local onde a deixas. Se estiver isolado/escondido permite ao gatuno
    trabalhar à vontade
  • se houver mais bicicletas e estas estiverem mais vulneraveis a tua saira
    ilesa

Ja me roubaram, mas quando apenas usava corrente “fina”.

Coloco sempre a passar nas 2 rodas e quadro. E o U a passar no quadro e num
poste(atencao à largura do U,se for estreito,para ser mais leve, raramente
conseguiras passar num poste e a bike fica muito vulneravel,pois podem
cortar apenas corrente e depois com calma noutro local retirar o U sem
danificar a bike).

Uso sempre um cadeado fininho a ir do selim ao quadro,neste nunca mexo.

Boas pedaladas.

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Olá!

Reforço a resposta que o Alexandre te deu e partilho este post que tem uma descrição muito util sobre a escolha e uso de cadeados e correntes.

caro ZeM, aqui no rio de janeiro, ladroes há em toda parte do mundo, prendemos as duas rodas com cadeados diferentes e o quadro com o U.

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Outra vantagem da bicla dobrável: a posição de condução é bem mais confortável que aquelas onde o selim está à altura do guiador.

Obrigado pelas dicas pessoal!! Aqui vai um ligeiro Update, fui às duas lojas recomendadas e acabei por trazer uma da velo corvo, comprei tmb o que achei mais urgente, um cadeado e luzes, agora estou a ver do resto, conta kilometros, porta cargas, “garrafa de agua”, mas tenho visto a ir para o trabalho( venho as 6h) e está imenso frio, tenho visto na decathlon casacos corta vento e coisas parecida, isto faz o que diz? É que chego até me dói as orelhas do frio… Ou será que é mais fácil arranjar um gorro qualquer é usar xD. Já agora como fazem nos tempos de chuva? Cumprimentos

A Decathlon tem boas soluções qualidade/ preço.

Tenho um impermeável vermelho da secção de vela que aguenta o pior temporal.

Quanto ao restante material, aqui ficam umas dicas

Em relação à chuva, há umas coisas muito interessantes que são os ponchos. Pesquisa por eles para veres como são. As lojas de bicicletas também os vendem.
Existem soluções mais baratas, mas vou deixar que sejam outros utilizadores a falar delas, que as conhecem melhor.

Em relação ao frio… epa eu normalmente pedalo mais depressa, o que me ajuda a aquecer e a não sentir frio lool.
Claro que às vezes também uso um casaco, e chega-me perfeitamente. O problema é depois no regresso o dia está muito mais quente… mas aí entra a maravilha que é o porta-cargas e o alforge. O dia pode estar frio e então precisar de levar um casaco, mas enquanto pedalo posso ficar com calor com ele… então guardo-o no alforge!
É extremamente mais confortável e prático podermos levar coisas num porta-cargas em vez de numa mochila que vai às nossas costas.

Parabéns pela aquisição! :smiley: que faças muitos e felizes quilómetros!

Porta cargas é mesmo algo que preciso de ver, ontem ao fim do dia estava com uma dor de costas impossível (hoje nem vim de bicicleta por causa disso…) duvido que tenha sido por causa do frio ou de a transportar no prédio e no trabalho, mas ia com. A mala as costas ainda pesada deve ter sido por isso… Vou ver isso dos ponchos e a página!!

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Na pagina de facebook tens varias dicas sobre

  • pedalar ao frio
  • pedalar à chuva
  • pedalar de noite
  • acessórios para ires às compras

De facto, o suporte traseiro (ou dianteiro) é essencial para quem usa a bicicleta como meio de transporte. Os alforges são um mundo e um excelente Investimento. Há de muitos formatos e preços. Pessoalmente, Ortlieb são um Investimento para a vida.