Porque faz sentido andar de bicicleta sem capacete

http://economiapt.com/imposto-tabaco-portugal/

Por mim acho óptimo,

Avance com as medidas para a assembleia da república

Há-de haver algum grupo parlamentar que o oiça

Eu não quero que me ouçam sobre isto. Assim como não quero que ouçam ninguém sobre o uso do capacete obrigatório pelos ciclistas. São tão ridículas umas como outras, mas as dos capacetes conseguem ainda ser (algumas ordens de grandeza) piores!

1 Curtiu

É o seu ponto de vista…

Não o partilho, em especial para crianças e jovens.

Relativamente a esses só acho estranho não ser obrigatório o uso há muito…

Eu não acho estranho. É apenas porque não existe um motivo lógico para tal. Por esse ponto de vista não se deixariam as crianças sair à rua para não se constiparem, saírem da escola sozinhas e atravessarem uma passadeira, etc… Esse alarmismo é típico de sociedades paranóicas e que são mantidas em permanente estado de alarmismo e de MEDO.

Comparemos o número de acidentes em crianças que são atropeladas perto da escola e o número de crianças com traumatismo craniano devido a uma queda de bicicleta. Proíbem-se logo as crianças de sair de casa!

3 Curtiram
1 Curtiu

O motivo lógico é o número de crianças que vão parar às urgências dos hospitais devido a traumatismos cranianos que em mais de 70% são evitáveis pela utilização do capacete

Há legislação relativamente à circulação próxima das escolas que se for cumprida estes atropelamentos não acontecem.

Ao passo que não há legislação nenhuma que proteja as crianças utilizadoras de bicicleta de sofrerem um traumatismo craniano evitável em mais de 70% dos casos

Eu tenho mais que fazer do que estar neste diálogo inútil…

Não, não vou. Tenho outras coisas mais importantes que fazer do que andar preocupado com falsos problemas.

2 Curtiram

Este comentário abusivo foi há mais de uma dezena de comentários atrás, o TROLL-i-tar do capacete neste, e outros forums, parece mesmo uma situação patológica que não leva a lado nenhum.

Com ruas e estradas mais civilizadas, como esta fotografia que o @apsmcruz tirou da Avenida Marginal quando tomada por uma Massa Crítica, mostram um caminho que comprova resultados muito positivos, a segurança pelos números (como o gráfico do @Rui mostrou anteriormente) , e não o argumento patológico de obrigar as pessoas a andarem com blindagem -que só reduz o n.º de utilizadores- resultando em efeitos contraproducentes como se verifica onde é mais usado e obrigatório.

3 Curtiram

Não é um ponto de vista! São grandezas mensuráveis!
E, já agora, também não há legislação que proteja uma criança do fumo passivo dos pais fumadores dentro da sua própria casa!

1 Curtiu

O que é mensurável é que em caso de acidente o risco de morte ou ferido grave é 4 vezes superior a andar de bicicleta do que a andar de carro e parte dele é evitável com o uso de capacete.

O que interessa é aumentar o número de pessoas a pedalar mas em segurança e o capacete é uma ferramenta de grande importância nessa segurança.

O que interessa é o número de ciclistas que existem em Portugal hoje em dia é reduzido, o que torna perigoso andar de bicicleta, o que mais que comprova a necessidade do uso de capacete.

E já agora, você insulta-me ao chamar-me de troll e isso para si não é abusivo ao passo que eu não o insultei ao considerar como cretino este tópico…

Relativamente às crianças já se tentou fazer legislação relativamente ao fumo dentro dos carros mas não passou.

Relativamente às crianças fumadoras passivas dentro de casa, como é que acha que tal poderia ser verificado sem que a constituição portuguesa fosse violada?

Como elemento nos utilizadores de bicicleta, o capacete é uma ferramenta que impede fortemente a utilização da bicicleta, sobretudo em crianças e mulheres:

Fonte: http://www.cyclehelmets.org/1241.html

2 Curtiram

Como propõe para o caso do capacete: proibição universal do consumo de tabaco com penas, no mínimo, semelhantes ao do consumo de drogas leves. Assim ficaria o legislador de consciência tranquila!

Eu não estou a dizer que se proíba isto ou aquilo. Só estou a dizer que, para fazer sentido a obrigatoriedade do uso universal do capacete de bicicleta, mesmo para crianças, seria necessário proibir muitas outras coisas primeiro. Tantas, tantas, que provavelmente a Constituição seria violada. Ou talvez tivesse que ser modificada!

Não consegue usar números mais recentes?

De 1992?

Não sabe que em 25 anos, numa geração, as mentalidades mudam?

Eu, quando era criança, andava sem capacete, os meus amigos andavam sem capacete, e nunca vi ninguém com traumatismos cranianos. Já esfoladelas nos joelhos e braços! Eram tempos violentos! :smiley:

2 Curtiram

A proibição do uso do tabaco teria as mesmas consequências nefastas da lei seca nos EUA na década de 30 do século passado…

A obrigatoriedade do uso do capacete também teria as suas consequências nefastas. De qualquer forma não sei o problema que existe com “quem quiser que use”!

2 Curtiram

Mas que consequências nefastas?

Não me diga que se baseia em “estudos” desactualizados e/ou de recolha de informação mais do que duvidosa?