Denúncia de mais uma manobra perigosa na via pública

tens ideia de quantos paises na europa ja adoptaram estas medidas? (filmagem valida como prova?

Não sei se há muitos países. Mas em UK já é possível, e com resultados positivos. Deveria ser um modelo a seguir.

Mas isso é uma medida de quê???

Sinceramente não entendo esta obsessão com as câmaras de filmar!!!
Eu nunca hei-de andar com uma! Primeiro deixava de andar de bicicleta, antes de andar com uma câmara à espera q me atropelem.

Estar a falar na possível legalidade das filmagens de sinistros é estar a retirar o foco ao q realmente interessa: a redução da probabilidade desses sinistros acontecerem.

Depois estar a mandar mails para a polícia com sugestões do q o legislador deve ou não deve fazer, não faz sentido nenhum. Estamos numa democracia, onde por princípio existe separação de poderes.

A sério? Mas onde leste que devem todos usar câmaras? E se não entendes tb deves achar que o uso de radares para controlo de velocidade é um abuso sobre a democracia e estado de direito.
Não entendo pq raio gastas tanta energia a refutar algo que mais cedo ou mais tarde será uma realidade. Pois dado a falta de meios do estado é uma forma simples e barata de potenciar a segurança na via pública… De forma opcional, e sem obrigar ninguém a usar tecnologia que não queira.

Boas Festas e boas pedaladas…

2 Curtiram

mas lá está, se estas servirem como prova, e as queixas tiverem efeito, a probabilidade de acidente diminui

ps: eu tb n ando com camara, mas se isto fosse para a frente se calhar usava, e não é necessariamente “à espera que me atropelem” ^^ serve para razias, malta que não para nas passadeiras, etc

2 Curtiram

Eu não entendo, não é por causa de achar q seja um abuso de direitos … nem sequer pensei nisto, nem tenho conhecimentos para ter uma opinião fundamentada sobre este aspecto.

Não entendo, pq:

  • Acho q é está a desviar o foco de atenção da causa do perigo rodoviário.
  • E é estar, tal como com as roupas fluorescentes, a passar a responsabilidade para os utilizadores vulneráveis.

E para além disso, há um tipo de utilizador (aqueles q percorrem distâncias mais longas, seja em commute seja em passeio) com maior tendência a utilizar câmaras. Quem e quando utiliza a bicicleta naquelas deslocações mais banais, como ir ao supermercado, ir tomar um café, etc tem menos tendência a utilizar câmaras, mas está igualmente exposto ao perigo.

Podemos continuar a debater o tema, mas penso que por ora há temas que merecem a nossa total atenção…
Sendo que no PENSE deveriam era pensar em permitir aceitar imagens filmadas como prova de infracções na via pública…
Mas fica para outra oportunidade.

Acabei de chegar da esquadra onde estive a prestar declarações para o Auto de Declarações.

Foi irreal!

Obviamente que eu sei que os agentes não tem de tomar partido e estão lá para serem imparciais e analisarem e escreverem as declarações, mas apanhei um agente daqueles à antiga que tem opinião e que me fez questão de transmitir que “se apanhar um ciclista no meio da estrada a atrapalhar pode ter a certeza que leva uma buzinadela…”

Depois voltou a rever o video e temos mais ou menos este diálogo:
"

  • tem consciência que não pode andar no meio da estrada…?"
  • eu não ia no meio da estrada.
  • no meio da faixa…?
  • eu não ia no meio da faixa.
  • no meio da sua … fila de trânsito?
  • no meio da via? não ia.
  • tem consciência que não pode ir no meio da via, no meio da fila de trânsito? que tem de ir sempre o mais à direita possível…
  • não. não é isso que diz o código da estrada.
  • não é? tenho aqui o código…
  • é o mais recente ou é antigo?
  • é o último! e aqui… diz… assim… hmm… circular à direita, hmm, na via da direita… circular à direita da via…
  • poix.
  • olhe, a minha opinião pessoal é que há muita coisa que está mal no novo código.
  • concordo.
    (…)
    "

