Pense 2020

“Atualização” e o desenvolvimento da estratégia nacional para a segurança rodoviária
https://dre.pt/application/conteudo/107524708

2 Curtiram

entre outros tesourinhos:

"A15.67. Desenvolver campanhas dirigidas aos utilizadores
de velocípedes alertando para os comportamentos de
risco, incluindo a não utilização dos equipamentos de
proteção, e dirigida aos condutores de veículos automó-
veis com enfoque na interação com os utilizadores de
velocípedes, tendo em consideração, nomeadamente,
a dimensão de género.
Entidade responsável: ANSR
Entidades envolvidas: ACP, GNR, Municípios PSP

A15.68. Garantir o cumprimento das regras por parte
dos utilizadores de velocípedes através de medidas
de fiscalização dirigidas para os comportamentos de
alto risco, como seja o desrespeito da sinalização semafórica
e a não utilização de iluminação.
Entidade responsável: GNR, PSP
Entidades envolvidas: ANSR"

1 Curtiu

Ya ya, já estou a ver o Barbosa a dizer aí para a malta para darem espaço e terem cuidado quando passam por bicicletas :joy:

1 Curtiu

@core, não nos devíamos pronunciar acerca disto?

1 Curtiu

Sobre o ACP ser uma entidade envolvida na Acção 15, e nenhuma organização defensora, ou representante, de utilizadores de bicicleta ser? Sobre toda a Acção 15? Ou sobre todo o PENSE?

1 Curtiu

Sobre todo o PENSE creio que não seja altura para isso. Mas relativamente a estas medidas e ao não envolvimento das associações defensoras da mobilidade em bicicleta, parece-me pertinente um comunicado da MUBi. É surreal o ACP estar metido nisto.

2 Curtiram

Podes redigir um primeiro esboço este fim de semana?

2 Curtiram

Eu acho q deve ser sobre toda a Acção 15: ‘Programa de protecção aos utilizadores de velocípedes’:
http://forum.mubi.pt/uploads/default/original/2X/c/cece97d182fb434b01b9058d1981cf2c2cd794e5.png
… talvez dizer q continuam a colocar o ónus da responsabilidade de se proteger do perigo causado pelos veículos motorizados nas potenciais vítimas, os utilizadores de bicicleta, e não nos condutores desses veículos perigosos (há uma maneira mais fixe de escrever isto)
E isso, de q a MUBi considera inadequado q nesta acção de protecção aos utilizadores de bicicleta esteja envolvida uma organização representante de condutores de automóveis e não esteja nenhuma organização defensora, ou representante, de utilizadores de bicicleta. E q fortemente sugerimos q seja adicionada.

@pmmsanches, podias tu avançar com um draft para o texto?
(relativamente à 1ª parte, talvez possas ir buscar uma parte do q enviámos aquando do período de discussão pública do PENSE)

2 Curtiram

Durante o fim de semana não terei tempo para pegar nisto. Só a partir de segunda-feira.

2 Curtiram

eu acho que deviamos focar em 2 coisas do 15.67

falarem em equipamento de segurança, que não sendo obrigatório não faz qualquer sentido haver campanhas de sensibilização sobre isso.

e estar lá a acp, e nenhuma associação ligada às bicicletas. acho que até podiamos aproveitar para meter umas quotes do barbosa para mostrar pq o acp nunca lá evia estar a ser consultado, se calhar perguntando se é essa a visão do ministério, nomeadamente aquela dos “peões se atirarem para as passadeiras”, o top do victim blaming

o 15.66 n parece ter nd de mal, o 15.68 é mais duvidoso, mas certamente no documento há medidas semelhantes para os popos, mas estar lá 1 associação de bicicletas n era mal jogado

4 Curtiram