Ciclistas no passeio. Desconhecimento ou não?

Estive a ler este belo artigo da BK Lisboa e no final tem uma foto que me chamou à atenção e que serviu de mote para este tópico.

Ontem fui correr para o passeio marítimo entre a zona de Algés e Oeiras. Nesse percurso existe um troço de cerca de 2km em que se tem que ir literalmente pelo passeio (foto)


fiz esse trajecto por duas vezes (uma para cada lado) e devo ter-me cruzado (no passeio) com uns 20 ciclistas.
Com isto quero dizer que falamos do comportamento dos carros que não respeitam os 1,5m e nos fazem razias, falamos dos peões que passeiam nas ciclovias, mas também temos os ciclistas que andam pelos passeios quando têm bastante mais de 10 anos de idade. Ou seja, o que temos é maus cidadãos que não cumprem as regras que existem, andem eles de carro, de bicicleta ou a pé.

O código da estrada e muitas outras regras vão mudando e julgo que falta divulgação em relação a isso. Cabe a cada um ir-se mantendo informado e actualizado mas não é fácil acompanhar tudo. Uma das coisas que normalmente ajuda a corrigir alguns erros é quando nos “vão ao bolso” e para isso teria também de haver uma maior fiscalização em relação a essas infracções.

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A MUBi tem um artigo sobre isso:

http://mubi.pt/2015/02/06/respeito-7-regras-para-com-os-peoes/

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Obrigado @Nuro_Carvalho.
Assim como existem os cartões para dar aos automobilistas sobre a distância de 1,5 e do poder circular a par, podia haver um com essas 7 regras e entregar a (alguns) ciclistas. :wink:

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Não me parece má ideia, mas na escala de problemas que matam pessoas penso que o primeiro será mais relevante de resolver… não creio que sejam situações comparáveis em termos de gravidade.

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Não sei se há estatísticas sobre isto em Portugal, mas no Reino Unido há mais peões mortos anualmente por motoristas em cima de passeios que por ciclistas. Isto para dizer que um ciclista num passeio é quanto mais uma inconveniência, já que o risco para peões não é assim tão significativo. Além disso, ciclistas nos passeios costuma ser um sintoma de falta de infraestrutura ciclável e frequência de violência automobilizada.

Discutir ciclistas nos passeios é desviarmo-nos das questões centrais de mobilidade urbana; é jogar o jogo dos enlatados, fazendo parecer que um ciclista no passeio é tão perigoso quanto um motorista irresponsável. Não o é.

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A minha questão não tem a ver com segurança nem em comparar a gravidade dos actos de uns e outros. Aí estamos todos de acordo e há tópicos sobre isso.

É apenas o do incumprimento de regras, que como disse, é comum a automobilistas, ciclistas e peões. A lei diz que ciclistas com mais de 10 anos não podem andar nos passeios. É só isso.
Em relação aos automobilistas, o que tenho lido aqui é que com o aumento de ciclistas nas nossas estradas eles começam a habituar-se e a conviver melhor entre si. Logo estes 20 que se cruzaram comigo no passeio (normalmente em grupos pequenos e em bicicletas de btt) se fossem pela estrada seriam mais uns quantos a consciencializar os “enlatados” de que a estrada também é deles.

PS - Passaram por mim uns 20 pelo passeio mas também passaram perto 40 pela estrada, por isso o saldo é bem positivo, felizmente.

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Eu acho que o ciclista que anda em cima do passeio é um fenómeno endógeno, e não exógeno. Isto é, ele resulta de factores que o ciclista não controla. O ciclista que anda no passeio, é porque não se sente seguro a fazê-lo no meio dos carros. E é certo que já vi ciclistas (adultos) a pedalarem em passeios em zonas onde a estrada até é tranquila… mas quer-me parecer que se queremos tirar os ciclistas dos passeios para os pôr na estrada, temos de lhes aumentar o sentimento de segurança. Não vejo oura forma, sinceramente.