A certa altura exaltei-me com o agente pois estava a querer que eu aceitasse que agi mal ao circular mais para o centro da via, e tivémos mais uma discussão sobre o facto de ele achar que eu ia ao centro e eu dizia que dividindo a via em duas eu ia no lado direito da via. Depois como percebi que ele estava inclinado para considerar que eu ia taxativamente ao centro fiz questão que ficásse escrito no auto que ia mais para o centro mas do lado direito da via, sinalizando a manobra de mudança de direção ao aproximar da rotunda, ao que ele se recusava a escrever dizendo que isso não era verdade pois eu ia claramente ao centro, ao que eu alegava que era impossível determinar isso pelo video e fotos pois não existem linhas marcadas no chão de uma via, portanto eu poderia ir mais para o centro mas ainda assim na direita da via… ele insistia que não e eu perguntei então porque tinha escrito “circulava sensivelmente a meio da sua fila de trânsito” se era assim tão certo que ia a meio, e depois de nos exaltarmos um com o outro na esquadra lá deve ter percebido que eu não sairia dali sem o texto certo e lá acedeu e assinei.

No final de assinar disse-me que garantidamente o condutor em causa, que já tinha sido ouvido, seria autuado.
Só estava na dúvida se eu também não seria autuado por ir no meio da estrada…

Não me quis chatear mais mas disse-lhe que tinha ainda mais umas denúncias de situações similares pelo que lhe ia prestar mais visitas em breve, e que em todas iriamos ter esta discussão.

6 Curtiram

Fizeste bem em não ceder. Não te podes deslocar a outra esquadra de modo a evitares essa dor de cabeça?
Realmente ler estas coisas… deixa qualquer um muito reticente… ser utilizador vulnerável parece que vale zero :confused:

2 Curtiram

É a esquadra de comando de Oeiras, tem de ser esta, e só tem dois agentes. E já estive com os dois.
Depois o auto passa para o comandante que decide qual a ação a fazer.

Não dei o meu tempo como perdido, da próxima vez o agente já se vai preparar melhor, e vai começar a mudar de opinião.

E o jovem vai mesmo ser autuado e sem necessidade de testemunhas, devagar os meios de prova em video/fotos começam a servir… se fossemos mais a fazer isto poderia ser que as coisas mudassem!

Se por loucura me multarem, vou levar isto às últimas consequências, quando muito hão todos ter formação sobre como tratar de temas sobre velocípedes!

3 Curtiram

Não fazia mal nenhum enviares uma queixa à PSP a expor essa situação. Todos sabemos como funciona o “controlo de qualidade” e que provavelmente eles se encobrem uns aos outros. No entanto, parece-me evidente que esta postura tem de mudar e ficar registado que este agente não sabe ler e tem uma postura tendenciosa, pode muito bem valer-lhe, mais que não seja, uma chamada de atenção.

Queres ajuda para redigir um texto? Ou achas que não vale a pena?

Não deixo de achar curioso que por vezes somos chamados a prestar declarações e outras não. Qual será o critério?

2 Curtiram

Em Oeiras eu sou sempre chamado! Em Lisboa já devem ter feito a chamada “transformação digital”.

Acho que não vale a pena ainda fazer essa queixa à PSP, pois eu ainda vou ter de lá ir pelo menos mais três vezes por causa de outras queixas.

Deixei os mails impressos com o dito agente, para ele se ir preparando. A conversa vai ser a mesma, mas tanto hei de moer a cabeça ao agente que há de ter de mudar de a sua opinão obsoleta e ultrapassada.

1 Curtiu

E experimentaste fazer um desenho? Numa das vezes que fui prestar declarações chegou a isso…

'----------------------------------------------

‘- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
’__________________________
zona direita da via da direita
’---------------------------------------------

Exactamente… ele fez vários, e queria convencer-me que eu ia a meio…
Só lhes partilhei este video que são uma junção de frames:

E o homem diz que viu isto dezenas de vezes e que na opinião dele eu ia a circular “sensivelmente ao centro”, coisa que eu não neguei, mas perguntei-lhe, se imaginasse uma linha longitudinal se eu ia do lado esquerdo ou do direito, e ela insistia, ao meio, e eu continuava, mas não havendo linha nunca saberemos, mas se dividíssimos a via em duas, eu ia do lado esquerdo ou do lado direito? e continuámos assim, até ele escrever o que eu pedi… “sensivelmente mais para o centro, mas do lado direito da via”

Eu tenho o video corrido, e em que só vou mais para a via quando ultrapasso o carro que está avariado…

e há ali um instante que parece que vou mais para o centro quando surge a mancha da sombra e eu assusto-me!

