Odivelas Cidade Europeia do Desporto

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@Jose_Quinteiro @pauloj_rosa e demais pessoal do Concelho de Odivelas: Fundarmos um Painel de Cidadãos para o fim de alterar os acessos pedonais e ciclístico entre os Concelhos de Lisboa e Odivelas é uma ideia que vêem com bons olhos?

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É positivo para identificar e tentar resolver alguns problemas mas não estou a ver… como funciona?

A vocês que viveram sempre em Lisboa: Podem-me explicar uma coisa? Como é que o último prédio da Rua da Quinta das Lavadeiras tem um morro de terra gigantesco encostado? A terra foi para lá ou já lá estava antes? Que no segundo caso soa mesmo a construção ilegal!

https://www.google.com/maps/@38.7840244,-9.1677397,68a,35y,65.44h,75.25t/data=!3m1!1e3!5m1!1e4

Boas, estou de acordo.

A qua, 28/08/2019, 23:36, Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

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@MarioJAlves Existe alguma maneira de podermos influenciar a tendência para fazer as Ciclovias para onde realmente interessa e não um viaduto para um buraco onde ninguém mora?
Obrigado!

https://www.facebook.com/fernandomedina.pcml/posts/1124951681019906?comment_id=1222156597966080

Parece-me uma solução errada. Aquela zona já está cheia de Viadutos, não precisa de mais um. Além de que vai dar a um sítio mais longe para ir para Odivelas / Póvoa / Olival Basto; portanto quem vem com destino a Odivelas, vai continuar a fazer o percurso pelas hipóteses que já documentei em Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas - #3 por Sergio_Loureiro

Por consequência, vai continuar a incentivar a mentalidade portuguesa pequenina que “bicicleta é lazer”, muito presente na cabeça de não-utlizadores de biciceta, quando a mensagem a transmitir devia ser: bicicleta serve para casa-trabalho, trabalho-casa, ir às compras, ir a um restaurante almoçar, etc.

O que fazia sentido era desbastar o morro de terra logo à direita das bombas da gasolina da Calçada de Carriche do lado Nascente ao nível das mesmas. Se foi possível fazê-lo para lá porem as bombas, porque não desbastar mais um bocado para que os ciclistas tenham pelo menos uma via em que os ciclistas e peões se sintam seguros ao fazerem a travessia entre o Concelho de Lisboa e o de Odivelas?

E aproveitar para fazer a revisão da Engenharia do tráfego da Rua de Angola do Olival Basto. Aquilo é péssimo para uma bicicleta chegar da Rotunda do Senhor Roubado à Rotunda da BP de Odivelas, mas não há nenhuma alternativa mais segura para um ciclista saír da Calçada de Carriche em direcção a Odivelas! :frowning:

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Tenho a acrescentar que é horrível andar de bicicleta na Estrada do Desvio — que é o caminho que uso para me desviar da Calçada de Carriche o máximo que posso até lá chegar — devido aos carros que param em segunda fila, seja do lado esquerdo ou do lado direito!
Já me aconteceu por pouco não ter um acidente grave lá, quando quis sinalizar a manobra que ia contornar uma carrinha do lado direito que me estava a impedir o caminho e um carro vinha acelerado atrás na faixa da esquerda!

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Estado actual da ponte ciclo-pedonal da Calçada de Carriche — ou melhor, Autódromo de Corridas de Fórmula 1 de Carriche:

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Estas obras estão bem projetada para as bicicletas e peões? Ou é mais um projeto de encher os olhos e depois descobre-se que vai haver mais obras de retificação/correção da via?
Espero me enganar!
Abraço

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Deixei a minha opinião expressa na página Facebook do Medina! Está transcrita em:

Ainda não percebi que problema querem resolver ao fazer a ponte ir para o lado do Golf do Lumiar, um deserto onde não mora ninguém, mas enfim … prioridades!

