Contraordenações de ciclistas

Olá Ana
Talvez tenha sido “nestes casos muito específicos” que os ciclistas foram multados em Milão.
Podem ser casos que também em Portugal dariam lugar a multa.
Outra questão é saber o que na cabeça de um agente pode ser “um caso muito específico” pois os artigos do CdE dão ampla margem de discricionariedade, como é normal que seja.

Na questão das ultrapassagens o nosso CdE refere que “Todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita”. Não sei como se compatibiliza a ideia do condutor se manter no centro da via com esta norma do CdE.

o CdE é muito vago, por exemplo na cena de circular a pares “desde que não cause embaraço ao transito” o que é criar embaraço? um carro atrás já pode ser considerado embaraço? e nas ultrapassagens? diz 1,5m, mas também diz que deve ir para a via ao lado, eu interpreto como tens sempre de ir para a via ao lado e o 1,5m é para casos em que a faixa só tem 1 via com largura suficiente ou como na terrinha dos meus pais que a faixa de rodagem é praticamente via e meia

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Tinha prometido a mim mesmo não ler mais o CdE para não me atrofiar enquanto vou a pedalar. :joy::joy:
Durante meses funcionou bem. Todas as manhã subo uma rua em contra-sentido, cumprimento o senhor agente que me saúda também e tudo corre bem, com bom senso e devagarinho.

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de acordo com o número 3 do 38.o
e número 3 do 90.o
o 39.o não se aplica a velocípedes

o número 2 do 90.o
anula a alínea e do número 1 desse mesmo Artigo

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[/Request Rejected]

página 48, aplica-se, não?

Basta! Não vou ler mais o CdE. Se não passo a andar a pé. :sweat_smile:

Ana,

Em breve vou ter de ir novamente à esquadra de trânsito falar com o mesmo agente desta conversa aqui:

Para falar e prestar declarações sobre este outro incidente, em que o veículo que vinha atrás buzinou e eu apontei para a outra via que estava totalmente vazia, e mesmo assim me fez uma razia.
Depois disso o condutor abrandou e ficou em marcha lenta à minha espera pelo que trocamos umas palavrinhas sempre em andamento.

Estou desconfiado que o agente me quer novamente entalar, pois este foi aquele que logo para início de conversa me disse “Eu se apanhar um ciclista no meio da estrada a atrapalhar pode ter a certeza que lhe dou uma buzinadela!” - só isto já merecia uma queixa à inspeção da PSP mas não estava para me chatear mais.

Agora quero ver o que vai inventar para me tentar culpar.

Ele tem acesso ao video que disponibilizei e tem a sequência toda, pelo que alguma coisa vai pegar… pois já da outra vez ele me disse a concluir que o automobilista ia ser autuado, só estava na dúvida se eu tb não seria por andar no meio da via e não facilitar a ultrapassagem.

Já me estou a informar se aquela zona é ou não localidade para saber se o enérgumeno podia apitar para avisar da ultrapassagem ou se não sendo uma emergência se tb estava proibido de o fazer pelo código…

Enfim… please advice!

(aqui não há berma nem perigo de dooring)

O Automóvel ocupou aí uns 50 cm da faixa da direita, não me diga que não cabia lá um ciclista? A faixa deve ter uns 3 metros de largura,

Já me esquecia que andavam cá os defensores dos popós!!
Vai mas é para o apanhar batatas!!

Conheço bem essa estrada. Espero que isso seja considerado uma localidade, pouco atrás deixaste casas, e todo o aglomerado de L., e mais à frente ainda há mais moradias à esquerda.

O GNR é um dinossauro que não parou para pensar e diz coisas impulsivamente. Todos sofremos desse mal. Para defendermo-nos legalmente temos que esmiuçar argumentos, mas para mudar as ideias dele temos que apelar à emoção, argumentos não servem de nada.

Logo que possa escrevo o que escreveria se fosse eu nessa situação.

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Não é defensor de “popós” mas de bom senso! Isso não tem ponta por onde se pegue. Porque raio andam a circular no meio da faixa quando a código indica claramente que se deve circular o mais à direita? Ficaram 2,5m de faixa para o ciclista circular, onde está a razia ?

Caro amigo,

Eu quando circulo de carro na estrada, e sem berma, não me ponho
encostadinho à direita, para um camião me ultrapassar.

