A CML vai avançar com mais 150km de ciclovias NOS PASSEIOS

Uma observação. Pelo que vi em vários testemunhos, no Porto (e não só) este desenho de “ciclovia” é normalmente invadido por carros que as usam como estacionamento (inclusive a polícia). Faltam aí uns pinos (de borracha reciclada) a separar.

1 Curtiu

etimologicamente são a mesma palavra, mas reparei que o texto já foi corrigido

ora aí está uma ciclovia bem feita. Parabéns à CMP.

  1. o facto de haver carros sobre a ciclovia não quer dizer que não esteja bem feita. Há passeios muito bem feitos, e carros sobre o passeio é o que não falta.

  2. Acho que falta a passadeira vermelha, acredita que dá um impacto psicológico muito forte. O vermelho é a cor do perigo, e do sangue. https://en.wikipedia.org/wiki/Color_psychology

@gonperes e @ricardocruz têm fotos dessa ciclovia desimpedida que possam partilhar?

Não sei como é q com uma foto q mostra 20 m da ciclovia consegues dizer q está bem feita :confused:

2 Curtiram

Refiro-me obviamente ao troço da foto. À cota da estrada, sem retirar espaço ao peão, unidireccional e sem lugares de estacionamento à direita.

1 Curtiu

concordo com o @Aonio_Lourenco, mas falta meter ali algo que impeça o abuso enquanto a mentalidade reinante não for educada… uns simples armadillos

2 Curtiram

Segundo o vereador Sá Fernandes, a apresentação da rede ia ser feita no final de Outubro, mas nada aconteceu.

Alguém sabe de alguma coisa?

1 Curtiu

nada, nicles, zero

1 Curtiu

Uma ciclovia (quase) perfeita! Sábado, Lagoa de Albufeira.
Apesar de ser um localidade, tirando os mêses de Verão, com pouco tráfego tem esta ciclovia e várias zonas a 30kmh.
E por ser tão calma, não necessitou de ciclovias por todas as ruas/estradas mas apenas nas que supostamente têm mais trânsito. Poderia ter mais uma ou outra estrada com ciclovia…

7 Curtiram

Quando passei aí há uns meses os lancis nos cruzamentos não estavam nivelados com a estrada e as passadeiras eram elevadas também na ciclovia. Preferi utilizar a estrada.

Bem, eu disse quase perfeita :wink:
Sim tem esses problemitas e mais um ou outro mas pretendia era destacar o que está nas fotos onde se figura os princípios básicos da construção de uma boa ciclovia: larga, bem separada da estrada e do passeio, piso fluído e ao mesmo nível da estrada (excepto nalguns “lancis”). Tem-se boa sensação de segurança. De 0 a 5, dou 4!
Mas claro, e por ser uma localidade com pouco trânsito (em época baixa), ir pela estrada não tem qualquer problema e inclusive vai-se a todo lado, ao contrário da(s) ciclovia(s) que só há em algumas ruas.

Mas, há um grande senão, mas mais uma vez não é problema da ciclovia. Mais uma vez é problema dos e das condutores(as) e do seu incontornável comodismo. Nos dias de Verão, com bastante afluência à praia, o estacionamento dos ditos é selvagem e é ver carros na estrada, na ciclovia, no passeio, etc. A fiscalização também deve andar apanhar banhos de sol nesses dias…

Aqui passo todos os dias e nem sequer tem passadeira…
ja me fartei de alertar a CML e agora a JF de Campolide.

3 Curtiram

@drmj100,
via portal “A minha rua”?

Sim, e já comecei o assédio há 4 anos…devem ter ali algum projecto mas está no segredo dos deuses.

1 Curtiu

Toda a razão. É intuitivo. Penso que afasta os automobilistas ou alerta-os mas atrai os peões para invadir o espaço. É uma pena não se fazer melhor logo no começo!

Alguem já sabe como está a situação da ciclovia da Av. berna e como vai ser resolvido o problema da ciclovia no passeio nas zonas das paragens BUS?

1 Curtiu

Não, mas já criaram um problema ainda pior.

3 Curtiram

Nunca vi nenhuma solução destas… também nunca tinha visto as passadeiras sobreelevadas do BUS e surpreenderam-me… a ver

1 Curtiu

Pois carros vao parar na ciclovia para cargas e descargas. Vai ser preciso o ciclista sair dela , passar no corredor Bus e voltar pra ela.
Entretanto se tirarem o estacionamento jà é uma boa conquista…

A segunda, 21/06/2021, 19:40, Pedro Nobre via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

Não é nenhuma conquista. Estamos a falar de um estacionamento em cada quarteirão.
Já sabemos que as paragens rápidas se vão converter em definitivas. Isto significa que utilizadores vulneráveis vão ter que estar sempre a entrar e a sair da via BUS. Os riscos de atropelamento são grandes.

O risco de circular na estrada, no centro da via, onde marcas a tua posição, é menor do que que nas mudanças de via constantes. Isto é um erro.
Se a solução é esta mais valia não fazer nada. Ou então alargar os passeios e dar o espaço a peões.

6 Curtiram