Testei finalmente a bicicleta dobrável B’Twin hoptown 500, com assistência eléctrica, à venda exclusivamente nas lojas Decathlon.
A viagem foi curta, mas o suficiente para testar o que queria.
para um lado, a descer, na volta, obviamente… sempre a subir.
Apesar da inclinação, o que notei mesmo foi o sacana do vento. (a coisa estava agreste por estes lados)
A posição é bastante confortável, e só uma vez me precisei de levantar do selim para pedalar.
Ainda assim, senti falta de mais variações nas mudanças, 6 engrenagens pareceu-me pouco, tanto nas zonas em plano, como a subir.
Não é uma bicicleta que dê para grandes velocidades, apesar de (a descer) ter travado até aos 44km/h
A assistência é suficiente para 80% do percurso, o restante sai do corpo… só que preciso da assistência precisamente para esses 20%, que são a parte que dói mais… MAS sim, mesmo nos tais 80% que não preciso obrigatoriamente de assistência eléctrica, quando o vento está de frente, esse apoio extra dá muito gozo e conforto.
Imagino que quando fizer isto diariamente, seja menos penoso e as percentagens possam melhorar.
Tenho de testar os outros modelos, para comparar, mas claramente, esta é um pouco curta para o que preciso. Apesar de não ter ido para as zonas mais criticas em termos de segurança, no percurso que fiz, não receei o transito, mas sentir-me-ia mais seguro com um bicicleta mais alta, mesmo sem as surpresas desagradáveis na viagem. Apenas uns miúdos que na volta correram para junto da bicicleta por a acharem «muita gira»… felizmente pararam antes de eu os atropelar…
O facto de ser sábado e a malta estar menos stressada do que o costume, também deve ter ajudado.
A bicicleta em si, é confortável, o banco era em gel, e não o que equipa de série o modelo, mas cumpria bem o propósito.
Tive de me levantar nas lombas, e apesar da falta de amortecedores, absorveu bem o impacto destas, buracos, tampas de esgoto, etc.
A qualidade de construção da bicicleta parece-me suficiente, os sistemas de dobragem devem aguentar a utilização diária, pelo menos durante o período da a garantia hehehehe
Entre o volante e o banco, foi muito fácil, encontrar rapidamente a posição ideal para pedalar.
Os punhos almofadados e ergonómicos, os pedais dobráveis dão ideia de uma qualidade mais que razoável.
O sensor de movimento demora um pouco a entrar em acção. Não sei se é defeito ou feitio, mas quando se pára numa subida mais ingreme, aquele primeiro metro podia ser um pouco mais curto hehehe
O motor é silencioso, mas, como já referi, um pouco curto, para um destreinado como eu, a fazer 3,5km a subir, com vento de frente.
No geral, o que mais gostei, foi mesmo o facto de ser uma bicicleta mesmo muito divertida para usar. Andei depois mais um pouco, só porque sim. hehehe
Para utilizadores não exigentes, num passeio de fim de semana, entre o Guincho e a Expo, esta bicicleta garante alguns olhares, e muita diversão na condução sem ficar com os bofes de fora.
A única coisa que me aborreceu, foi mesmo a falta de cuidado com o serviço de preparação da bicicleta para os testes. Faltava uma tampa no punho direito, o que até me deu jeito para meter um espelho… (mais vale um do lado direito, que nenhum). As luzes não funcionavam, e eu até de automóvel uso os médios para ser visto.
Mas para ser rigoroso, o grave foi o o travão de trás… simplesmente não travava. Não basta parar a roda quando está pendurada no apoio. É preciso garantir, que quando se dá uma bicicleta ao cliente, que ela está segura. Esta não estava. A dinâmica de uma bicicleta com uma pessoa em cima dela é diferente de quando está no apoio. Por acaso eu até sei afinar travões, mas não deveria ter essa chatice.
Reclamei quando a devolvi, mas creio que a boa-vontade de quem recebeu a critica, não seja suficiente para deixar qualquer pessoa descansada quando for levantar uma bicicleta. As próximas, garantidamente vou testa-las ainda no parque de estacionamento antes de as levar para casa. Esta situação deixou-me menos confiante, e por isso menos capaz de desfrutar da experiência.
No que toca à informação técnica sobre a bicicleta, falta o binário. Coisa muito importante no que toca à comparação entre modelos, e de todos os modelos da B’Twin, este é dos poucos, senão o único que não tem essa informação.
A minha classificação, de 0 a 5 é a seguinte.
Construção 3,8
Diversão 5
Apoio eléctrico 2,5
Utilização 4
Qualidade geral da bicicleta 3,8
(se quiserem alguma classificação sobre um aspecto não mencionado, digam de vossa justiça)
Espero que possa ajudar alguém …