Porque faz sentido andar de bicicleta sem capacete

A opinião de uma pessoa é irrelevante…

Seja como for em Portugal o número de pessoas a pedalar é de tal forma reduzido na maior parte do território nacional que não existe o “safety by the numbers”…

A situação é ideal para a inclusão da obrigatoriedade do uso do capacete juntamente com uma campanha “agressiva” sobre os benefícios do uso da bicicleta no dia a dia apresentando pessoas de capacete…

O importante são os gráficos…

Em que posição na via ia ele quando sofreu os toques?

Com certeza não ia junto à berma.

Como já lhe provei através do estudo que referiu é mais importante o local na via em que vai o ciclista do que se usa ou não o capacete.

Separar as duas coisas é falacioso…

Também já lhe provei que se for junto à berma é irrelevante se usa ou não o capacete

AHAHAHAH na página do facebook queremos ter acesso aos dados para ver os pontos extremos, porque de facto a média (mesmo com desvio padrão) pode esconder algumas coisas

mas aqui que temos acesso a tudo o que interessa são os gráficos AHAHAH

grandes cambalhotas

e sim, para termos safety by the numbers é começar a obrigar à utilização de capacete, australian style, aquela porra lá resultou muita bem

eu já suspeitava, o joão vê tudo de pernas para o ar :wink:

mas numa coisa tem toda a razão, 100%, a opinião de uma só pessoa é irrelevante, e é isso que o joão é aqui. infelizmente faz mais barulho que o resto do forum nestes assuntos =/

2 Curtiram

É um artigo esclarecedor. Obrigado Rui.
A OCDE tem estudos abrangentes sobre o uso da bicicleta, de variadíssimos pontos de vista, económico, social, de saúde pública, de segurança, etc.

A OCDE, com anos de estudos sobre políticas de incentivo à utilização das bicicletas não incluiu a obrigatoriedade da utilização do capacete entre as recomendações aos Governos.

http://www.oecd.org/greengrowth/cycling-health-and-safety-9789282105955-en.htm

3 Curtiram

Os gráficos apresentam a informação toda…

No caso do facebook não há nada tangível…

O número de pessoas a andar de bicicleta em Portugal é muito inferior ao que se verifica na Austrália.

Seja como for na Austrália a redução do número de pessoas a andar de bicicleta não se pode imputar à obrigatoriedade do uso do capacete pois não se perguntou porque carga de água as pessoas tinham deixado de andar de bicicleta. Uma das razões expressas para a redução do número de pessoas a pedalar prende-se com o envelhecimento da população.

Felizmente não sou o único a pensar como eu…

Você é que vê apenas o que lhe convém.

O que não lhe convém pura e simplesmente ignora…

Um estudo recente sobre as vantagens do capacete…

A CTC, que agora mudou de nome para Cycling UK e que é uma espécie de FPCUB, parceira do governo britânico nestas matéria publicou há uns anos uma análise das provas (evidences) e estudos existentes em relação ao capacite.

Aqui está o link:
cycle-helmets-evidencebrf.pdf (426.9 KB)

A MUBi tem uma tradução para português deste estudo que estou neste momento a rever e que publicarei aqui.

2 Curtiram

No documento pode ler-se:

By contrast, the risks of cycling are not exceptionally high, and are very small relative to the
health benefits. You are in fact as likely to be killed in a mile of cycling as in a mile of walking.
The Government has endorsed estimates that the health benefits outweigh the risks of cycling
on Britain’s roads by a factor of 20:1 (n.b. estimates from other countries place this ratio higher
still)

Tal não se pode transpor para Portugal uma vez que em Portugal o número de mortes e feridos graves por 1000 utilizadores de bicicleta é substancialmente maior do que por 1000 automobilistas…

o gajo fala em walking e tu em automobilistas… ta certo.

tens dados para essa dos 1000?

e sim, já todo a gente percebeu que se caires o capacete ajuda, o que estamos a tentar explicar prai há 300 comentários é que existem consequências negativas de usar capacete, em que a preocupação dos outros contigo é apenas uma delas.

no teu próprio link…

"In the countries where bike helmets are compulsory there has been no reduction in bike injuries whatsoever.

“I see lots of people in bike accidents and these flimsy little helmets don’t help.”

A previous study by the University of Bath claimed cyclists who wear helmets are more likely to be hit by overtaking vehicles.

eu começo sinceramente a pensar que tu quando chega a parte que não gostas nem absorves o que lá está, se não porque mostrar esse link em que tantas opiniões vão contra a tua xD

2 Curtiram

Eu comparo a perigosidade de pedalar com a perigosidade de andar de bicicleta.

Com toda a certeza há mais ciclistas a morrer ou a sofrer ferimentos graves por 1000 utilizadores de bicicleta do que por 1000 peões…

Refere-se ao estudo que tu colocaste…

Tens aqui muito com que te entreter…

pois, comparações parvas como sempre :wink:

yaya, a australia não se pode comparar com pt, e mandas dados dos states xD

2 Curtiram

Automobilistas???
Tu a leres as fontes…

2 Curtiram

Queria dizer Eu comparo a perigosidade de pedalar com a perigosidade de andar de carro.

Enganei-me, posso?..

Leia, muito instrutivo…

Já referi que me enganei a escrever

1 Curtiu

:grinning: não circulo em vias onde existam automóveis, os condutores Tugas não têm formação para conviver com ciclistas na estrada.

Mais um artigo

2 Curtiram

Que tal fechar um destes 2 topicos sobre o capacete, e meter no ultimo post link para o outro?
( Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

podem manter activo o que tem mais posts p.ex. se não é uma confusão

2 Curtiram

Isto é como os anti-vacinas, os anti-leite, os anti-açúcar, deve estar na moda ser anti-qualquer coisa. Mas para todos eles, serão todos anti-xxx até ao momento em que precisarem …

aii xD juntar anti-leite e anti-vacinas na mesma frase não sei se faz muito sentido ^^

mais on-topic, que acham da sugestão de fechar este topic (que tem menos respostas)

e concentrar esta discussão neste: Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

1 Curtiu

Sim, parece-me boa ideia. Vou fechar este tópico.

A discussão continua no Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

2 Curtiram

E anti-ciclista também

1 Curtiu