Como registar a bicicleta na polícia?

Além do sentimento de impunidade ser cada vez maior. As pessoas cada vez mais se apercebem que podem fazer o que querem na estrada, que não faz mal.

1 Curtiu

Isso é verdade. Esperemos que a alternativa bicla entre cada vez mais no panorama.
Entretanto, não registei a minha dobravel na Policia mas decidi andar com o cadeado que pesa tanto como a bicla e espero que não me a roubem tão depressa…com as Giras novinhas a distrair o ladrão.:sweat_smile:

1 Curtiu

Não é minha intenção desenterrar discussões passadas, no entanto há uns dias veio-me esta questão do registar as bicicletas de modo a tornar um pouco mais persuasor o roubo das mesmas.

Após longas respostas e talvez um desvio do ponto inicial, questiono se em portugal existe mesmo algum tipo de registo de proprietário da bicicleta, associado ao número de série?

Se conhecem alguma plataforma do género poderão partilhar?

obrigado!

Stay Safe! :slight_smile:

3 Curtiram

Não existe, mas devia ser criada. É uma das perguntas do inquérito da Câmara de Lisboa ou EMEL, o que significa que talvez estejam finalmente a pensar tratar do assunto…

2 Curtiram

Devia ser a nível Nacional e não só concelhio de Lisboa.

Sim, claro, mas a CML pode ajudar a impulsionar um registo nacional.

Parece-me algo com pernas para andar em Lisboa, coordenado com a PSP. No Reino Unido fazem isso, e até têm uns kits de identificação mais difíceis de apagar

2 Curtiram

Mas isso não seria uma matrícula? A palavra matrícula é sinónimo de registo, ou pelo menos, da forma como é interpretada, é a materialização (sob a forma de uma inscrição visível) desse registo.

1 Curtiu

Uma vez perguntei na polícia perto de minha casa, e o que me disseram foi que tinha que ir à loja ou à marca registar a bicicleta pelo n. de série; que não existe nenhum registo de bicicletas que as associe aos seus propretários.

Ou seja, por definição, um proprietário está à sua sorte;e se a bicicleta for doada, herdada ou comprada em 2. mão, ainda pior está. :frowning_face: :angry:

Quando comprei uma em segunda mão numa loja, colocaram o número do quadro no recibo.

Se comprares em segunda mao no olx, convém salvaguardares-te que é mesmo o dono e tem recibo de compra com o número do quadro. Caso contrário, arriscas-te a que seja roubada e o dono legítimo reclamar por ela.

3 Curtiram

E porque motivo tem de ser o estado a criar isso? Não podia muito bem ser MUBi?

O empreendedorismo português, económico ou social, não passa sem uma boa dose de dependência do estado.

Trata-se apenas de uma simples base de dados, em que tenha como entrada o nome do proprietário, os seus dados como BI, email e telefone, o número de série do quadro e um meio de prova em como a bicicleta é sua, como por exemplo a factura da compra. E claro, um front-end para o utilizador preencher os dados.

O que é que eu estou a ver mal?

Eu posso fazer isso para a MUBi. Estaria a MUBi interessada?

4 Curtiram

Mas não é só criar… É preciso gerir, manter, divulgar, dirimir conflitos, auditar, etc…

E garantir confirmidade com o GDPR, o que aumenta a complexidade da coisa.

3 Curtiram

Em Portugal o GPDR apenas exige comunicar que se tem uma base de dados à Direção Nacional de Proteção de Dados. Mais nada.

@Nuro_Carvalho se quiserem eu faço a gestão, manutenção, isso tudo, não custa muito. Também posso oferecer o servidor e dou-vos pleno acesso à base de dados.

3 Curtiram

Caso queiram, também me posso oficialmente (não anonimamente) juntar à MUBi, para este projeto (apenas num grupo de trabalho específico para isto).
O ideal seria mesmo a base dados estar alojada no servidor da MUBi, onde está o fórum. Se bem me lembro foi o @paulovieira que criou o servidor, mas devem ter alguém agora aí na core com as credenciais.

3 Curtiram

É uma excelente ideia, acho que é de aproveitar esta iniciativa do “Aonio_Lourenco” :slightly_smiling_face:

Além de ser, caso seja bem concebida user-friendly e respeite todas as normas legais, uma ferramenta útil que todas as pessoas que têm uma Bicicleta vão querer usar, vai paralelamente servir para divulgar a Mubi a nível Nacional :portugal:

4 Curtiram

Pimentel, acho honestamente que é uma ideia a aprimorar, e bem feito podia até ser como a do AutoCustos e ser internacional, mas… acredites ou não, a MUBi tem tentado focar-se e juntar os esforços em menos tarefas/ações ao invés de dispersar em mil coisas e depois não conseguir materializar nenhuma!
Vamos debater isso em breve, a ideia, mas para já deixa estar em banho-maria…
E obrigado pela disponibilidade e apoio!
Como sabes, já cá andaste, não é fácil fazer malabarismos com tanta bola a voar… algumas caem!

1 Curtiu

Quem é o Pimentel?

é segredo! chiuuuu! :slight_smile:

2 Curtiram

@Nuro_Carvalho exatamente por saber como funcionam as coisas, digo que me inscreveria na Mubi oficialmente mas seria alocado a um grupo de trabalho específico para isso (task force) e não me envolveria em mais nada para evitar entropia.

Podíamos colocar isso no servidor onde está o fórum (eu já geri o linux onde está o fórum e por isso conheço o sistema) o que vos daria pleno acesso à base de dados.

2 Curtiram