Esta edição decorre entre 18 de abril e 20 de novembro de 2017, sendo que a fase de Votação decorrerá entre 17 de outubro e 22 de novembro.
Projectos que encontrei relacionados com bicicletas:
#11 - Percurso ciclável alternativo à Av. Almirante Reis
#12 - Percurso ciclável entre o Interface do Campo Grande e o limite do concelho de Lisboa/Odivelas
#13 - Estacionamento para bicicletas
#14 - A Pé ou de Bicicleta - de Palhavã ao Rio Tejo
#31 - Ciclovias na Freguesia de Santo António (campolide, campo de ourique, estrela)
#42 - Criação de uma ciclovia na Avenida Padre Cruz e na Calçada de Carriche
#115 - Ligar a ciclovia de Santos até Belém
A 12 e 42 referem-se ambas a uma ciclovia do terminal do campo grade ao limite do concelho de odivelas, mas não percebi bem a diferença, parece-me que uma quer mesmo pela calçada de carriche e a outra por uma estrada secundária ao lado.
admito que para o meu caso pessoal são as que mais me interessam visto ir todos os dias trabalhar a odivelas e esta parte fazer de metro
edit: o 13 o titulo diz pouco, trata-se de “Construção de espaços cobertos para o estacionamento seguro de bicicletas em vários locais da cidade.”
é um misto de tudo. o problema é o de sempre, sem uma centralização de votos eles são dispersados e acabam por não vencer… e este ano não será diferente! infelizmente…
O projecto mais estruturante e que poderia levar muito mais pessoas a ir de Bicicleta para o trabalho e’ a proposta #115 - Ligar a ciclovia de Santos ate Belem
A #12 parece-me mais importante porque faz uma ligação muito complicada de fazer de bicicleta que não tem alternativas. A Calçada de Carriche não tem alternativas e é quase uma autoestrada.
O que eu faço actualmente é ir de benfica ao campo grande e apanho o metro e saio em odivelas, mas só posso fazer isto porque faço o percurso contrário à maioria das pessoas e as carruagens vão vazias, sei que há uns caminhos alternativos mas ainda não me quis perder à descoberta.
O projecto #12 é considerado local, ao contrário do #42 que é estruturante, o #115 também é estruturante.
Pode-se votar num projecto local e num estruturante, ou seja, pode se votar no #115 e no #12
#42 “Desenvolvimento do Troço da Rede Ciclável entre o Limite Norte de Lisboa, Calçada de Carriche e o Terminal do Campo Grande através da Avenida Padre Cruz.”
#12 “Implementação de rede ciclável em espaço-canal próprio entre o Interface do Campo Grande e o limite do Concelho de Lisboa em direcção ao Sr. Roubado, através da Av. Padre Cruz, da rede viária local na zona da Ameixoeira e da Calçada de Carriche a partir da Estrada do Desvio.”
Ambos os projectos parecem-me a mesma coisa excepto que o 12 parece-me ser pelo menos em parte por uma via secundária, a tal “Estrada do Desvio”, mas posso estar a perceber mal. também não conheço a tal estrada, não sei dizer se é boa ideia ou não. nestes projectos que listei é o único que é local
Miguel a serio que consideras aquele passeio para peoes em Calcada Portuguesa, com zonas pelo meio onde e’ proibido circular de bicicleta, uma ciclovia ?
A ciclovia ribeirinha é o maior aborto cicloviário em Lisboa, de longe. Há zonas fixes, mas além do ziguezague que faz aumentar a distância a percorrer, há pelo menos 4 ou 5 troços (um deles muito longo) que é em calçada portuguesa. Uma vez com um bocadinho de chuva ia malhando (não sei como não malhei mesmo) porque esse piso torna-se extremamente escorregadio, e ia bastante devagar (a afluência de pessoas a isso obriga). Além de 1 onde é proibido circular de bicicleta. Durante muito tempo utilizei diariamente (é sempre melhor do que a quase-autoestrada ao lado), hoje a utilização é mais ocasional, e a calçada que existe em grande parte do percurso é muito perigosa quando molhada.
Aquela ciclovia, quase toda ela, é mandar abaixo e fazer de novo.
nah, so no final.
isso tirava o suspense e influenciava as votações
eu votei na requalificacao da morais soares que é onde tenho casa, embora soube entretanto que a CML ja tem projeto de requalificação da rua, portanto agora parece-me um pouco inutil ter votado em algo que já querem fazer