Ciclovias clandestinas que funcionam

Imaginação e criatividade à italiana. Aparentemente funcionam muito bem! :wink:

4 Curtiram

Funcionam como? Têm tinta mágica a proteger os ciclistas?

Muito fixe, :smiley:

já vi marcas rodoviárias piores

1 Curtiu

Essa informação não está no texto, mas vamos acreditar que não, a tinta não é mágica. Tem, no entanto, a capacidade de influenciar pessoas e fazer com que tragam a bicicleta para a rua. E a segurança também vem com os números.

1 Curtiu

Estou contigo nisso da segurança em número, mas estas riscas no chão (piratas ou não) só trazem uma falsa sensação de segurança aos ciclistas mais vulneráveis (os que começam timidamente a sair de bicicleta).

A minha posição quanto à criação de ciclovias é: ou se investe em infraestrutura de qualidade aos melhores standards, ou mais vale poupar o (pouco) dinheiro esbanjado a pintar riscas na estrada.

1 Curtiu

No artigo, nem todas as fotografias são de ciclovias clandestinas. Há umas que estão apenas a pintar de fresco por cima (ao lado) de uma existente.

Capitão Bina, este não é um caso de uma ciclo-coisa feita à parva por um município, como algumas da CML. Parece ter sido uma iniciativa privada. Imagina que o município nunca mais avançava com a coisa, então alguém decidiu por mãos à obra (não estou a defender que isso está correcto, é apenas para responder à parte em que referes o investimento).

Por vezes basta um pequeno empurrão, alguém começar, para se iniciar um movimento (massa crítica). Concordo com o Ivan, que, por esse motivo, parece estar a funcionar.

Passei mais de 20 anos a pedalar em França onde estas riscas pintadas sempre funcionaram bem. Ainda lá estão.
Havendo largura de estrada suficiente, não vejo o inconveniente.

Ciclistas como tu e eu utilizaremos sempre as estradas e más ciclovias.

Ciclovias segregadas, seguras e de qualidade convidam a andar de bicicleta quem nunca doutra forma arriscaria a pedalar apenas separado de um camião por uma linha de tinta de 10 cm de largura.

Claro que todos gostamos de ciclovias segregadas e de qualidade, mas há que ser realista: impossível de as ter por todo o lado.
As riscas pintadas obrigam os carros a abrandar pelo efeito de estreitamento da via e convidam quem já sabe andar de bicicleta.

Interessante que não tenha havido manifestações de vontade de passagem à clandestinidade por aqui. Imaginei que alguém sugerisse uma jantarada e uma ação clandestina à italiana com magia, nalguma estrada a merecer uma ciclovia.

1 Curtiu