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Concordo completamente com o ZeM e com o capitão, e acho que comparar razias (só porque dá trabalho olhar pro espelho), com peões na ciclovia (porque é mais confortável que a calçada), com ciclistas no passeio (porque tem receio da andar na estrada) é muito mau, especialmente para os ciclistas

O 1º comportamento é muito pior que o 2º, que por sua vez é pior que o 3…

e com isto já respondi que não deve ser desconhecimento na maioria dos casos

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em acordo,

Eu acho que os ciclistas andarem nos passeios é o mesmo que os peões andarem nas ciclovias. Como nem uma coisa nem outra vão deixar de acontecer acho que tem é de haver bom senso e respeito mútuo.
Relativamente à lei, acho que deve ser cumprida e neste caso se um agente da autoridade identificar um ciclista no passeio ou um peão numa ciclovia deve abordá-lo e explicar que não pode circular ali. Passar uma multa acho exagerado.
Parece-me no entanto ser mais perigoso andar de bicicleta no passeio do que na estrada pelo seguintes motivos (estes motivos são a minha opinião com base na minha experiência enquanto ciclista, peão e automobilista):

-Qualquer conflito com peões deve ser evitado e o passeio é o lugar natural para a circulação destes;
-Nos passeios/áreas públicas pavimentadas não há uma ordem espacial, ou seja não há limites de circulação, direção ou sentido, logo torna-se muito difícil antever movimentações. Os peões são naturalmente imprevisíveis e os ciclistas podem circular em qualquer direcção;
-O risco de um veículo se despistar na direção do passeio é superior a embater na traseira de uma bicicleta que circule na estrada no mesmo sentido.

O artigo da MUBI que o @Nuro_Carvalho menciona é importante porque aponta na direcção que me parece correcta, a de haver respeito quando se anda de bicicleta.

Dois exemplos do Reino Unido de como as coisas podem correr mal (O segundo video pode impressionar):

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Sim, frequentemente os passeios são até mais perigosos. A única queda que dei até hoje, por acaso, foi no passeio…

Eu próprio uso o passeio em dois sítios (poderei usar num terceiro, mas por acaso nunca lá passei), porque a estrada ali não me transmite segurança, e são zonas onde o passeio não é usado por ninguém (está tudo enfiado dentro do carro).

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Claro que pedalar num passeio tem de ser com o mesmo cuidado de pedalar num ciclovia com peões (de costas), velocidade reduzida, margem de manobra pro caso deles alterarem a rota, etc,

É raro ter de usar o passeio, e ai são bocados curtos, em que nem vale a pena pedalar, vou tipo trotinete só de um lado. Na ciclovia com peões distraidos, como não gosto de dar uso à campainha se for preciso passo a 5km/h (tipo andar acelerado

Eu tenho um princípio que é, se estiverem peões na ciclovia, uso a campainha, se tiver eu no passeio (e portanto sou eu que estou mal), aproximo-me da pessoa e peço com licença em vez de usar a campainha.

Às vezes, por exemplo entre o passeio marítimo de Algés e o novo de Caxias (que já usava antes das obras… e que só vou em lazer), na ponte pedonal (penso que seja mesmo pedonal, embora toda a gente ali pedale porque liga duas ciclovias) junto à linha férrea se vier alguém a correr, paro para dar espaço e deixar passar para não estar a perturbar o treino da pessoa. Acho que são estes pequenos cuidados que são um mínimo que devemos ter presente, quando no nosso juízo decidimos optar por uma zona que sabemos ser pedonal.

Mesmo na pseudo-ciclovia ribeirinha, naquela zona das docas em que é proibido pedalar (mas que o faço na mesma, acho estúpido uma ciclovia em zona daquelas estar interrompida daquela maneira, a câmara tem de arranjar uma solução para aquilo), além de andar devagar vou com atenção redobrada, não vá algum empregado dos restaurantes/bares lançado aparecer de repente.

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Concordo do ponto de vista das infraestruturas entretanto criadas, se viemos da idade do carro onde não havia lugar para a bicicleta e como o Pedro mencionou, onde não há mesmo alternativa, usei em velocidade extremamente baixa (depende da volumetria de peoes, se forem muitos é sempre melhor ir a pé tb). Com a abertura do CE para bicicletas, já ando mais na estrada que ciclocoisas. Pena é haver ainda centena de milhares de mongas com autorização para a estupidez e atentados a integridade fisica do ciclista. Ou seja para evitar ter acidentes com os peões , sujeito-me a levar com uma abecula que fala ao tlm, escarra pela janela, vira sem fazer piscas e acha que todo santo buraco é lugar para deixar a lata.

