Orçamento Participativo de Lisboa 2017

Esta edição decorre entre 18 de abril e 20 de novembro de 2017, sendo que a fase de Votação decorrerá entre 17 de outubro e 22 de novembro.

Projectos que encontrei relacionados com bicicletas:

#11 - Percurso ciclável alternativo à Av. Almirante Reis

#12 - Percurso ciclável entre o Interface do Campo Grande e o limite do concelho de Lisboa/Odivelas

#13 - Estacionamento para bicicletas

#14 - A Pé ou de Bicicleta - de Palhavã ao Rio Tejo

#31 - Ciclovias na Freguesia de Santo António (campolide, campo de ourique, estrela)

#42 - Criação de uma ciclovia na Avenida Padre Cruz e na Calçada de Carriche

#115 - Ligar a ciclovia de Santos até Belém

A 12 e 42 referem-se ambas a uma ciclovia do terminal do campo grade ao limite do concelho de odivelas, mas não percebi bem a diferença, parece-me que uma quer mesmo pela calçada de carriche e a outra por uma estrada secundária ao lado.
admito que para o meu caso pessoal são as que mais me interessam visto ir todos os dias trabalhar a odivelas e esta parte fazer de metro

edit: o 13 o titulo diz pouco, trata-se de “Construção de espaços cobertos para o estacionamento seguro de bicicletas em vários locais da cidade.”

5 Curtiram

ah, tinha acabado de fazer um post semelhante no forum ao lado.

é fechar um deles e manter o outro

anyway, este ano a votação obriga a registar o número de CC e telemovel antes de votar?

já fiz o registo pelo que já nao consigo testar a votação sem isso

se alguem quiser testar (sem registar antes) é enviar SMS o número 4310 com o número da proposta no texto.

sim, tens de meter o número do CC completo e tens de meter o teu número de telemóvel para receber um código

De onde vêm estas participações todas?

Particulares? Movimentos? São sócios da FPCUB? Da MUBi?

1 Curtiu

é um misto de tudo. o problema é o de sempre, sem uma centralização de votos eles são dispersados e acabam por não vencer… e este ano não será diferente! infelizmente…

Por isso é muito importante que pelo menos nós votemos todos no mesmo.

escreveu:

2 Curtiram

O projecto mais estruturante e que poderia levar muito mais pessoas a ir de Bicicleta para o trabalho e’ a proposta #115 - Ligar a ciclovia de Santos ate Belem

1 Curtiu

A #12 parece-me mais importante porque faz uma ligação muito complicada de fazer de bicicleta que não tem alternativas. A Calçada de Carriche não tem alternativas e é quase uma autoestrada.

2 Curtiram

O que eu faço actualmente é ir de benfica ao campo grande e apanho o metro e saio em odivelas, mas só posso fazer isto porque faço o percurso contrário à maioria das pessoas e as carruagens vão vazias, sei que há uns caminhos alternativos mas ainda não me quis perder à descoberta.

O projecto #12 é considerado local, ao contrário do #42 que é estruturante, o #115 também é estruturante.
Pode-se votar num projecto local e num estruturante, ou seja, pode se votar no #115 e no #12

1 Curtiu

Desculpem, falei no #12 por lapso. Queria me referir ao #42.

#42 “Desenvolvimento do Troço da Rede Ciclável entre o Limite Norte de Lisboa, Calçada de Carriche e o Terminal do Campo Grande através da Avenida Padre Cruz.”

#12 “Implementação de rede ciclável em espaço-canal próprio entre o Interface do Campo Grande e o limite do Concelho de Lisboa em direcção ao Sr. Roubado, através da Av. Padre Cruz, da rede viária local na zona da Ameixoeira e da Calçada de Carriche a partir da Estrada do Desvio.”

Ambos os projectos parecem-me a mesma coisa excepto que o 12 parece-me ser pelo menos em parte por uma via secundária, a tal “Estrada do Desvio”, mas posso estar a perceber mal. também não conheço a tal estrada, não sei dizer se é boa ideia ou não. nestes projectos que listei é o único que é local

1 Curtiu

Pois, é uma pena o #42 e o #12 estarem separados. Representam o mesmo, e potencialmente dividem os votos.

2 Curtiram

Mas não basta passar pela linha do comboio e conectá-la com a já existente junto ao rio?

Miguel a serio que consideras aquele passeio para peoes em Calcada Portuguesa, com zonas pelo meio onde e’ proibido circular de bicicleta, uma ciclovia ?

Para mim era apoiar o:

  • projecto ESTRUTURANTE #115
  • projecto LOCAL #12

Passeio para peões em calçada portuguesa? Não sei ao que se refere. Isso fica mesmo onde? Se calhar estou a fazer confusão.

A ciclovia ribeirinha é o maior aborto cicloviário em Lisboa, de longe. Há zonas fixes, mas além do ziguezague que faz aumentar a distância a percorrer, há pelo menos 4 ou 5 troços (um deles muito longo) que é em calçada portuguesa. Uma vez com um bocadinho de chuva ia malhando (não sei como não malhei mesmo) porque esse piso torna-se extremamente escorregadio, e ia bastante devagar (a afluência de pessoas a isso obriga). Além de 1 onde é proibido circular de bicicleta. Durante muito tempo utilizei diariamente (é sempre melhor do que a quase-autoestrada ao lado), hoje a utilização é mais ocasional, e a calçada que existe em grande parte do percurso é muito perigosa quando molhada.

Aquela ciclovia, quase toda ela, é mandar abaixo e fazer de novo.

3 Curtiram

não é possível ver o numero de votos de cada projecto?

nah, so no final.
isso tirava o suspense e influenciava as votações :stuck_out_tongue:

eu votei na requalificacao da morais soares que é onde tenho casa, embora soube entretanto que a CML ja tem projeto de requalificação da rua, portanto agora parece-me um pouco inutil ter votado em algo que já querem fazer

1 Curtiu

um up só para relembrar que acaba para a semana

1 Curtiu

inacreditavel como os importantes projectos http://op.lisboaparticipa.pt/edicoes-anteriores/58f5daad11d45d00080a3ea5/projetos/59ca45610bfd220008f91336 # http://op.lisboaparticipa.pt/edicoes-anteriores/58f5daad11d45d00080a3ea5/projetos/59c3cf050bfd220008f9074b # http://op.lisboaparticipa.pt/edicoes-anteriores/58f5daad11d45d00080a3ea5/projetos/59c3ce3d0bfd220008f9073a nem 200 votos teem.

Ate’ enviar um SMS custa muito . . . ja’ agora, termina daqui a 3 dias.

1 Curtiu