Ciclo-faixa : Av. Fontes Pereira de Melo - Lisboa

A ver se as bicicletas deixam de andar em cima do passeio… e com um cota diferente do passeio a ver se os peões não invadem a ciclo-faixa depois.

3 Curtiram

Pois. Não se se me precipito, posso ter visto mal, passei lá há dois dias e deu-me um desânimo: reduziram o passeio pelo menos na abordagem ao Marquês de Pombal. Está estreito, está mesquinho, propicia conflitos entre peões e bicicletas e percebo muito bem se esta vier a ser ocupada por aqueles.
Que sociedade civil temos nós que não se indigna ou reclama quando em 2016 se reduzem os passeios ao invés de os alargar?

3 Curtiram

@Rui, lamento, tendes toda a razão,
Já corrigi o título do tópico.
Fica na Av. Fontes Pereira de Melo em Lisboa.
São aquelas faixas avermelhadas ali no esquema.

http://forum.mubi.pt/uploads/default/474/f81c0af361813af6.jpg

Ver este tópico para mais detalhes…
http://forum.mubi.pt/t/saldanha-picoas-mais-espaco-para-os-peoes/628/21

@tnovopalma,
Eu só vi este troço e não me parece que tenham diminuido o passeio, até me parece que vai fica maior.

O que condeno neste troço em específico foi terem cortado algumas árvores frondosas para abrir espaço para a ciclo-faixa pois não tiveram a devida coragem de roubar espaço à circulação automóvel.

http://ocorvo.pt/2016/06/14/activistas-contra-corte-de-arvores-por-causa-das-obras-de-requalificacao-do-eixo-central/


1 Curtiu

@Nuro_Carvalho, na boa :slight_smile: … tava um bocado a brincar.

1 Curtiu

ainda estou para ver o que vai sair daqui…
na sua generalidade, o passeio parece ter ficado com o mesmo tamanho que tinha antes.

a ciclofaixa parece estreita, um ciclista nao conseguirá ultrapassar outro ou desviar se de um obstaculo , já que nao terá para onde ir.

ainda nao se percebe como vao ficar os cruzamentos com outras ruas ou com paragens de autocarro, mas a ver…

De facto precipitei-me. Boa, bem haja quem se mexe!
(mas na entrada do MP está mais estreito)

1 Curtiu

Se esta árvore foi abatida porque a CML não quis fazer um desenho que a acomodasse, penso que estas serão também sacrificadas. A sério, abater árvores para supostamente acomodar ciclovias tira-me do sério. Lisboa é uma cidade insuportavelmente quente no Verão e esta malta ainda manda abaixo as poucas árvores adultas que há…

Quanto à ciclovia, só vendo o resultado final, mas sou capaz de a usar em algumas circunstâncias específicas e só a subir, se não optar pela Duque de Loulé como normalmente faço, mas não é uma opção muito segura para os iniciados e muito menos para os 8s e os 80s do slogan da malta que defende estas coisas. É como andar chegado à direita numa via, ou andar numa berma estreita, ao lado de uma via também estreita, com peões a passar num passeio relativamente estreito também, com a diferença de que se nos desequilibrarmos e oscilarmos, caímos para a outra via e já não regressamos à ciclovia, em vez de simplesmente ziguezaguearmos e voltarmos à berma… Mas lá está, ignorance is bliss, e há-da haver muito boa gente a achar aquilo espectacular e “melhor do que antes”.

3 Curtiram

Vendo esta última imagem, é realmente estreito… :frowning:

Pedro Sanches

escreveu:

é uma ciclo-faixa! não é uma ciclovia… isto com salmões vai ser chato!

nao deixa de ser estreito… para nao falar do que disse a Ana… qualquer desequilibro que se tenha bata-se num dos lancis de e é cara no chão em vez de apenas um “S”

para nao falar que ja estou a imaginar os carros ali parados com 4 piscas ,com os lancis ficamos sem maneira de ultrapassar obstaculos.

como assim? carros com 4 piscas onde?

Passei lá há dias…
Acho que vai melhorar muito, mas mais uma vez podia ter sido feito de outra forma, para não ter conflito com os peões…

2 Curtiram

E necessitava de pelo menos mais meio metro de largura. Assim como está vai
ser impossivel de circular lado a lado, quer para ir conversando com outro
ciclista, quer para uma eventual ultrapassagem…

Fiz a ciclovia há poucos dias e gostei bastante. Para subir é um espectáculo, comparando com o que havia: via BUS, buracos e taxistas apressados. Mas ainda não está 100% operacional. Falta os semáforos começarem a funcionar (dá a ideia que vão dar verde antes do trânsito automóvel) e falta o betuminoso colorido nas intersecções. É preciso atenção aos ganchos à direita nos cruzamentos.

O troço que me parece menos bem conseguido é junto ao Burger King. O conflito com os peões, que ali dispõem de pouco espaço, é quase inevitável. De resto, verifiquei que os peões não optam pela ciclovia.

Quanto à largura, com jeito dá para ultrapassar.

1 Curtiu

Já usei e gostei.
Podia estar melhor? Podia. Mas para isso era preciso tirar espaço aos carros… e estes ainda têm muita força na nossa sociedade. Não cheguei a subir esta avenida antes disto, mas certamente está melhor e tornou-se o percurso mais amigável.

A largura é um ponto negativo… não me cruzei com nenhum ciclista, mas imagino que seja preciso (muita) arte para ultrapassar.

3 Curtiram

Ontem, a descer a ciclo-faixa da Fontes Pereira de Melo, nas perpendiculares quase era abalroado por duas vezes (por carros a virar à direita). Sem as ciclovias isto era quase impossível de acontecer. Haveria forma de isso ser evitado? Ou será sempre um problema das ciclovias? Quer me parecer que vão haver muitos acidentes destes…

Há duas formas de evitares:

  1. andares muito mais devagar, e muito mais atento, e antecipares as falhas do sistema e dos condutores

  2. escolheres outra rua

1 Curtiu

Noutros países vêem-se nos vídeos os condutores já acostumados a verificarem se vem algum ciclista na ciclovia que se encontra à direita antes de virarem, e a pararem na presença de um. Cá isso não existe ainda, é uma coisa nova, mas há-de existir!

2 Curtiram

Não há uma regra de trânsito em que no caso de mudança de direcção à direita, tem que se ceder passagem aos peões que queiram atravessar a estrada, mesmo sem passadeira?
Existindo, penso que o mesmo se deve ou pode aplicar a estes casos das bicicletas que vêm nas ciclovias até porque estão à direita do automóvel.

Não será bem por essa regra, mas as bicicletas aqui têm prioridade, tanto pela regra de que os veículos da direita têm prioridade, tanto pela regra que diz que as ciclovias têm prioridade.

Acho que a solução é mesmo ir com muuuito cuidado ou escolher outra estrada por exemplo a Av. Duque de Loulé.

1 Curtiu