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Tudo se resume a este post.
Chama-se respeito e cívismo. Algo que faz muita falta e que devia ser ensinado também nas escolas como disciplina obrigatória.
Parabéns @ZeM

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Obrigado Tiago, mas aqui estamos todos de parabéns! Tenho a certeza que a generalidade dos que por aqui passam partilham da mesma consciência, ou não estivessem interessados num futuro mais amigo das bicicletas e das pessoas ao ponto de serem sócios da MUBi :slight_smile:

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Totalmente de acordo. Quando não me sinto seguro ou quando a intensidade de trânsito é demasiada ando no passeio. E não sou criança.
Já o disse várias vezes, sou a favor da segregação do trânsito e não me venham com estudos. Quando os ciclistas têm ciclovias e podem andar na via está mal. Na minha opinião, claro.
Andar na marginal, nos troços sem ciclovia, na estrada não obrigado.
Esta “conquista” de não ser obrigado a usar a ciclovia é como a “guerra” dos capacetes: ainda vamos todos ser obrigados a usá-lo. Por má política de quem defende os ciclistas.
Pelas mesmas razões, também me parece que vamos perder a guerra dos seguros. Má política, maus argumentos, chamar a nós questões que não nos respeitam (pe agravamento de prémios).

@rui_amaral Se perdermos algum destes direitos (o que duvido) vai ser por causa destas visões dentro da propria comunidade

P.ex. tu achas que as ciclovias deviam ser obrigatórias, mesmo sabendo que estás a ir contra a maioria (tenho quase a certeza) e já terem apresentado aqui razões mais que óbvias para isso (em Lisboa tens o exemplo da ciclovia na av do brazil

E nem percebo qual é o teu motivo para querer obrigar…

Como também não percebo (e parece-me que tu aqui também concordas) porque é que alguns ciclistas defendem que o capacete devia ser obrigatório

O mesmo para a matricula e seguros, (e sim, há ciclistas aqui no forum, ou pelo menos nos grupos de facebook que defendem que isto também devia ser obrigatório

Isto cria um ponto de fragilidade tremendo para quando nos quiserem “atacar” e propor estas medidas

Até há ciclistas aqui que acham que deviamos ser obrigados a circular encostados na direita!!

“Até os ciclistas (alguns) concordam que devia ser obrigatório circular na ciclovia/usar capacete/ter seguro/ter carta”

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Vamos por partes.

Não quero obrigar ninguém nem quero ser obrigado.

Capacete, discordo, não uso e deve ser facultativo.

Seguro, discordo mas se se insiste em andar nas vias quando há alternativa porque é que o lobi dos seguros não vai ganhar e impor seguro obrigatório?
Não é a questão de “impor a ciclovia” mas sim de prevenir as consequências da não imposição.

Por outro lado também sou automobilista e motard. Numa via saturada em hora de ponta o ciclista “atrapalha”. Defensável se não houver ciclovia mas indefensável se houver.
É a mesma coisa que a via BUS. Porque é que não é obrigatória para os transportes publicos?
É uma questão de gestão de tráfego no interesse de todos.
Mas claro que são as minhas opiniões e valem o que valem.

“Quando os ciclistas têm ciclovias e podem andar na via está mal.” - se isto tá mal parece-me que o que está bem é obrigar os ciclistas a ir para a ciclovia

E o ciclista atrapalha em hora de ponta? só se atrasar os carros a chegar ao próximo vermelho…

Na minha opinião os ciclistas “atrapalham” (não gosto muito desta palavra) numa via única fora de hora de ponta, em que um carro se calhar podia ir a 30 ou 50. Mas mesmo assim isso não justifica que o ciclista tenha de ir para 1 ciclovia que efectivamente o atrapalha (aqui sim) por estar mal construida

A tua teoria para a via BUS é exactamente igual à da ciclovia. Os TPs tem objectivos (nomeadamente não andar atrasados), se a via BUS for a melhor, é para lá que eles vão. Se estiver cheia de carros parados para virar á direita não vão

É o mesmo com os ciclistas e as ciclovias. Quando elas estão bem feitas e dão jeito os ciclistas usam. (eu uso sempre entre o cp grande e o marquês, excepto, por vezes, no sentido norte em que não dá jeito ir à do jardim norte do cp grande e a descer a fts p. melo.