#ECC2017: Cada cidadão pode desafiar o seu município a participar em 2017

Os municípios interessados devem preencher este formulário on-line para manifestarem interesse em registar e participar em abril e maio de 2017:

http://cyclingchallenge.eu/

5 Curtiram

Não sei se percebi, mas deveria dar esse link a alguém responsável? Ou devo colocar os meus dados pessoais? Gostava de colocar a cidade de Setúbal.

Sim, é para enviar o link ao município. Talvez começar pelo presidente da câmara, e se não responder, insistir com um departamento municipal possivelmente mais interessado; por exemplo educação e desporto, ambiente (ou agência de ambiente e energia), ou mobilidade.

3 Curtiram

Esta foi a proposta q o Ciclaveiro fez à CIRA no ano passado, q depois acabou por participar:

2 Curtiram

Agora é uma boa altura para desafiar os municípios a participarem na versão na ECC 2017.

http://www.polisnetwork.eu/publicnews/1322/45/European-Cycling-Challenge-2017-Info-session-webinar-on-16-February-15-00-CET

3 Curtiram

Em Setúbal está nos planos desafiarmos o executivo. 2017 de bicicleta em Setúbal, com muito dinamismo.

3 Curtiram

Apresentações do webinar sobre o European Cycling Challenge 2017, realizado na semana passada:

• “Introduction to the European Cycling Challenge”, Marco Amadori and Giuseppe Liguori, ECC Secretariat, SRM Bologna, Italy
• “GPS data and heat maps”, Marco Amadori and Giuseppe Liguori, ECC Secretariat, SRM Bologna, Italy
• “The experience of Glasgow in citizens’ engagement and in GPS data exploitation”, Colling Little, Glasgow City Council, U.K.
• How to involve the citizens and local organization from scratch", Sinéad Flavin, National Transport Authority Smarter Travel Workplaces, Dublin, Ireland
• “Cycling in Rome”, Francesco Iacorossi, Mobility Agency city of Rome, Italy
• “ECC2017 key dates”, Marco Amadori and Giuseppe Liguori, ECC Secretariat, SRM Bologna, Italy

http://www.polisnetwork.eu/publicevents/445/61/European-Cycling-Challenge-2017-Info-session-webinar-on-16-February-15-00-CET

1 Curtiu

Desafiei o meu escrevendo o seguinte email à Pres. da Junta, ao seu Secretário, ao Prs. da CML, ao gab. do Manuel Salgado e ao Sá Fernandes:

"Exma. Sra. e Exmos. Srs.,

Sou cidadão e morador em Lisboa no Bairro de Santa Catarina, pertencente à Freguesia da Misericórdia.

Tenho 40 anos mas poderia ter 8 ou 80 anos.
Vivo só com a minha mulher e não somos pais mas poderíamos ser e viver com mais 1 ou 2 filhos ou mais.
Sou residente neste Bairro à mais de 7 anos mas poderia ser um turista que alugou algum apartamento por 2 dias apenas.

Não apresento qualquer deficiência de mobilidade mas poderia ter alguma condicionante na minha forma de deslocar autónoma, ter alguma deficiência física, ser invisual, ter mobilidade reduzida…

Como disse, sou cidadão/morador neste Bairro mas poderia ser de outro e/ou de outra cidade e/ou de outro país.

E por isso, envio as fotos em anexo, que descrevem mais do que palavras, deste Bairro onde moro, na cidade que escolhi para viver e que ilustram o estado degradante, de planeamento débil e pouco eficaz, quase isento de fiscalidade e policiamento, visualmente poluído,
ineficiente e ignorante na mobilidade suave e dos mais vulneráveis, etc.

Apelo a vossa sensibilidade para que encontrem soluções Humanas e Conscientes sobre os problemas que as mesmas fotos retratam para que este Bairro e Cidade que escolhi viver se torne também nisso, mais Humano e Consciente.

Os meus mais sinceros cumprimentos.

Mário Alexandre"

E algumas das fotos que enviei tiradas hoje às 09h30. Acreditem que é assim todos os dias e por vezes pior.

1 Curtiu

Aquela terceira foto está um mimo. Uma verdadeira obra de arte do pilarete. :expressionless:

1 Curtiu

Voltando ao assunto em discussão, que é o European Cycling Challenge 2017, a data limite para inscrição dos municípios no #ECC2017 é dia 28 de fevereiro, já para a semana. Agora seria uma boa altura para (re)contactar os respetivos municípios no sentido de participarem nesta iniciativa de participação e comunicação do modo bicicleta como meio de mobilidade,

O ano passado participaram a Área Metropolitana do Porto, a Região de Aveiro, o Município do Barreiro, a Comunidade Intermunicipal do Algarve

2 Curtiram

Dúvida: para o Município participar, implica financiamento. Que estratégias têm sido seguidas para motivar as câmaras a contribuir com esses montantes?

