Porque faz sentido andar de bicicleta sem capacete

Se tiver muito sol acaba por apanhar uma insolação…

Com que então o uso do capacete é uma ideia retrograda…

Essa é para rir, é por causa disso que descura a sua segurança, por considerar o uso do capacete retrógrado?

Antes é que não se usava nada, retrogrado é não usar capacete…

Não, não apanho insolação nenhuma. Nunca apanhei. Quando está sol ando sempre com uma sombrinha aberta na mão esquerda.

Não, não é o uso do capacete que é uma ideia retrógrada. É sim, a obrigatoriedade do uso do capacete.

A minha segurança não é descurada. Eu luto pela minha segurança diariamente sem ter em mente um bocado de esferovite.

2 Curtiram

@Freire, está aqui uma solução que vais gostar, vai salvar vidas e assegura segurança contra tudo e contra todos:

4 Curtiram

Gostei dessa parte de durante o verão protege do sol e durante o inverno da chuva :slight_smile:

Mas diz-me uma coisa: imagina q és o boss da ANSR ou da PRP, tens um orçamento de X com o objectivo de aumentar a segurança rodoviária dos utilizadores de bicicleta, e podes fazer o quiseres, mas apenas uma coisa.
Em q é q aplicas o q tens?

Só algumas hipóteses, mas podes escolher outra:

  • Fiscalização ao incumprimento da lei (Código da Estrada) por veículos motorizados
  • Campanhas de sensibilização para condutores de veículos motorizados
  • Campanhas de sensibilização para o uso do capacete por ciclistas
3 Curtiram

planforbikes.co.uk

3 Curtiram
1 Curtiu

O @Freire ainda não percebeu que há duas maneiras de abordar a questão da segurança na estrada.

Ou diminui-se o número de automóveis em circulação, e o excesso de velocidade praticada assim como outros comportamentos abusivos (nomeadamente o estacionamento ilegal, por exemplo), ou então “escudam-se” as vítimas. Equipamo-las com armaduras.
Quando se denotam tendências em se seguir pela segunda via, é porque há de facto uma enorme má vontade (ou falta dela) no que diz respeito a fiscalizar devidamente as estradas e em deixar de fazer as cidades a pensar no máximo fluxo de carros e o mais despachado possível. Como não se procura restringir o número de armas em circulação ou regular e fiscalizar de forma mais apertada o seu uso, opta-se por equipar as pessoas com coletes à prova de bala.
@Freire, se ainda assim não conseguir perceber que este tipo de políticas ou seguem por um lado, ou seguem pelo outro (mas nunca pelos dois!) então não sei que dizer mais…

4 Curtiram

O pessoal anti-capacete andou muito aterefado.

Tudo depende da verba, atendendo ao que se passou na Austrália relativamente ao número de utilizadores por província está parente que o mais importante para aumentar o uso da bicicleta é criar ciclovias…

Caso a verba não dê para tanto criava uma campanha massiva sobre os benefícios do uso da bicicleta sem descurar a segurança como disse à pouco.

A meio dessa campanha tornava obrigatório o uso do capacete pelo menos para crianças e jovens pelo menos até aos 16 anos.

Eu não tenho nada contra aos automobilistas, ando de bicicleta de forma contínua desde 2003 e noto uma evolução radical no respeito pelos utilizadores de bicicleta principalmente se esses se dão ao respeito…

O que tenho verificado é uma falta de respeito de alguns utilizadores de bicicleta pelos restantes utentes da via…

Já cá faltava o comentário cínico. Demorou mas saiu.

Quando quiser escrever esses preconceitos de novo, pense há quantos anos andam os utilizadores vulneráveis a levar com comportamentos destes.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10211776624875370&id=1361470577

2 Curtiram

Eh pá! Depois de teres escrito a coisa mais acertada q escreveste neste tópico, a cena do capacete proteger da chuva e do sol, pensei q poderias estar aos poucos no bom caminho :confused:

Eu tb detesto q gaj@s de bicicleta desrespeitem outros utilizadores, assim como deteste ver gajos a cuspir para o chão, gente mal educada ou gajos a meter coisas ao bolso no supermercado.
Mas, porra, isso é incomparável a por exemplo pôr pessoas em perigo com uma arma!

É assim tão difícil de entender q acções com possíveis consequências diferentes, devem ser encaradas, tratadas e sancionadas tb de modo diferente???

