Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

Se há o gráfico no artigo com os dados agregados, porque carga de água é que hei-de ter mais trabalho?

O que referi é que é mais relevante a distância do ciclista à berma do que o uso ou não do capacete…

Uma diferença de 7 cm em 150 cm entre usar ou não usar capacete é irrelevante quando se circula junto à berma (primeiro gráfico)…

Bom, o João é mesmo impossível :slight_smile:

conseguiu pegar num estudo sobre utilização de capacetes com conclusões como “Cyclists wearing helmets at greater risk. New research from the UK suggests that drivers give cyclists without helmets a wider berth compared to their helmeted counterparts.”

tirar alguma info que lhe dava jeito para defender a sua teoria sobre a posição na via, e ignorar outra. top.

o Trump disse a certa altura que alguns dos seus apoiantes eram tão dedicados que podia dar um tiro a alguém, e não ia perder o apoio deles.

eu começo a achar que podíamos descobrir 20 estudos com milhares de medições, linhas pintadas e tudo, e não ia servir para nada.

como já insisti tanto com eles vou ficar à espera dos tais dados do grupo do facebook, mas com pouca esperança, 1º de os obter, e menos ainda de eles servirem para alguma coisa nesta batalha que é convencer o joão… acho que ganhaste, parabéns ^^

1 Curtiu

A questão é que você prefere ignorar a leitura do gráfico que é bem mais do que explícito porque pura e simplesmente não lhe convém…

Você é que está a ter a postura que indicou…

…When overtaking the test bicycle, drivers passed closer when the experimenter:
-wore a helmet

pah, das 5 distâncias de medição há uma em cada um dos gráficos da primeira página em que isto não se verifica, e a diferença é muito mais pequena do que nos outros 4 (1m e .25m respectivamente). é nesse caso anomalo que se está a basear ou estou a ler mal os gráficos?

(vamos deixar a posição na via para outro tema, até porque mais importante do que a distância à berma é a distância ao lado central da via, o objectivo de ocupar a via é precisamente impedir ultrapassagens na mesma via com falta de segurança…

as linhas com os círculos são os dados com capacete. os quadrados sem capacete

no gráfico da esquerda valores baixos são bons, no gráfico da direita é ao contrário

sim, admito que o raio da posição um impacto grande, e que isso vai contra o que temos defendido, mas tenho boas explicações para isso (noutro topic), este é para falar de capacetes. acho que ninguém consegue olhar para os gráficos e dizer que com capacete temos menos probabilidades de sofrer um acidente causado por uma ultrapassagem mal feita.

No gráfico da direita:

Vocês defendem que o ciclista deve circular a meio da via o que corresponde grosso modo a 1.25 m da berma.

Nessa posição o utilizador de bicicleta foi ultrapassado com e sem capacete a 1.13 e 1.20 m

Junto à berma foi ultrapassado a 1.37 e a 1.47 m respectivamente com e sem capacete.

A diferença entre andar com e sem capacete na berma ronda os 10 cm

A diferença entre andar com e sem capacete a meio da via ronda os 13 cm

A diferença entre andar com cacete na berma e a meio da via ronda os 24 cm

A diferença entre andar sem cacete na berma e a meio da via ronda os 27 cm

Está patente que o posicionamento na via tem muito mais impacto do que o uso ou não do capacete

E você continua a malhar com a história do capacete

Tenha dó…

Já agora:
O sítio onde caí no Bairro Azul há uns dias está a sofrer obras. Espero que desta vez se lembrem de colocar asfalto em vez de empedrado…

Hoje o piso está bastante escorregadio por causa da chuva e do pólen.

Vi um sujeito a andar de bicicleta na ciclovia da Duque de Ávila sem capacete, com fones king-size nos ouvidos, sem luz e com as mãos nos bolsos…

  1. já viste o nome deste topic? nota: a palavra capacete aparece uma vez. as palavras “posição” e “via” aparecem 0. é preciso fazer um gráfico com 0s e 1s ou como são valores discretos basta uma tabela?

  2. esse já agora, bom, se a posição na via era offtopic o resto dos comentários é mesmo para ficar a bater mal… quer que eu comunique a 1ª mensagem ao medina, vá limpar as estradas e fique na ciclovia a fazer espera a essa malta? ^^
    (não responda pff

Quando um artigo se predispõe a caracterizar duas situações porque raio não hei-de fazer?

Se o artigo defendesse o que você defende, pelos vistos erradamente, com toda a certeza não estaria com esses pruridos :wink:

Você prefere ignorar os números e continuar a martelar no que lhe convém

Típico…

Eu sinceramente não sei se fazes isto só para nos irritar…

Abre o raio de um topico para discutir a posição na via e deixa esta para falar do capacete, é assim tão complicado? no outro falamos à vontade.

O gajo também discute a utilização de uma peruca para simular ser uma mulher, e com bons resultados, mas se quiseres falar disso também é melhor um topico à parte, pode ser? dass…

“Drivers, at least in the UK, were up to twice as likely to drive too close to Dr Walker when he wore his helmet.”

“He was hit twice - both times while wearing a helmet.”

Irra, não faz sentido separar os tópicos pois os dois estão interligados

Atendendo aos números apresentados com certeza quando foi abalroado estava a circular a meio da via e não junto à berma tendo sido a posição na via mais determinante para o sucedido do que o facto de estar a usar capacete…

ya, eu quando saio de casa olho pro capacete que tenho do btt e penso, hoje levo ou não levo capacete?

depois em função de responder sim ou não vou ver na tabela a que distância é que tenho de andar na berma xD porque não se podem misturar as coisas.

Independentemente de usar ou não o capacete o estudo mostra que está mais seguro se circular junto à berma

@freire ok, ok, ok. esse estudo mostra, sem duvida, que circular junto à berma conduz a uma maior distância de ultrapassagem.

estamos de acordo? feliz? podemos fechar este debate da posição para já?

Depende…

Se continuar a escrever sobre o capacete e o abalroamento eu terei de escrever que o posicionamento na via foi mais determinante do que o uso do capacete…

LOL,

estou a imaginar o joão num forum sobre saude em que se discute se é melhor beber leite de origem animal ou “leite” vegetal e o joão chega lá e diz

CAGA NO LEITE, MAIS IMPORTANTE PARA A SAÚDE É NÃO FUMAR DIZ ALI NO GRÁFICO PORTANTO ESSA DISCUSSÃO É PARVA E SE DEFENDEREM O LEITE X VOU TER DE DIZER QUE O IMPORTANTE É NÃO FUMAR

tá bem joão. vá, porta-te bem que eu já não digo nada ^^

1 Curtiu

@Freire se amanhã pintar uma linha no chão num percurso qualquer, digamos a 25cm da berma, e fizer sempre o percurso lá em cima. a distância de ultrapassagem, em média, vai ser maior ou menor se levar capacete?

e se por acaso a berma estiver cheia de buracos e pedras e tiver de ir a 50cm da berma?

acho que nenhuma das questões é dificil de responder com base no estudo que usas em cima. can you figure it out?

Não tem nada a ver

Com capacete 143 cm, sem capacete 150 cm. Os 7 cm são negligenciáveis

Mas que afirmação sensacional, obrigado. Estava a ter um dia aborrecido e agora ri-me bastante sozinho. O que é bom, pois contribui para a minha saúde, talvez mais que o capacete.

3 Curtiram

Mas ninguém o impede de usar! Quer usar? Use!
E já agora, os carros que podem chegar aos 200km/h! Não imagina a falta que fazia um capacete nos passageiros quando se tem um sinistro a essa velocidade.

3 Curtiram