No ano passado houve participação de uma Área Metropolitana (Porto), duas Comunidades Intermunicipais (Aveiro e Algarve) e um município (Barreiro).
Nessas 3 participações conjuntas diluem o custo por vários municípios e acaba por ficar uma ninharia a cada um.

Já tinha partilhado em cima a proposta q o Ciclaveiro tinha feito à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA): #ECC2017: Cada cidadão pode desafiar o seu município a participar em 2017 … em q tentamos apresentar as mais valias duma participação.
Mas penso q a decisão de participar acaba por depender se alguém lá dentro tem interesse. Pq, mesmo para uma única autarquia, mil Euros de inscrição são peanuts.

Até 28 Fev. é a data limite para expressar interesse em participar. A manifestação de interesse não obriga à posterior participação, nem a qq pagamento.

2 Curtiram

Boa tarde,

Setúbal precisa de novo da vossa colaboração.

Ontem, o Rafael e eu estivemos num Fórum de Juventude, promovido pela Câmara Municipal da Juventude. Tivemos a oportunidade de falar com mais um vereador que se mostrou muito receptivo à ideia de Setúbal participar no ECC2017. Por outro lado, uma colaboradora do Departamento da Juventude deu-nos feedback de que os chefes dela ficaram muito entusiasmados com a ideia.

Teremos uma reunião com o Vereador em breve.

Para nossa surpresa, após contacto com a organização do ECC, fomos informados que Setúbal já estaria incluída numa equipa para este ano “AML” - Área Metropolitana de Lisboa. Se, por um lado, aumenta muito a massa crítica, por outro, dilui muito a participação de Setúbal, e desmotiva os eventuais participantes e o executivo porque, mais uma vez, as iniciativas ficam presas à capital. Sentiu-se perda de identidade.

@core Sabem de alguma coisa a este respeito, da candidatura como AML?

Setúbal (e talvez arredores) tem muito orgulho em participar como equipa. É um estímulo extra aos esforços que a cidade começa a fazer para se tornar mais amiga das bicicletas.

3 Curtiram

Seria oportuno solicitar à AML que seja o mais expedita possível em anunciar a participação no #ECC2017, e que comunique esta iniciativa na comunicação social e com publicidade institucional.
Recomendo que cada um escreva à AML a solicitar isto para que a Área Metropolitana de Lisboa consiga bons resultados:

http://aml.pt/index.php?cp=COMPONENT_CONTACT&sr=SUS5787A8A26D650

1 Curtiu

@BPereira penso que ficou aqui um aspecto por resolver: há já uma candidatura feita como AML (Área Metropolitana de Lisboa) que incluiu unilateralmente Setúbal. Se bem que cria massa crítica, perde-se uma boa oportunidade de entusiasmar os cidadãos locais porque, mais uma vez, ficam todos subordinados a Lisboa.

Alguém aqui esteve envolvido na candidatura da AML?

@acarvalho, não sei pq dizes q ficam subordinados a Lisboa, ou pq desmotiva a participação de Setúbal.

Se vires a info no site do ECC, podem ser feitos vários tipos de sub-equipas, e Setúbal pode “competir” com os outros municípios da AML, e pode fazer todas as iniciativas q quiser.
Aliás, o ECC deve servir para incentivar o uso da bicicleta e não a competição em si.

No ano passo a Região de Aveiro participou, e o município da Murtosa fez metade dos kms de toda a a Região.
O município de Aveiro não quis saber do assunto, não se fez nada, e a participação foi mt reduzida.

2 Curtiram

@Rui, obrigado pelo comentário.

Mas então Setúbal já não precisa de se inscrever? Mas, não se inscrevendo, como aparece nos dados como Setúbal?

É que o correspondente do ECC respondeu-nos que uma candidatura de setúbal era inviável porque já havia uma AML.

Como se constitui uma sub-equipa?

A entidade q está inscrita é q cria as sub-equipas. São possíveis os seguintes 3 categorias de sub-equipas: escolas, empresas e outros.

Quando uma pessoa se inscreve, tem de se inscrever numa equipa e pode inscrever-se em uma sub-equipa (dessa equipa) de cada categoria.
A Região de Aveiro no ano passado criou uma sub-equipa para cada concelho e sub-equipas de algumas escolas. Mas só criou sub-equipas já depois do início do ECC … pelo q quem se inscreveu no início não tinha essas opções, e possivelmente alguns/muitos não voltaram ao painel de definições para se inscreverem em sub-equipas.

1 Curtiu

2016
39 – Porto Metropolitan Area (PT)

2 Curtiram

Andei a solicitar à AML e à LisboaENova com muitos e-mails e telefonemas desde a última edição, e fui informado que será anunciado a 6 de abril. O que parece-me algo tarde, mas melhor do que nada…

1 Curtiu