Motociclos em via BUS no Porto e agora em Lisboa

Para refletir…

1 Curtiu

enfim, ridiculo
desde 2009 ha espera do mesmo para bicicletas e só ouvimos desculpas…

1 Curtiu

Podemos esperar sentados, enquanto continuarmos com falinhas mansas.

de rir… para não chorar
vinha aqui agora postar a noticia do publico

2 Curtiram

Isto tudo é uma questão de escala, se somos pouco a reivindicar serão poucos a ouvir-nos.
Precisamos de mais pessoas para fazer passar a mensagem, precisamos de nais gente na MUBi, pela causa…

3 Curtiram

«Ambas as entidades [ANTRAL e Carris] pronunciaram-se igualmente contra uma outra hipótese levantada pela câmara: a de no futuro também as bicicletas poderem circular nas faixas bus. Essa possibilidade é também rejeitada pela Federação Portuguesa do Táxi, que dá conta do seu “total e absoluto repúdio sobre tal pretensão”.»

Não tenho nada contra as motas na faixa BUS, mas é assim tão difícil passar a mensagem que andar de bicicleta, a ~20km/h e ter carros a passar à esquerda a 50, e na direita autocarros a 50 é super perigoso?

Vamos lá enviar 500 emails ao presidente da cml sobre isto! Já se pensou em alguma coisa sobre isto na CORE? Se não, vamos criar aqui 1 google dos para fazer 1 draft do email? :slight_smile:

4 Curtiram

Assim como fizemos um documento BUS+ BIci, poderíamos fazer um documento equivalente sobre os consequências globais das motos no ambiente motorizado em canais privilegiados. Estou à vontade , porque sou motociclista e vejo no Porto que isso não me traz vantagem apreciável nem na rapidez nem na segurança, ao passo que de bicicleta, me continuo a sentir amputado de direitos e mais fragilizado que nunca. E foi interiorizado por todos, que se pode circular de moto em qualquer corredor BUS, mesmo sem estar assinalado.

5 Curtiram

Toda a razão Fernando

e agora que penso nisso, se calhar a presença de motas na faixa BUS pode ser muito prejudicial para os ciclistas, porque se circular ao centro, faz com que os carros tenham de entrar na faixa ao lado (o que os torna imediatamente mais cautelosos), com as motas isso não acontece, e basta um pequeno toque a 50km/h para nos deitar ao chão, e depois basta vir um BUS atrás para a coisa ser grave

2 Curtiram

Tenho sentimentos dúbios sobre este tema…

Então por que razão?

Porque eu como motociclista (scooter) tenho sempre muito cuidado ao ultrapassar um ciclista, seja onde for, e como até na holanda permitem certos motociclos a usar as ciclovias, se for for com velocidades baixas não vejo motivo para a não convivência.

Agora dado que estamos em Portugal, penso que a utilização em simultâneo não vai funcionar por a maioria dos motards acharem que as bicicletas são impecilho…

o problema das motas é que tal como nós ciclistas eles sabem que são fininhos e cabem em qualquer buraco, o truque de ir no meio da faixa para os obrigar a ir para a faixa do lado na ultrapassagem nao funciona

btw,

Ambas as entidades pronunciaram-se igualmente contra uma outra hipótese 
levantada pela câmara: a de no futuro também as bicicletas poderem 
circular nas faixas bus. Essa possibilidade é também rejeitada pela 
Federação Portuguesa do Táxi, que dá conta do seu “total e absoluto 
repúdio sobre tal pretensão”.
2 Curtiram

Este é um dos maiores problemas neste momento na Holanda… Muito desconfortável e perigoso:

3 Curtiram

desde que esta noticia saiu, nao sei se entretanto chegou a ser feita alguma coisa.

no entanto hoje a ir para o trabalho vi a primeira (para mim) moto+bus de lisboa

quaundo vi ainda pensei que fosse bici + bus, mas aquele simbolo nao engana :frowning:

imagino que para os conflitos com taxistas, ter ali o simbolo de moto ate nos ajude ja que pode dar um pouco mais de legitimidade para usarmos o bus. mas se em cima disso começarmos a ter razias de motos… nao sei o que é pior

de qualquer das formas, neste caso em especifico, todos ficam a ganhar já que esta faixa bus nao existia. foi tirada uma faixa aos automóveis (no sentido que sobe) para criar isto o que é sempre bom :slight_smile:

então??

Já falámos disto aqui:

ah! nao tinha visto e esta foi a primeira thread que me apareceu na pesquisa :slight_smile:

bem, agora ja sabem que continuam a implementar a ideia inicial da noticia (imagino que a Av de Berna tambem esteja a ser feita)

1 Curtiu

eu no outro dia fui a Lisboa e reparei que na Av. de Berna perto da Gulbenkian já tem as marcações no chão.

@Three, para esse tipo de “discussão” existem já grupos no fb.

Aqui, assentando nos demonstrados e reconhecidos diversos benefícios ambientais, sociais, e económicos (entre eles a redução da sinistralidade rodoviária) para todos decorrentes de maior utilização de modos activos e sustentáveis de deslocação, tentamos discutir as melhores e mais eficientes formas de alcançar esses propósitos.

1 Curtiu

Quem disse que não respeitamos?
E já agora, o senhor respeita, é isso?