1 Curtiu

@Freire, lamento mas tive que denunciar o seu comentário.

Já nem se trata de ser a sua opinião. É sim uma verdadeira afronta a toda a nossa luta.

Qualquer pessoa que leia o seu comentário corre o sério risco de ter um comportamento perigoso na via pública.

7 Curtiram

Acabo de coroborar as outras denúncias.

O seu tópico deve por isso desaparecer

1 Curtiu

Um “advogado do diabo”, por definição, é alguém que apresenta um conjunto de hipóteses contrária a um determinado conjunto de ideias. Ele não concorda com essas hipóteses mas sim com as ideias que quer testar. Quanto muito, isso testa a robustez dessas ideias.

Infelizmente, @Freire, nem o posso classificar como advogado do diabo porque você é convicto na totalidade que essas hipóteses de teste são as certas.

Já há algum tempo que desisti de lhe mostrar o nosso lado e a nossa causa. Nunca aceitou e está no seu direito. O perigo começa quando você nos quer impor as suas ideias. Por favor, pare também com isso. As suas hipóteses, como já se viu, não nos convencem e até nos fazem ver que realmente a nossa ideologia está correcta.

Não concordamos em andar sempre encostadinhos à direita, não concordamos com capacetes obrigatórios, nem com seguros obrigatórios, nem com pagamentos de IUC para velocípedes. Já sabemos a sua opinião mas, por favor, respeite a nossa. E a nossa é contrária à sua, que consideramos muito perigosa caso alguém que se queira iniciar nestas andanças as tome em consideração.

Tenha um bom fim-de-semana. Vou acabar de fazer o jantar. Hoje vai ser vegetariano.

5 Curtiram

@Freire, a sua conduta é errónea e perversa desde que começa até que acaba. Começa logo nas imagens que o @Nuro_Carvalho partilha connosco, numa chega-se mais para o centro da via para dar distância a um carro parado na berma, noutra está prestes a entrar numa rotunda. Qualquer pessoa com dois dedos de testa e paixão por viver sabe que ao entrar numa rotunda deve ocupar integralmente a via em que se encontra, sempre!
Em ambas as imagens, vê-se pela sombra que ele até sinaliza o acto de se deslocar um pouco para a sua esquerda levantando o braço esquerdo.
Já vi vários vídeos do Nuro e em alguns vê-se ele a deslocar-se mais próximo da berma. Em outros, mais para o centro é a posição ideal. Nestas situações que ele reportou, é claramente a ideal!!

Você às vezes, este é um excelente exemplo disso, só teima por teimar. Quando há um incidente entre uma bicicleta e um carro, dispara sempre logo para a bicicleta. É incrível em como até aqui nestas situações o consegue fazer.

3 Curtiram

@Freire, ainda não percebi se tás sempre no gozo, se simplesmente és um mentecapto.

Não queres ou és incapaz de ler as opiniões dos outros e de discutir ideias. Mas isso, só faz de ti uma sanguessuga aqui do fórum.

Mas a verdadeira questão é q tu continuamente queres retirar o foco das principais fontes de risco rodoviário q incidem sobre os ciclistas, e continuamente sugeres e defendes comportamentos para os ciclistas que os colocariam em situações de maior risco.
Seja no gozo ou sejas um mentecapto, o q fazes aqui no fórum é muito grave! Estamos a falar de vidas de pessoas, e esta tua atitude é inaceitável!!!

3 Curtiram

Não me vou dar ao trabalho de contra-argumentar sabendo à partida que que numa postura completamente anti-democrática vão boicotar o que escrevo.

Passem bem