Porque faz sentido andar de bicicleta sem capacete

Claramente não entende que deve ser feita uma análise custo/benefício. Qual a relação custo/benefício de se obrigar um operário de um estaleiro a usar capacete, e qual a relação custo/benefício de se obrigarem ciclistas a usar capacete?

E não, evitar uma morte não chega.

1 Curtiu

Portanto andar de bicicleta só faz transpirar a cabeça :smiley: Hilariante!

Quanto aos óculos, se não os usar pode levar com um insecto no olho e ficar com uma lesão na córnea, mas isso é consigo!

Sim evitar uma morte chega, mas já percebi a sua postura economicista e por isso estamos conversados.

Portanto e atendendo a uma estatística aqui publicada em que 46 % dos acidentes com velocípedes ocorrem por despiste e portanto sem envolvimento de terceiros, explique-me de que forma a iluminação e reflectores obrigatórios previnem esses despistes e de que forma um capacete é totalmente inútil num ciclista que cai sozinho?

Não chega, porque provavelmente morrerão mais pessoas devido à diminuição (ou à não progressão) do uso da bicicleta, do que as que se salvam com o capacete. Leia.

1 Curtiu

Isso é esticar muito a corda com projecções muito falíveis, quase de âmbito astrológico.
Mas para quem quer estatísticas aqui tem muitas:
http://www.helmets.org/stats.htm

Alguns extractos:
""""""""""""""""""
Bicycle lanes and helmets may reduce the risk of death.

Almost three-quarters of fatal crashes (74%) involved a head injury.
Nearly all bicyclists who died (97%) were not wearing a helmet.
Helmet use among those bicyclists with serious injuries was low (13%), but it was even lower among bicyclists killed (3%).
Only one fatal crash with a motor vehicle occurred when a bicyclist was in a marked bike lane.
"""""""""""""""""""

Portanto se não querem usar não usem, mas o risco é vosso !

Aleluia!! Obrigado Capitão!

7 Curtiram

Este é um site pró capacetes, logo com estatísticas que convêm, prefiro algo independente.

1 Curtiu

Se malhar de cabeça, estou mais protegido se tiver capacete… boa. Desconhecia…

Então e a quantidade de vezes que se malha? Não conta? É preferível ir 50 vezes ao chão com capacete, que 1 sem capacete?

Troll @Three: "Every person who skips a bike ride in New York City because they don’t want to strap a foam buoy to their heads makes cycling just a little less safe for all of us. You don’t need to wear a damn helmet. You need to ride your bike, because that’s what actually makes a difference."
http://gothamist.com/2017/01/19/helmets_bike_nyc_cyclists.php

3 Curtiram

Eu nunca uso capacete. Excepto quando faço BTT.
Mas ao meu filho de 7 anos, obrigo.

Ps- estao 4º la fora, mas vou pegar na minha bc dobravel para ir trabalhar. com luvas, sim.
:grin:

3 Curtiram

2C em Setubal… Sou do seu clube da luvas :smile:

Quando está frio, menos de 10° também uso luvas.

Parece-me suficientemente independente, ou inventaram estatísticas só para chatear ? Não me parece

Parece-me óbvio que se tiveres algo entre a cabeça e a rocha onde vais dar a cabeçada os danos serão ÓBVIAMENTE menores. Mas parece que continua a existir quem ache que um cubo e uma esfera são a mesma coisa, por isso albarde-se o burro à vontade do dono :smiley:

1 Curtiu

Ninguém contesta esse facto. Todos sabemos disso e concordamos com essa constatação.

O problema está em perceber que “usar capacete” e “obrigar a usar capacete” são duas coisas completamente distintas com consequências ainda mais díspares.

1 Curtiu

Como já foi explicado várias vezes, por aqui preferimos não cair do que andar protegidos da cabeça aos pés. Mas cada um faz a sua opção.

Creio que cair não seja um acto deliberado e previsível tal como qualquer acidente com qualquer veículo senão não se chamava “acidente” e poderíamos dispensar tudo o que se relaciona com serviços de urgência.

Infelizmente e como o mundo real não funciona assim, e tendo de viver com a imprevisibilidade convém adoptar medidas preventivas que minimizem as consequências de acidentes e quedas.

1 Curtiu

Sim, mas eu não quero usar o capacete nas minhas deslocações diárias, posso?

1 Curtiu

Não sou eu que vou obrigar coisa nenhuma, por isso à vontade