Registo de bicicleta

Ora vivas
Mais uma duvida existencial…
existe alguma coisa do género em portugal?
https://www.biciregistro.es/esp/index.php
Se não, não devia ser uma iniciativa de uma das federações nacionais, eventualmente a que tiver o estatuto de utilidade publica? (se é que alguma a tem)
Existe alguma entidade europeia que una estas informações?

encontrei este também
http://singletrackworld.com/forum/topic/registering-your-bike-bikesheperd-bikeregister-immobilise-datatag
com a TAG pedalfilos (registered pedalphile) … não sei se ria se chore…

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é uma boa questão… desconheço que exista.

Enviei um mail para as dias instituições apelidadas de “Federação”… vou aguardar a reacção destas e analisar o tempo de resposta etc.

Receio que, infelizmente, a sua iniciativa não venha a ter receptividade junto dos organismos oficiais. O registo de bicicletas teria a vantagem de reduzir drasticamente os roubos (em operações stop poderia ser verificada a propriedade do veículo, coisa que a factura de compra não pode provar em caso de vendas subsequentes) e caso o número/código de registo fosse afixado em local visível (escoras, cubo, espigão do selim…) também serviria para desmotivar ou denunciar manobras ‘arriscadas’ e trangressões, contribuindo assim para uma melhor aceitação da bicicleta como meio de deslocação suave. Mas claro que aparece logo quem diga que o registo seria um factor dissuasor, que era mais um incómodo ou despesa (no entanto estão dispostos a comprar bicicletas de 3 ou 4 mil euros), que não se usa e etc e tal. É como quando falamos em exame de condução para ciclistas, que na sempre tão elogiada Holanda abrange anualmente 150.000 ou mais jovens candidatos; os ciclo-jihadistas em Portugal vêm de imediato silenciar a sugestão ou desviar a conversa. As Federações não devem estar para aí viradas, mas devemos ter esperança. Desejo-lhe boa sorte com a iniciativa.

Obrigado pela resposta.
De facto ainda ninguém me respondeu das tais instituições…
Uma base de dados na net, custa uma treta.
O verdadeiro problema é o enquadramento legal, e por isso deveria ser a entidade com o estatuto de utilidade publica, ou mesmo o ministério da Administração Interna a forçar o aparecimento da coisa.
Infelizmente, o custo, sabemos que seria exorbitante e desproporcionado.
Talvez uma iniciativa privada, que mais tarde fosse aceite e partilhada pelas principais marcas e lojas… talvez pudesse dar uma ajuda.
A questão dos exames, não me vou alongar. Mas nesta fase parece-me completamente irrelevante para o panorama actual. Há tanto para fazer antes disso…

Claro que teria de haver legislação (veja, por exemplo, a dúvida ou relutância que alguma polícia tem em aceitar vídeos que mostram automobilistas em condução perigosa ou que provocam acidentes com ciclistas), mas talvez os municípios, alguns deles empenhadíssimos em criar ciclovias/ciclofaixas, pudessem dar o exemplo, embora isso exigisse articulação com a fiscalização policial para a necessária partilha das bases de dados. Mas é uma questão que algumas organizações pró-ciclistas podem propor às Câmaras Municipais. Afinal se são representativas, terão acesso facilitado, pelo menos para apresentar propostas. As minhas felicitações pela sua ideia.

As coisas em Portugal estão a mudar. Tenho feito denúncias ao abrigo do ponto 5 do artigo 170 do nosso código da estrada apenas com recurso a fotos/vídeo e a polícia tem autuado alguns dos condutores.

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Boa noite, Nuro! Como você diz e bem: “…e a polícia tem autuado alguns dos condutores”. E eu de facto referi: “… alguma polícia”, pois como certamente já leu, há por aqui várias declarações de utilizadores de bicicleta a testemunharem que alguns polícias (e não só), talvez por deficiente (in)formação, ‘acham’ que isso de vídeos é prova não regulamentada, pelo que se mostram relutantes em aceitá-la. Alguns, portanto.
E como estamos de acordo, repare que cliquei no mimoso-coraçãozinho-rosa :wink:

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(voltando ao assunto em questão)
Já recebi uma resposta muito vaga da FCUP
falam do sistema americano, mas não suponho que os americanos tenham uma tecnologia diferente das dos restantes, por isso assumo que se refere ao modelo de dados ser privado e não publico…

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Olá Paulo,
Por curiosidade fiz uma breve busca e encontrei este website brasileiro: https://bikeregistrada.com.br/
É uma entidade privada. Pode ler as funcionalidades que eles anunciam. Talvez lhe dê algumas ideias…
Seria algo parecido que sugeria para Portugal?
Aparentemente, como o registo é voluntário e a consulta é aberta (talvez só para aderentes, confesso que não li tudo…), as ‘autoridades’ não têm nada a ver com o assunto, embora me pareça claro que o registo permite provar a propriedade de uma dada bicicleta, qualquer que seja a finalidade legal. Se isso no nosso país necessitaria de legislação por causa da protecção de dados, é assunto para juristas (e mesmo assim não será qualquer um, parece-me).
LB

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