Estacionar em segurança

Se uma bicicleta dobrável for opção, poderá ser uma solução para levar para o escritório mesmo num elevador pequeno.
Senão, como já foi dito:

  • 1 ou 2 bons cadeados (U-lock + Abus Bordo 6000 - vale a pena o investimento)
  • Apertos anti-roubo para as rodas (eu uso uns Pinhead, mas os da Decathlon também devem servir).
  • Levar o selim contigo, usando um aperto rápido que permite tirar e pôr o selim em 2 segundos.

Ao prender a bicicleta com o cadeado, é sempre importante deixares o mínimo de folga/espaço para tentativas de violação. Prender o quadro + roda traseira ao estacionamento é uma boa prática.

2 Curtiram

Como já foi dito, usar um bom cadeado em U e certificares-te de que a infraestrutura onde a prendes é sólida.
Para as rodas, tens diversas soluções: ou os apertos que o @pmmsanches falou (mais caros), ou os da Decatlhon referidos pelo @romaosl. Mas também podes usar um cabo deste género, que prende no U-lock e passa pelas rodas e/ou selim: https://www.amazon.com/Kryptonite-Kryptoflex-Cable/dp/B00K036F6K

Se o selim tiver aperto rápido podes sempre leva-lo contigo para o escritório.

Acrescento que deves deixar a bicicleta numa zona visível e movimentada para que seja menos susceptível a desaparecimentos :wink:

1 Curtiu

Pois Dulce assim é mais dificil. :confused:

Sem acrescentar muito aos comentários anteriores:

O roubo é uma possibilidade, mas pode ser tornado improvável. Basta dificultar a vida ao amigo do alheio, colocando a bicicleta num sítio bem movimentado, e utilizando sistemas de tranca complicados ou, sobretudo, DEMORADOS de destruir. Se um ladrão não conseguir soltar a bicicleta em segundos, especialmente à vista de todos, não vai perder tempo.

Finalmente, pode não ser uma hipótese, mas… realmente era de considerar o uso de uma bicicleta menos €chamativa€ para as deslocações dentro da cidade.

Sem entrar em muitos detalhes, ser relativamente boa significa o quê, ser bicicleta eléctrica? Ou é uma bicicleta especializada, tipo para BTT?

Bom dia Dulce,

Não sabendo o teu horário, lembrei-me do Museu da Gulbenkian, mas também não me lembro os horários do mesmo…
Porque lá dentro, à entrada que dá acesso ao anfiteatro ao ar livre, há um bom estacionamento e anda sempre lá um segurança/polícia a rondar e é um lugar público e com movimento.
Fica a dica e claro o mais importante é um bom cadeado, seja onde for onde deixes a bicicleta!

Bom dia Dulce,

Sugiro uma leitura breve deste tópico.

3 Curtiram

Isso até pode ser eficiente mas o U-lock esfola-te o quadro e a jante traseira ao fim de pouco tempo.

Os bons u-lock são revestidos a borracha e não estragam nada.

2 Curtiram

Prefiro um quadro esfolado, do que o quadro na casa do amigo do alheio…

1 Curtiu

Se estás preocupado com isso o melhor é nem usares a bicicleta. Em casa sem mexer fica imaculada :wink:

Evidentemente que sim, quando tens jantes em V de liga com parede dupla e lhe metes um ulock em cima, basta um encontrão para a marcar e até empenar. A borracha do revestimento não chega para impedir as esfoladelas, endurece e uma pancada mais forte risca na mesma

Olha, vários anos a usar u-lock na mesma bicicleta e nunca tive nenhum problema. As rodas estão impecáveis e alinhadas. Riscos tem os normais do uso diário. Mas é sintomático que vejas nisto um problema. Imagino o rol de desculpas que deves apontar a alguém sobre os inconvenientes de usar o carro na cidade. Não deixes o carro na rua, porque vão te riscar a pintura…

1 Curtiu

Claro que não, então em cidades é uma desgraça, já viste a área exposta de um carro sujeita a riscos? Longe delas (cidades)

Uma utilização normal não provoca riscos em bicicletas!

Se por utilização normal entenderes que é para ficar guardadinha em casa, e sair directamente para cima das barras de tejadilho para ir passear na ciclovia de Belém e voltar imediatamente pelo mesmo caminho… e só nos domingos de sol, então sim. Tens toda a razão.

1 Curtiu

Ou totais, e não apenas se deixados na via pública, ainda há pouco tempo furtaram a minha segunda bicla do meu lugar de garagem vigiado e com cadeado… Abriram o cadeado, abriram uma das portas de acesso à garagem, e sabiam os horários do vigilante…
Para já não voltei a adquirir mais nenhuma bike :expressionless:

É que nem há seguros para furtos ainda por cima…

Utilização normal é sair para o mato quando me apetece com sol ou chuva em terrenos lavrados ou trilhos de montanha. Belém é para gente fina, aqui no campo não temos mariquices dessas como barras de tejadilho ou ciclovias!

Ah. A minha é ir e vir do trabalho, ir às compras, ir visitar amigos, é por aí fora. Um bocadinho mais violento que a tua, portanto :wink:

Mais violento? :smiley: Sabes lá tu o que é violento. Meninos de cidade!!!

os meus u-locks vao presos na rack traseira. Esfolam apenas a rack.