O aquecimento global em Portugal

Mas há ainda quem duvide?
http://www.veraveritas.eu/2016/08/aquecimento-global-em-portugal.html

2 Curtiram

À escala geológica pode ser apenas uma fase transitória. O periódo de análise é mínimo nessa escala. Existe de facto um aumento da temperatura, mas a longo prazo existem muitas dúvidas.

é isso é isso

a velocidade a que se estão a extinguir espécies
nas últimas décadas
é transitória

dentro de cinquenta anitos
voltam todas

é isso é isso

Já cá faltavam bocas avulso de quem não percebe minimamente do que fala. A extinção das espécies deveu-se quase exclusivamente à destruição de habitats naturais, não pelas alterações climáticas, porque essas sempre existiram, mas pela pressão demográfica da espécie humana, pela poluição, pela caça e pesca indiscriminadas.

Em processos estocásticos, a escala “geológica” é pouco relevante. 30 anos não deixam de ser representativos apenas porque o processo dura há 3 milhões. Podem é, ou não, ser suficientes para explicar o comportamento da série mediante a sua capacidade de captar factores ou dependências temporais significantes. Tipicamente, 30 anos representam um período de tempo bastante razoável. Muito mais que isso, podemos estar a cair em modelos pouco parcimoniosos cujos testes de hipóteses têm pouca potência… mas vá, até aos 50, 60 anos, acho que é razoável ir-se.

Seja como for, em processos estocásticos neste caso, duas notas podem ser feitas.

  1. é muito mais relevante e tem muito mais poder explicativo o que aconteceu o ano passado, do que o que aconteceu em períodos temporais mais distantes.
  2. olhando para o gráfico e compreendendo ele um período de 100 anos, é óbvio que existe uma tendência. Essa tendência pode ser determinística ou estocástica. Sabendo nós que é quase certo que a tendência começou-se a registar a partir de certa altura, e que antes disso a série era estável ou estacionária, então é provável que ela seja estocástica. Ou seja, o comportamento tendencioso não surge por si mesmo ou em resultado do comportamento do próprio objecto que é observado, mas de algo que lhe é exógeno. Ou seja, é muito pouco provável que haja um fenómeno geológico ou outro que seja natural que esteja por detrás desse aumento de temperatura global.
1 Curtiu

“Ou seja, é muito pouco provável que haja um fenómeno geológico ou outro
que seja natural que esteja por detrás desse aumento de temperatura global.”

Nao sou perito e creio que existe uma forte probabilidade do aumento da
temperatura ter mao humana. No entanto vi uma vez uma palestra de
astronomia, onde falavam em eras glaciares e explosoes solares, onde
estariamos a falar de ciclos de subida e descida da temperatura media da
terra se calhar em ciclos temporais de 1000 anos ou mais.

Embora seja um leigo tenho lido muito sobre a matéria. Para o clima da Terra, à escala geológica e milenar, há essencialmente dois fatores:

  • concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera (CO2, metano, vapor de água, etc.)
  • ciclos de Milankovitch

Os segundos são determinísticos e fizeram variar bastante o “solar input” ao longo da idade da Terra, tendo alterado bastante o clima. Os primeiros são muito mais difíceis de determinar, pois estão dependentes de muitos outros fatores como a atividade geológica, vulcânica e mais recentemente, o Homem. O clima já mudou muito, já houve gelo no equador e recifes nos pólos; mas parece indubitável para a grande maioria dos cientistas da atualidade, que é o Homem quem está a causar estas últimas alterações.

1 Curtiu

Pois, a existirem ciclos que se completam a cada 1000 anos ou mais, o ideal seria o uso de um modelo com dados seculares em vez de dados anuais. Mas isto pode ser uma coisa de difícil construção e exige a validação de diversas hipóteses.

Seja como for, lembro-me de ver num documentário, a referência de que é natural que a Terra aqueça ao longo da sua vida e que existe de facto um processo natural, o que acontece é que a actividade humana acelera e muito esse processo, não dando tempo para que tudo o resto que é endógeno ao sistema se adapte e acabe por causar desequilíbrios importantes.

mas há; hoje conhece-se bem por exemplo os níveis de concentração de CO2, devido às diversas camadas de gelo ancestrais, que foram absorvendo o CO2 em diferentes idades da Terra. Por outros diversos mecanismos, também se consegue estimar a temperatura da Terra em cada período geológico. E há correlação:

Este gráfico é sobejamente conhecido na comunidade científica, e analisa a correlação entre CO2 e temperatura ao longo dos últimos 400 mil anos

http://www.southwestclimatechange.org/files/cc/figures/icecore_records.jpg

1 Curtiu

Pois. É óbvio que existe alguma coisa de exógeno no que quer que tenha feito disparar aquela linha azul. Posso não ser geólogo, mas não me parece que aquele desenvolvimento faça parte do ciclo natural da Terra.