Condutor imprudente quase que atropela ciclista de frente

Boas! Este é o meu primeiro tópico e vou relatar o que me aconteceu no passado dia 11 de Abril!
Fui dar a minha volta de bike nas arribas da Baía de São Martinho do Porto, quando vinha a sair da vila e numa recta com boa visibilidade, um automobilista idiota resolveu fazer uma ultrapassagem logo no momento em que eu passava por uma auto-caravana no sentido contrário, escusado será dizer que levei a maior razia de frente da minha vida mas o melhor é verem o vídeo que fiz para terem uma ideia do susto que apanhei!

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=thOFeIl4KeQ&t=1s

Para finalizar, o que já fiz em relação ao sucedido, preenchi uma minuta que está aqui no site da MUBi relatando o que aconteceu, anexei o vídeo e enviei à GNR de São Martinho do Porto, se não obtiver resposta irei pessoalmente ao posto apresentar uma queixa contra este condutor, não sei se valerá de alguma coisa mas vou fazer tudo para que a manobra assassina deste condutor não caia em esquecimento!

Muito obrigado a todos!

4 Curtiram

Olá Filipe.

Vi agora esse vídeo e borrei a cuequinha com aquela razia.

Notei que nos comentários do vídeo alguém gentilmente identificou o dono da viatura. Sugiro que apagues esse comentário para evitar problemas com a divulgação de dados pessoais (guarda os dados para ti, obviamente - podem sempre dar jeito).

Bom regresso à estrada.
CB

2 Curtiram

Olá @Filipe_Marques,

Como referi no email, este vídeo é deveras perturbador. Fazes muito bem em denunciar este condutor.

Como utilizador regular da bicicleta, agradeço-te pessoalmente por o fazeres.

Como te expliquei, na queixa que fiz e que resultou em autos de contra-ordenação, enviei um email com o texto da minuta adaptado, o link para o vídeo e uns screen shots das várias posições da viatura, incluindo a matrícula. Indicar o local exacto, hora e dia também ajuda.

Fi-lo para o mail geral da PSP. Não sei se a GNR tem a mesma sensibilidade para lidar com estas situações. Aconselhava-te a fazer o mesmo.

Que saiba, o @Nuro_Carvalho também tem uma queixa de sucesso com uma situação perigosa para ele.

Portanto sim, em alguns casos resulta. E no teu parece-me claro!! Não desistas, e vai com isso em frente. Esse senhor não merece conduzir.

Um abraço

4 Curtiram

Bem, não sei se alguma vez vi uma gravação de uma manobra tão perigosa frente a um ciclista… e já vi umas bem perigosas!

No teu lugar, apresentava não só denúncia pela violação dos respectivos artigos do CdE (a filmagem serve como prova, sim, os agentes e guardas que dizem que não apenas têm má vontade, temos casos no fórum de pessoas que tiveram sucesso na apresentação de queixa), apresentaria também queixa por ofensa à integridade física!

2 Curtiram

Boas!
A queixa já seguiu via email para a GNR de São Martinho do Porto, vamos lá a ver se serve de alguma coisa, Abraço!

2 Curtiram

Viva!
Obrigado pelo comentário, já eliminei os dados do condutor!

1 Curtiu

Boas!
Como disse, enviei uma queixa via email para a GNR de São Martinho do Porto e se não responderem entretanto enviarei também para a PSP, abraço!

Para alem da manobra completamente assassina do condutor, o que me faz mais
impressao é a estrada estar completamente deserta, e a seguir ser uma
rotunda. Podia ter esperado apenas uns segundos, e evitaria esta situacao
perigosissima…

2 Curtiram

Boas! Estava cheio de pressa e se calhar parou no café mais à frente, anda tudo a correr na estrada e depois os ciclistas é que “pagam” a factura, abraço!

Actualização:

Em relação à queixa que fiz via email para a GNR de São Martinho do Porto, fiquei hoje a saber que pelo menos já viram o meu email passados 4 dias de ter enviado! :slight_smile:

New photo by Filipe Marques
2 Curtiram

Recebi agora um email da GNR de São Martinho do Porto a informar que a queixa que apresentei do condutor que quase me atropelou de frente já segui para o tribunal de Alcobaça para apreciação! Espero mesmo que este condutor seja punido pela perigosa manobra que cometeu colocando a minha segurança em risco! Obrigado a todos que me têm enviado mensagens de apoio para que situações destas sejam sempre denunciadas!

4 Curtiram

Boa!

Ainda bem que isso está a levar o bom caminho.

CB

1 Curtiu

Vamos lá a ver se fica a queixa encalhada no tribunal de Alcobaça! :slight_smile:

Boa!

Como mais uma vez se pode constatar… as filmagens servem de prova. Não faço ideia se quando um guarda ou um agente as rejeita, se é ignorância ou má vontade… mas qualquer uma das duas situações, da parte de uma autoridade, é horrível. Tenho a certeza que quem quer que vá apreciar a denúncia que levantaste, vai efectivamente punir o comportamento. Foi simplesmente criminoso e é assim que se matam pessoas na estrada…

3 Curtiram

força @Filipe_Marques e obrigado pela contribuição! :slight_smile:

ps: @CapitaoBina , quando é que metes as tuas dezenas de vídeos a render? :stuck_out_tongue:

3 Curtiram

Obrigado pelas tuas palavras, já falei com muito pessoal e todos têm uma opinião parecida com a tua, um condutor que faz uma manobra destas tem de ser punido, agora depende de quem for analisar as imagens, grande abraço!

1 Curtiu

Boas!
Obrigado pelo apoio, vamos lá a ver se isto vai dar alguma coisa, já ficava satisfeito se o condutor fosse só autuado! Grande abraço! :slight_smile:

2 Curtiram

@sequeira_pedro_rc A render como? Monetization?

@CapitaoBina não :stuck_out_tongue: a render em denuncias/queixas

1 Curtiu

Boa tarde a todos!
No seguimento do meu caso, enviei um email à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) perguntando o seguinte:
“Gostaria se possível que me esclarecessem da seguinte dúvida: Tenho uma câmara de filmar na minha bicicleta e recentemente ficou filmado um automobilista que me ia atropelando de frente sem dar a devida distância de ultrapassagem, essas imagens podem ser utilizadas para fazer uma queixa contra o condutor?”

A resposta chegou hoje!

Como tudo na vida é uma questão de sorte, se a pessoa que for analisar as imagens gostar de ciclistas o caso vai para a frente, caso contrário será arquivada a queixa! É o País que temos!

2 Curtiram