Já tive um acidente assim mas noutro país e com os carris dos elétricos. Na altura a roda da frente bloqueou. Fui imediatamente projectado para o pavimento com um bom número de escoriações nos membros, queixo e nariz. Tinha um capacete que não serviu de nada. Agora sempre na perpendicular.
Na primeira parte do vídeo, quase que apostava que deixaram de lado os piores casos… há uns que caíram mesmo para o meio da estrada, com carros a passar mesmo ao lado…
Não basta passar na perpendicular. Também é importante não pedalar no momento em que se passa pelos carris. Isto é mais relevante em tempo de chuva, pois se o carril tiver molhado, ao pedalar, é maior o risco da roda traseira perder tracção e deslizar para o lado, mesmo passando na perpendicular. Há exemplos de quedas assim no vídeo acima.
reparem que o mais importante não é o vosso movimento “geral” ser na perpendicular, mas sim o ponto em que a roda da frente atravessa o carril (a de trás também dá jeito, mas é menos provavel derrapar, e se acontecer, menos provavel dar queda)
mesmo se o carril estiver ai a 20º com a vossa direcção, podem “guinar” com a roda da frente antes do carril para a fazer passar mais proximo dos 90º
eu acho que preferia um carril a 20º em que tivesse atento e fizsse o “truque”, do que um carril a 60º comigo sempre a direito ^^
As situações mais complicadas é quando um gajo vai entre carris - ou à direita destes - e precisa depois de se colocar à esquerda para virar à esquerda… não parece nunca haver margem de manobra para concretizar um ângulo que nos faça sentir seguros!
Com um bocadinho de mais prática e jeito, levantar a roda da frente ao passar o carril também ajuda, para evitar que esta toque no ferro. Nas duas vezes que fui ao chão, estava a chover e mesmo com um certo ângulo, assim que a roda da frente apanhou o carril foi tipo manteiga e gelo ao mesmo tempo. Incontrolável.
Depois disso fui melhorando na coisa e quando está seco, ataco o carril com um certo ângulo perpendicular e algumas situações faço o tal truque de levantar a roda da frente. Quando molhado, abrando a velocidade se possível e uso sempre os dois truques. Tem resultado sem quedas!