Pois sei que se o fizer, e se vier alguém de frente, ele vai-me mandar para
a berma.

É a lei do mais forte e do mais fraco e do bom senso.

Se continuares a pedalar com palas nos olhos, é bem provável que te magoes
brevemente.

Boas pedaladas

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Lendo o CdE eu diria que a posição tal como aparece nas imagens é legal (podem dizer que devias ir mais encostado à direita mas o CdE a isso não obriga, parece-me, diz é que tens de ir pelo lado direito da via de trânsito e das imagens vê-se que estás, de facto, no lado direito da via) …

Já tenho mais dúvidas, de um ponto de vista meramente legalista, se não te podem apontar o facto de não teres facilitado a ultrapassagem.

do guia da ANSR…

“Todo o condutor, incluindo o de velocípede, deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado (…)”.

O artigo 39.º do código não prevê outras condições além da inexistência de um obstáculo que impeça o velocípede de se desviar o mais possível para a direita. Não diz, por exemplo, que se a estrada for larga e de boa visibilidade o ciclista já não é obrigado a facilitar a ultrapassagem pois a manobra será fácil para o que ultrapassa. Diz o 39.º que a facilitação deve ocorrer “sempre”.

Agora há outras normas no CdE como a regra do 1,5 mts. Poderá o ciclista manter-se, durante a ultrapassagem onde estava o Nuro se der para o carro passar a 1,5 mts? (Eu diria que uma norma não anula a outra e que a obrigação do 39.º se mantém)

Não percebi, queres explicar melhor…

Não é no meio da faixa, é da via.
E nem é no meio mas sim do lado direito da via.
O código não obriga a circular mais a direita, mas à direita da via.
O carro buzinou em cima como ameaça e fez uma razia, pois passou a menos de 1,5 mtrs a uma velocidade elevada.
Deixa de ser otário que já cansa!

Já tive essa conversa exatamente com o mesmo agente da autoridade que me vai recolher o depoimento.
Insistia que tinha de andar encostado o mais à direita possível e eu disse-lhe para ir ler o código.
Quando leu percebeu que não diz nada disso mas sim que tem de andar à direita da via e engoliu.

Não me parece que o artigo 39º possa ser aplicado pois além de ter apitado em cima de mim e ter visibilidade e espaço suficiente em nada compremeti a ultrapassagem.

Mais a mais o indíviduo abrandou depois e ele é que não me deixou ultrapassar bloqueando a via com o seu carro para tirar satisfaçoes e mandando-me para o outro lado.

Estes indivíduos não deviam andar na estrada, e o que depender de mim irão sempre ter de prestar contas.

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Desculpa Nuro,

Estava a responder ao Three, que se continuar a pedalar na estrada com
palas nos olhos e com este tipo de pensamentos:

Three http://forum.mubi.pt/u/three
Julho 20

  •                               Porque raio andam a circular no meio da
    

faixa quando a código indica claramente que se deve circular o mais à
direita? *

É bem provável que se magoe.

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Muito bem dito.

TC

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@Three nem vou falar nas restantes teorias atrasadas mentais, mas esta é mm linda

“Ficaram 2,5m de faixa para o ciclista circular, onde está a razia ?”

portanto, se o Nuro tivesse levado com o carro… quê? o condutor n tinha culpa queres ver? afinal estavam lá os 2,5m??

ps: tanto tempo aqui a trolar e ainda não sabes a diferença entre uma faixa e uma via? dass…
http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/via-publica

pps: um adepto dos carros a pedal a reclamar por posições na via é a cena mais ridicula, parabéns

ppps: ainda antes de ler este topic vi a tua resposta no topic do gamito e pensei “elah, este 3 afinal até dá uma pra caixade tempos a tempos” … pois, durou 20 segundos ^^

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Pela foto não vejo razia nenhuma. Agora pela outra foto só agora revelada vê-se que o grunho queria festa, e isso muda por completo a história. Agora, buzinadelas não são ameaças, estão definidas no código e por alguma razão os automóveis são equipados com buzinas.

E qual é o problema com os carros a pedal? Pertencem a mais uma categoria a excluir ?

Dentro das localidades e em cima dos utilizadores de bicicleta sem qualquer emergência eminente são uma ameaça e não permitido pelo código da estrada. É ir ler o código…

Inclusive os a DGT em espanha, que são mais avançados que nós, tem campanhas sobre isso…

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