«Artigo 82.º
Utilização de dispositivos de segurança
(…)
5 - Os condutores e passageiros de velocí-
pedes com motor e os condutores de trotinetas
com motor e de dispositivos de circulação com
motor elétrico, autoequilibrados e automotores
ou de outros meios de circulação análogos devem
proteger a cabeça usando capacete devidamente
ajustado e apertado. »
@Freire por favor, esta discussão esta a consumir recursos que podiam ser melhor aproveitados noutros lados.
Não podemos acordar deixar isto a marinar 6 mesitos? 1 ano?
Cada um vai fazendo o seu caso, com estudos novos, se calhar umas contagens e tal, enfim, acho que com os dados existentes ninguém vai convencer o joão, e muito meno ao contrário
Pode ser?
É que eu já nem leio, só vejo que há 20 ou 30 mensagens novas, mas custa-me ver toda a gente a perder tempo.
Que tal? vamos antes falar de best pratices de cruzamentos de ciclovias, sobre as viragens à direita com vermelho, etc.
Em particular se forem daqueles com reflectores, luzes ou cores fluorescentes tornam-me mais visível e a pala cria uma sombra sobre os olhos que facilita a visão.
por mim usa à vontade, não sei se é preiso uma declaração ou se mais alguém se quer pronunciar ^^
não venhas é com o “é só vantagens” se estamos a discutir ali ao lado
(Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?),
que por teres capacete, em média, os carros vão ter menos cuidado contigo (por vários motivos)
@Freire tens razão que a média só não diz muito. o gajo também escreve isto
“Drivers, at least in the UK, were up to twice as likely to drive too close to Dr Walker when he wore his helmet.”
“He was hit twice - both times while wearing a helmet.”
não sei o que ele considera “too close”, se são 50cm, se é menos, mas presumo que não venhas agora dizer “twice as likely” é praticamente irrelevante xDDD
Acho q tinha dito q não escrevia mais nada neste tópico, mas aqui fica:
@Freire, @Three, leiam as merdas, em vez de andar neste roça-roça.
O artigo do The Guardian aborda o assunto sobre várias perspectivas, e tem referência a vários estudos q poderão procurar e explorar melhor.
Seja como for em Portugal o número de pessoas a pedalar é de tal forma reduzido na maior parte do território nacional que não existe o “safety by the numbers”…
A situação é ideal para a inclusão da obrigatoriedade do uso do capacete juntamente com uma campanha “agressiva” sobre os benefícios do uso da bicicleta no dia a dia apresentando pessoas de capacete…
AHAHAHAH na página do facebook queremos ter acesso aos dados para ver os pontos extremos, porque de facto a média (mesmo com desvio padrão) pode esconder algumas coisas
mas aqui que temos acesso a tudo o que interessa são os gráficos AHAHAH
grandes cambalhotas
e sim, para termos safety by the numbers é começar a obrigar à utilização de capacete, australian style, aquela porra lá resultou muita bem
eu já suspeitava, o joão vê tudo de pernas para o ar
mas numa coisa tem toda a razão, 100%, a opinião de uma só pessoa é irrelevante, e é isso que o joão é aqui. infelizmente faz mais barulho que o resto do forum nestes assuntos =/
É um artigo esclarecedor. Obrigado Rui.
A OCDE tem estudos abrangentes sobre o uso da bicicleta, de variadíssimos pontos de vista, económico, social, de saúde pública, de segurança, etc.
A OCDE, com anos de estudos sobre políticas de incentivo à utilização das bicicletas não incluiu a obrigatoriedade da utilização do capacete entre as recomendações aos Governos.
O número de pessoas a andar de bicicleta em Portugal é muito inferior ao que se verifica na Austrália.
Seja como for na Austrália a redução do número de pessoas a andar de bicicleta não se pode imputar à obrigatoriedade do uso do capacete pois não se perguntou porque carga de água as pessoas tinham deixado de andar de bicicleta. Uma das razões expressas para a redução do número de pessoas a pedalar prende-se com o envelhecimento da população.
A CTC, que agora mudou de nome para Cycling UK e que é uma espécie de FPCUB, parceira do governo britânico nestas matéria publicou há uns anos uma análise das provas (evidences) e estudos existentes em relação ao capacite.
By contrast, the risks of cycling are not exceptionally high, and are very small relative to the
health benefits. You are in fact as likely to be killed in a mile of cycling as in a mile of walking.
The Government has endorsed estimates that the health benefits outweigh the risks of cycling
on Britain’s roads by a factor of 20:1 (n.b. estimates from other countries place this ratio higher
still)
Tal não se pode transpor para Portugal uma vez que em Portugal o número de mortes e feridos graves por 1000 utilizadores de bicicleta é substancialmente maior do que por 1000 automobilistas…
o gajo fala em walking e tu em automobilistas… ta certo.
tens dados para essa dos 1000?
e sim, já todo a gente percebeu que se caires o capacete ajuda, o que estamos a tentar explicar prai há 300 comentários é que existem consequências negativas de usar capacete, em que a preocupação dos outros contigo é apenas uma delas.
no teu próprio link…
"In the countries where bike helmets are compulsory there has been no reduction in bike injuries whatsoever.
“I see lots of people in bike accidents and these flimsy little helmets don’t help.”
A previous study by the University of Bath claimed cyclists who wear helmets are more likely to be hit by overtaking vehicles.
eu começo sinceramente a pensar que tu quando chega a parte que não gostas nem absorves o que lá está, se não porque mostrar esse link em que tantas opiniões vão contra a tua xD