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Fui ao passeio da AML a 15 Setembro, onde encontrei alguém da Câmara de Odivelas, o Paulo César, e aproveitei a ocasião para mandar bocas a dizer que não havia acesso pedonal e ciclístico decente entre os concelhos de Lisboa e Odivelas.
Ele respondeu que estão a fazer a ponte ciclo-pedonal sobre a calçada de Carriche.
Eu respondi que estão a meter mais um viaduto e que aquilo não vai dar a um sítio onde não mora ninguém.
Ele respondeu que tem uma pendente estudada e mais não sei quantas balelas. E que estava info sobre o projecto no site da Câmara. E se quisesse mais info, que lhe mandase um email. Eu fartei-me de procurar e no site da Câmara e não encontrei nada. Mandei-lhe um email na altura e nunca recebi resposta alguma.

from: Sérgio Loureiro
to: [email protected]
date: 16 Sep 2019, 12:36
subject: Projecto da ponte ciclo-pedonal Carriche

Caro Vereador Paulo César,

Fui eu que falei consigo ontem no fim da partida do passeio ciclístico da Semana Europeia da Mobilidade em Odivelas.

Gostaria de saber por favor onde se encontra o projecto da ponte ciclo-pedonal da Calçada de Carriche no site da Câmara Municipal de Odivelas, dado que já fiz diversas tentativas para o encontrar e ainda não consegui.

Agradeço desde já.
Sem mais de momento me despeço e deixo os melhores cumprimentos,
Sérgio Loureiro

É a mensagem que enviei ao Paulo César, à qual nunca fui correspondido.

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Realmente a ponte parece importante…
Pena que nem se lembrem que os acessos à ponte estão uma grande .#@€&…
Circular na calçada de carriche já é uma aventura do tipo off-road com as lombas e buracos se… não se quiser circular no passeio.
Não deixa de ser irónica a ciclovia de propaganda que aparece na imagem do projecto… Há… É da responsabilidade da CML… Só pode.

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Preocupa-me mais do que os acessos pedonais de acesso a Lisboa, os acessos pedonais dentro do concelho de Odivelas, mais concretamente dentro das localidades.
Por exemplo:
N250 que atravessa Caneças. Dizer que é uma vergonha é pouco.
Rua Almirante Gago Coutinho
N8 (mas parece que vai ser intervencionada)

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@Sergio_Loureiro

A nova ponte ciclável sobre a Calçada de Carriche é exclusivamente da responsabilidade da CM Lisboa e não tem nada que ver com Odivelas (nem se destina a aceder a Odivelas).

Apesar de não estar no plano de rede ciclável, julgo que será para fazer uma circular norte: assim acede-se da Ameixoeira à Pontinha (nova feira popular) em 4 km vagamente planos: 15 minutos de bicicleta, quando de carro se demora 10 minutos (com sorte) e de metro quase 40 minutos.

https://www.google.com/maps/dir/38.7815479,-9.1689675/38.7660188,-9.1982679/@38.7802646,-9.1688953,1005m/data=!3m1!1e3!4m2!4m1!3e2

A ciclovia na Calçada de Carriche para ligação a Odivelas também está prevista.

Ver: Corredor Verde Periférico

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Ainda gostava de perceber como é que este senhor consegue andar a fazer a Calçada de Carriche com uma bicicleta de carga!

tenta descobrir e depois diz ao resto da malta… se calhar é elétrica?!

Está explícito no artigo que é eléctrica. A questão não é a propulsão, mas a segurança. Uma bicicleta normal é estreita que chegue para se desviar dum carro apressado que venha atrás, ou até para circular no passeio. Uma bicicleta de carga, não.

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A ponte é de madeira e vai estar exposta ao tempo, o que vai poder tornar problemática a sua manutenção. Quero lá saber se a ponte é mais bonita em madeira, se se arrisca a não cumprir a sua função básica!
Os únicos futuros beneficiados com a escolha da madeira são vendedores de produtos para a conservarem.
Se houver ali um dano maior, é provável que um peão ou um ciclista venha parar completamente desprotegido ao autódromo. Será que pessoal pensou no assunto antes? É que eu não conheço mais casos onde haja pontes de madeira com “autódromos” por baixo!

Não vejo nenhum problema na madeira. Se resiste nos Passadiços do Paiva, onde tens mais frio, mais calor, mais humidade, há-de resistir em Lisboa.

Metal e betão têm uma pegada monstruosa, é bom usar materiais sustentáveis.

Só não é particularmente bonita, também…

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Os Passadiços do Paiva não resistiram ao fogo. Na Calçada de Carriche, ou melhor no Autódromo de Carriche é menos provável haver um incêndio, porque ao contrário dos Passadiços, a ponte não está no meio dos pinhais.