E não esquecer que há praticamente o mesmo número de casas ocupadas que carros
Eu penso e repenso nestas coisas e fico cada vez mais boquiaberto. O IMI é um imposto super injusto! Que gastos tem o Estado em eu ter uma casa? Já paguei, no preço que pago pela habitação, o terreno, os obreiros, os materiais, as canalizações e muito mais. Quanto muito no IMI (uma parte reverte para as autarquias) estou a pagar os passeios junto à porta do prédio, que a autarquia tem que realizar. Já para saciar o automóvel o Estado gasta milhares de milhões por ano em autoestradas, itinerários, estradas nacionais e municipais, mas o Estado é muito mais brando na coleta fiscal ao automóvel, do que é à habitação. Totalmente injusto e incompreensível no meu entender.
Deve ser isto:
@joaopferreira, coloquei este teu post no meu Facebook e um amigo meu escreveu isto:
“É o que se chama de selecção de informação… (ou, na versão menos simpática, desonestidade informativa):
IMPOSTO S/ PRODUTOS PETROLÍFEROS (ISP) 2 310 527 736
IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO 314 800 073
IMPOSTO SOBRE VEÍCULOS (ISV) 559 475 270
FSA: IMPOSTO S/ PRODUTOS PETROLÍFEROS (ISP) 732 600 001
IVA sobre impostos 828 598 692
Total: 4 746 001 772
(nota: não tenho a certeza que o ISP dos FSA são adicionais, mas creio que sim)”
É verdade que nem todos os produtos petroliferos são combustíveis rodoviários.
O que mais me espanta é este valor ser tão alto, de tudo o que está ligado ao automóvel.
Que te parece?
Boas Herculano
cita ao teu amigo esta ligação que esclarece logo todos esses embustes
http://www.veraveritas.eu/2014/02/saldo-automobilista-estado.html
abraço
João Pimentel Ferreira http://joãopimentel.eu
Já agora pergunta ainda ao teu amigo quanto rende o IVA a 23% na
eletricidade e todos os outros impostos que se pagam nas faturas da luz, da
água e no gás.
João Pimentel Ferreira http://joãopimentel.eu
Olá @joaopferreira,
Eu até quero acreditar nos teus números, mas o teu link não esclarece as contas que o amigo do @Herculano_Rebordao fez. E, de facto, tanto quanto sei, existe uma situação de dupla tributação que, por princípio, é um escândalo!
Já agora, o que é o FSA?
Nem todos os produtos petrolíferos são combustíveis rodoviários, nem todo o combustível é para a rodovia. Há muita locomotiva a diesel, bem como navios. Além disso, também há os combustíveis aeronáuticos que devem valer uma fatia significativa dessa receita de ISV e FSA(?).
abraços
RF
olá @ricferr
Os números do amigo do Herculano citam apenas o total que os automobilistas(!) pagam de impostos, mas a minha ligação esclarece que esse valor não cobre as externalidades do setor rodoviário, mais os custos que o Estado tem com o sistema rodoviário.
Na comparação com a habitação, também não coloquei o que cada família paga de impostos na luz, água, ou nas diversas utilizações da habitação, coloquei apenas IMI e IUC que são impostos que incidem unicamente sobre o património, um habitacional, o outro automóvel.
A CP não paga ISP, e a navegação área e marítima também não:
É um facto que 99,3% dos transportes (dados 2005) se movem a derivados do petróleo. Um valor “assustador” e que revela que temos um longo caminho pela frente.