«Los dos peatones, el ciclista y el automovilista infringían las normas, pero con una notable diferencia: solo uno lo hacía convirtiéndose con ello en un arma mortal»:

Bem, só volto a postar neste tópico caso me engane. Se isso acontecer, por favor chamem-me a atenção.

1 Curtiu

Eu falo da realidade que conheço, a realidade que conheço é que a maior parte dos automobilistas respeitam os ciclistas, coisa que há uns anos não acontecia…

Há algumas excepções, principalmente taxistas, mas é uma minoria. Este ano civil já lá vão 370 km pedalados…

Agora há pessoal de bicicleta que tem um comportamento pura e simplesmente de provocação, houve um que chegou ao cúmulo de abrir a porta de um carro e meter-se com a senhora que estava lá dentro, filmou a cena e partilhou-a como se tivesse a fazer algo espectacular, há quem não tenha sentido da decência. Esse tipo de comportamentos é lamentável e vai dificultar o relacionamento com os outros utilizadores da via…

E eu falo da realidade que conheço. A realidade que conheço é que a maior parte dos utilizadores de bicicleta em meio urbano respeitam os automobilistas, coisa que há uns anos não acontecia (porque praticamente não existiam utilizadores urbanos em bicicleta?)…

Há algumas excepções, principalmente em utilizadores urbanos de bicicleta que ainda têm pouca experiência a deslocar-se de bicicleta pela cidade e ainda não assimilaram todos os conceitos associados ao seu uso.

Quando se leva uma razia, às vezes perdem-se as estribeiras. Não é que fizesse o mesmo, mas às vezes dá vontade. Principalmente quando se tenta chamar a atenção da pessoa para a burrice que acabou de fazer e pura e simplesmente essa pessoa nem se digna a olhar e até vira a cara num acto de desprezo. Mas talvez o @CapitaoBina o possa esclarecer um bocadinho melhor acerca dessa situação.

1 Curtiu

@CapitaoBina, É contra comportamentos como o seu me me insurjo,

Você é um descalabro em termos de civismo e com as suas parvoíces em duas rodas o que faz é destruir o respeito que os utilizadores de carros têm vindo a ganhar pelos ciclistas.

Com as suas atitudes provocatórias põe em causa a vida dos restantes utilizadores de bicicleta

Não estou à espera que perceba, porque com as atitudes que tem não me parece que perceba a diferença entre respeito pelos outros de subserviência…

Esta mensagem tem que ser editada quanto antes!
A linguagem é inaceitável

1 Curtiu

Quem faz razias como as que mostro no meu canal, mostra que não tem respeito por ciclistas. Para ti, a culpa de uma razia é do ciclista porque não estava na berma, ou num passeio ou numa ciclovia próxima. É sempre a culpa do ciclista por não usar colete de alta visibilidade ou capacete. É sempre a culpa do ciclista por ousar sair de bicicleta.

Toda a gente percebeu que tu és daqueles que come e cala. Tudo bem. Continua assim.

2 Curtiram

@CapitaoBina, a tua mensagem anterior a esta é extremamente ofensiva e insultuosa. Foi sinalizada por mais utilizadores do forum. Até editares está invisível.

Peço-te (como moderador), e o mesmo se aplica a todos no forum para manterem as discussões num tom cordial. É possível discordarmos sem recorrer ao insulto ou conteúdos ofensivos. Agradeço-te esse cuidado.

2 Curtiram

Então fica assim, invisível.

Se você andar em estrada na berma ou em cima do risco essas razias não ocorrem…

Eu ando dessa forma nessas circunstâncias e verifico que os automobilistas têm respeito por mim e nunca me sujeitaram às razias que você apresenta

Eu preso a minha segurança e nunca a colocaria na mão dos automobilistas como você faz.

Como disse à pouco, a sua conduta põe em causa o respeito que os automobilistas têm pelos utilizadores de bicicleta, o que põe em risco a segurança dos restantes utilizadores de bicicleta

Mas se a descer consigo igualar a velocidade dos restantes utentes da via também ocupo a estrada toda sem ninguém me chatear, por exemplo a descer a Estrada da Pimenteira em Monsanto…

Comentário patético.
Vou só deixar isto aqui: Condutor atropela ciclista e foge - Portugal - Correio da Manhã

2 Curtiram