Registo de sinistralidade_ciclistas

http://www.ansr.pt/Estatisticas/FichasTematicas/Documents/2015/VELOCIPEDES(FT%2030d)_18jan17.pdf

Este relatório,que se reporta ao período 2010-2015, fala de uma campanha de sensibilização a condutores de automóvel e de velocípedes, apresentando um folheto “estranhamente” focado na responsabilidade do ciclista “guia do condutor de velocípede”…

Alguém teve contacto com tal campanha e/ou viu esse folheto?

Saudações!

2 Curtiram

o guia do condutor de velocípede:

http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviaria/Publicacoes/Documents/GUIA%20CONDUTOR%20VELOCÍPEDE.pdf

Obrigada! :slight_smile:

Boa tarde Vera e obrigado.
O documento que indica é talvez o mais objectivo de quantos até hoje li sobre os resultados da má convivência entre ciclistas e restantes utentes da via pública.
Muito se fala neste fórum sobre acidentes, culpas de uns e de outros, capacetes sim-ou-não, más infraestruturas e falta de formação e civismo de (quase) todos os intervenientes.
Mas eis que há dados objectivos que merecem ser analisados com muita profundidade e isenção!
Não acho assim tão estranho que apresentem o tal folheto, pois aos condutores de veículos motorizados exige-se formação sobre o código da estrada. Quem for fazer a sua habilitação terá pois obrigatoriamente de conhecer as alterações da legislação respeitante a ciclistas e quem for renovar a carta terá (deveria) de demonstrar conhecimentos actualizados, pois as alterações nalguns casos foram significativas.
Como aos ciclistas em Portugal, como sabemos, não é exigido qualquer exame teórico e/ou prático (como se faz, por exemplo, na sempre tão badalada Holanda), um folheto específico caso seja distribuído de forma eficaz e acompanhado de campanha nos media, é sem dúvida útil!
De igual modo, um folheto com as alterações (mesmo que só da parte da legislação modificada no que respeita aos ciclistas), deveria ser entregue de forma generalizada aos condutores de ligeiros, pesados e motociclos e igualmente divulgada através dos media.
Parece-me que se deveriam tirar ilações, sem preconceitos, dos dados deste documento.
Há aqui no fórum pessoas bem qualificadas que se têm manifestado frequentemente sobre esta questão dos acidentes, que agora, face aos números, podem dar uma boa ajuda e apresentar sugestões práticas.
Pelo que li no documento, poderemos contar com apoio da ANSR, o que é uma boa notícia!

1 Curtiu

De nada!

Sem dúvida, muito se poderá analisar a partir deste documento, de modo a lançar recomendações e/ou articular ações.

Parece, justamente, que faltou ou terá faltado uma divulgação específica a condutores de outros veículos e ainda aos peões. Era isso que criticava ao ironizar sobre o foco do folheto disponível serem apenas os/as ciclistas.

Saudações!