Mais uma queixa à PSP

Exm.ºs Senhores
Polícia de Segurança Pública da Divisão de Trânsito de XXXX

Venho pelo presente denunciar mais uma condução muito perigosa por parte de um condutor de veículo ligeiro de mercadorias, com a matrícula XX-XX-XX, que sucedeu hoje dia DD de MMMM de YYYY por volta das 09h45 na XXXXX deslocando-me no sentido XXXX para XXXX.

O veículo referido buzinou de forma intimidatória e efetuou uma manobra perigosa sem reduzir a velocidade fazendo uma ultrapassagem razante sem deixar a margem de segurança mínima, havendo espaço na via adjacente para fazer a manobra em segurança e legalmente mas não o fez.
De seguida e dado eu ter apontado para a via adjacente aquando da buzinadela abrandou a marcha e tentou “tirar satisfações” questionando porque é que eu não ia para a outra via e ele tinha de ir.

Foi uma manobra perigosa e ilegal que me podia ter causado danos e em total desrespeito aos artigos 18º 38º do Código da Estrada e acima de tudo em desrespeito à vida humana de outrem.

Artigo 18.º Distância entre veículos
Artigo 22.º Sinais sonoros
Artigo 36.º Regra geral (de Ultrapassagem)
Artigo 37.º Exceções (de Ultrapassagem)
Artigo 38.º Realização da manobra (de Ultrapassagem)

Como consta no atual Código da Estrada em vigor.
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=349&tabela=leis&so_miolo=
http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviaria/CodigoDaEstrada/Documents/Codigo_Estrada_2014_versaoWEB.pdf

Denuncio esta situação, não só porque exige-se um ambiente mais seguro e civilizado para todos os utilizadores da via pública, em especial os mais vulneráveis (i.e. utilizadores de bicicletas e peões), mas também exige-se o cumprimento da lei, e comportamentos adequados por parte dos condutores de veículos motorizados que acarreta uma maior responsabilidade na via pública.

Gostava de ver assegurada uma via pública mais segura para todos os utilizadores, em especial os mais vulneráveis como são peões e utilizadores de bicicletas.
Ninguém merece ter que sofrer estas agressões por parte de condutores agressivos e perigosos.

Em anexo envio fotografias/video para vossa avaliação (no video dá para ver o meu estado alterado pela situação, e pelo qual peço desde já desculpa mas já estou cansado de arriscar a vida para simplesmente me deslocar no meu meio de transporte).

Agradeço que seja informado do seguimento desta queixa.

Sem outro assunto, despeço-me com os melhores cumprimentos,


Feito com base na minuta da MUBi:
http://mubi.pt/2016/10/04/minuta-para-queixa-de-infracoes-de-transito/

6 Curtiram

Muito bem! Esperemos que hajam consequências.

1 Curtiu

E ainda pede satisfações… por mais que leia coisas destas, haverão sempre umas que me chocam. Que tenhamos sempre todos muita força para que continuemos a pedalar mesmo após sermos alvo destas coisas!

2 Curtiram

Chegas a ter resposta por parte da Polícia por estas situações?

Aqui no município de Oeiras as coisas são lentas. Normalmente respondem por mail indicando que vão proceder à averiguação dos factos e que tenho de ir prestar declarações. Já lá fui à esquadra uma vez por causa de uma outra queixa que fiz em Agosto, mas não sei se aconteceu alguma coisa. Qualquer dia a ver se os questiono, pois parece que não há um processo bem definido sobre a comunicação ao denunciante/queixoso.
Seja como for só fiz algumas queixas e respondem sempre a dizer que vão tratar dos trâmites para processo de contra-ordenacao.

O importante é todos nós fazermos o nosso papel para que a estatística demonstre que é um problema e assim as autoridades atuarem.

É diferente haver dois ou três a denunciar esta insegurança do que haver 50 ou 100 pessoas…

2 Curtiram

Mas o @pmmsanches em Lisboa tem tido melhores resultados das suas denúncias.

1 Curtiu

Sim, pelo menos uma delas resultou em autos de contra-ordenação (plural).

1 Curtiu

Já lá fui prestar declarações à esquadra, apanhei outro agente, que recebeu o meu depoimento e voltou a insistir que tenho de estar o mais à direita possível… Lá estive a explanar o código e a contrapôr sua interpretação, pois segundo o mesmo basta dar 1,5mts para fazer a ultrapassagem, pelo que insisti em que lêsse o artigo 38 ponto 3, o que frisei que queria que ficasse escrito na denúncia.

Depois desabafou que os ciclistas na marginal são quase todos uns irresponsáveis e que não cumprem as paragens nos semáforos… contra isso não argumento, eu não o faço e não posso responder pelos outros.

O problema é a falta de formação e entendimento do fenómeno velocipédico, pois metem todos no mesmo saco e acham que os “ciclistas querem direitos mas não cumprem os deveres, bláblá, matrículas, bláblá, seguros…

Enfim…

2 Curtiram