Ciclistas no passeio. Desconhecimento ou não?

nesse cruzamento, quem segue na republica, pelo menos no sentido norte, também não tem sinal verde (pelo que reparei) e ai não tem nada a ver com carros a virar

no outro caso dos carros a virar, tal como os peões tem sinal verde, na ciclovia devia ser igual…os carros tem o verde, mas depois ao virar tem o amarelo intermitente a indicar que devem ceder prioridade

É isso mesmo Pedro. Tive o cuidado de parar esta manhã para ver exatamente como era. Assim, “feitas as contas” parece que podemos concluir que os peões têm prioridade quando têm o sinal verde e os carros (ou bicicletas!!) a virar têm de parar. Já se forem bicicletas que circulam na ciclovia eu diria que, pelas regras gerais, têm de ceder a prioridade pois há o amarelo intermitente e os que viram se apresentam pela direita. Será? ou tenho de ir fazer um refresh a uma escola de condução? :sweat:

Não, o amarelo intermitente apenas significa que devemos avançar com precaução. Não nos tira prioridade.

Certeza? Num cruzamento em que os semáforos estão todos intermitentes e não existe mais sinalização eu diria que se aplica a regra geral das prioridades. Mas não meto a mão no fogo pelo que estou a dizer.

Uma coisa mais certa, talvez seria o sinal intermitente para quem vai virar e o sinal verde para peões e bicicletas.

Yep @Ivan

se for “empate” nos semáforos depois é uma confusão a gerir as prioridades, os carros teriam de deixar passar quem vem num sentido, mas ter prioridade sobre o outro 0o

Sim, aplica-se a regra geral das prioridades. A questão é que no local em causa estão assinaladas com as respectivas marcas as passagens para ciclistas. Funcionam da mesma forma que as passadeiras. Nesse sentido, desde que não esteja vermelho para o ciclista, ele tem prioridade, porque está numa passagem para ciclistas.

1 Curtiu

Mas qual vermelho? O de peões?
É que se não tem semáforo para bicicletas o que é que conta?
A prioridade na passagem para velocípedes ou o semáforo verde para o trânsito na via?

(estou a derivar para um caso onde não exista semáforo de bicicletas)

É uma questão pertinente e portanto fui pesquisar.

http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviaria/RegulamentoSinalizacaoTransito/Documents/RST-Decreto%20Regulamentar%2022-A-98.pdf
Ver o capítulo IV, que regula a sinalização luminosa.

O semáforo para peões é válido só mesmo para peões… nesse sentido, a interpretação que faço, nos casos em que a passagem para ciclistas está mesmo ao lado de uma passadeira (situação ultra comum) e apenas exista semáforo para peões, é que os ciclistas podem atravessar sempre, independentemente de estar vermelho ou verde para peões. E como está lá uma passagem para ciclistas, estes têm sempre prioridade, quer esteja vermelho para os carros ou não. Seria uma situação equivalente a haver uma passadeira sem semáforo para peões, mas que contudo se situa num cruzamento onde existem semáforos para os carros…
Se o ciclista está na ciclovia, que geralmente é completamente segregada da faixa de rodagem, acho que ele não é regulado pelos semáforos que estão na estrada. O documento é claro que os sinais luminosos regulam uma área específica. No caso em discussão o ciclista não passa sequer pelos semáforos da estrada (em geral, eu diria que a ciclovia da Fontes Pereira de Melo é uma excepção).

A leitura desse documento levanta-me dúvidas acerca da validade legal dos semáforos para bicicletas… visto que eles não estão previstos nem regulados.

Como em tudo ou quase tudo na vida, acho que deve imperar o bom senso.

1 Curtiu

https://goo.gl/images/aKqlEc

Apenas para exemplificar como as coisas poderiam ser mais intuitivas para os peões e ajudar toda a gente.

Com os sinais verticais no início das ciclovias (cujo alcance discutimos entre nós) os peões podem não estar, e não estão muitas vezes, bem cientes do perigo.

1 Curtiu

Efectivamente, os sinais no solo sao bem mais eficazes. E fazem falta nestas novas ciclovias.

essa via vou sempre com ela na mão, vejo muitas vezes por ali a PSP e a Marítima e chamam sempre a atenção dado que há um bons quantos que passam ali com movimento e a driblar os peões. Seria bom se fizessem ai um alternativa nem que seja passar atrás entre os bares e a linha do comboio. Google Maps digo eu. :slight_smile:

Quando não existe ciclovia circulo sim. Antes isso que levar com um carro em cima …

Por causa das docas em Lisboa a minha opinião alterou-se, ligeiramente. Antes achava que circular à velocidade dos peões que seria suficiente para garantir a segurança de todos. Da última vez que lá me sentei numa esplanada com uma criança pequenina senti que não era suficiente essa segurança. É necessário que haja também uma sensação de segurança. A ideia de poderem passar bicicletas, mesmo a velocidade reduzida, é stressante para quem está com um ser irrequieto que, a qualquer momento, salta da esplanada para o passeio a ziguezaguear. Se têm direito a prioridade nas filas do supermercado também devem ter direito a um cenário tranquilo à hora da refeição.

Quando lá estive a grande maioria dos ciclistas levava a bicicleta à mão. Mas bastaram 2 ou 3 a passar como se aquilo não fosse passeio para espalhar o pânico entre os pais.

Mais uma vez, nas Docas, o conflito existe porque a infraestrutura é deficitária. Tão simples quanto isso.

Sem dúvida. A estrutura não é adequada. Mas sendo aquilo que existe e por muito que nos custe (aborrece-me quando vou de bicicleta), a opção correta é desmontar. Acho que não se pode pensar que como está mal feito que devemos forçar o direito a pedalar.

Assim, como protestamos quando há peões nas ciclovia (e acho que com razão, caso contrário não valeria a pena ter ciclovias, bastaria dar o direito às bicicletas de andar nos passeios, juntamente com os peões e poupar uma pipa de massa na sua construção), devemos protestar quando somos peões nas Docas e passam pessoas a pedalar.

2 Curtiram

Tambem convem ver a hora que se la passa. Ha muitos periodos onde esta deserto e da passar a pedalar.
Mas deviam sim ter feito a ciclovia passar atras dos restaurantes.

Pois… essa ligação precisa de uma atenção da parte da câmara para que resolva. Nem que pusesse a ciclovia a passar por detrás dos bares.

Eu não uso essa ciclovia apenas em lazer, frequentemente uso-a para me deslocar às minhas obrigações. Nesse sentido, como devem calcular, é muito contraproducente e tira muita competitividade face a outras opções de transporte…
Eu acho que não deve haver perigo, se o bom senso reinar. Eu não desmonto, mas circulo muito devagar e muito atento ao que se passa nos lados, em particular naquela zona que é mais estreita e se tem menos visibilidade para as esplanadas (que fica no início ou no fim, consoante de onde a gente vem).

encontrei este artigo, e lembrei-me do tópico