A EMEL e as bicicletas partilhadas de Lisboa

Eu sou um utilizador da GIRA e acredito que o facto das bicicletas normais pesarem 25kg não ajuda nada.

podem não ter sido faladas mas a ligação entre a estação de Campolide e Alcântara está em curso.

o corredor verde? nao tinha ideia! :slight_smile: depois do video de apresentação nunca mais se ouviu falar na coisa, é bom saber que nao caiu no esquecimento

é um objetivo diferente das ciclovias do centro da cidade, mas sera bem interessante para a cidade se ficar como anunciado e vai unir partes da cidade atualmente acessiveis apenas de carro

Eu sou um utilizador da GIRA e acredito que o facto das bicicletas normais pesarem 25kg não ajuda nada.

acho que pior que isso é a diferença de expectativa por comparação.

depois de nos habituamos a uma bike eletrica, qualquer coisa vai parecer lenta e pesada
da mesma forma que quando compramos um telefone novo a camara parece sempre fantástica e 2 anos depois a camara ja nao parece tão boa :stuck_out_tongue:

as GIRA nao sao diferentes das VELIB e restantes bikes do genero… claro que a cidade nao é tao plana, mas na area atual das GIRA (do saldanha ao campo grande/alvalade) é plana.
ainda assim certamente que alguem habituado às eletricas vai dizer que as outras nao servem , mesmo em plano :slight_smile:

Sim, já andam em obras ali entre a rotunda da Serafina e o aqueduto.

A minha bicicleta pesa para cima de 16Kg. A cadeirinha da miúda são mais uns 5Kg, o U-lock mais 1 Kg e uma mala com alguns objectos e o almoço deve pesar uns 2 ou 3Kg. Tudo junto dá 25Kg, mais coisa menos coisa. Faço diariamente 16 Km com algumas subidas. Cerca de 1Km ainda levo a criança até à escola, que pesa uns 12Kg, totalizando 37Kg. De que é que vocês se estão a queixar mesmo?

2 Curtiram

@Pedro_Nobrega_da_Cos suponho que isto já faça parte do Corredor Verde.

2 Curtiram

Fazendo de advogado do diabo…

A minha também deve pesar isso ou mais, com os 2 putos e a tralha toda. A
questão é que são bicicletas suficientemente boas. Se colocas 25 kg, num
chasso, com mudanças desadequadas, ficas com um verdadeiro mono. E quem não
tem sensibilidade para saber o que é uma bicicleta eficiente, fica com a
ideia de que se não for electrica não da…

1 Curtiu

Olá @mrbaptista

O que queria dizer era mais ao menos isto:

Actualmente ando com a minha bicicleta própria que pesa uns 12/13kg (com alforges) e quando tenho que mudar para uma das GIRA normais, confesso que sinto dificuldades. A bicicleta não desenvolve ou então sou eu que sou fraquinho (é uma boa hipótese) :smiley:
Nunca pedalei com 37kg mas acredito que se o fizesse com a minha bicicleta actual seria menos doloroso do que com uma GIRA de 25kg :slight_smile:
Contudo, pegando nas palavras do @Pedro_Nobrega_da_Cos quando andamos pouco ou nada de bicicleta, as GIRA normais vão parecer-nos boas. O problema é quando andamos em bicicletas melhores…

Abraço.

1 Curtiu

Eu entendi. Mas comparar uma bicicleta particular de gama média com uma bicicleta partilhada é como comparar laranjas com maçãs. Estas últimas precisam ser muito mais robustas, logo sempre mais pesadas.
As Gira têm o mesmo cubo de mudanças que a minha bicicleta, que é bastante bom para cidade. O que talvez possa piorar o andamento são os travões roller brake, que introduzem sempre um pouco de atrito mesmo quando não estão a ser usados. Mas como têm pouca manutenção, não perdem eficácia com chuva e o propósito deste tipo de bicicletas não é fazer corridas, são os mais usados em sistemas de bicicletas partilhadas por esse mundo fora.

1 Curtiu

É o que o @ClaudioFCoelho disse.

A minha bicicleta própria já é pesada (18-19kg) e já andei com muita carga, uns ~20kg atrás, e era mais fácil de andar do que nas giras não electricas.

1 Curtiu

Já alguma vez experimentaste uma Gira não-eléctrica? Experimenta e perceberás a razão!

1- Uma convencional custa 300€, uma eléctrica 750€. Onde foste buscar essa ideia que custam 8x mais?
2- Experimenta pedalar numa convencional e depois talvez percebas porque razão ninguém as quer utilizar.

Não, nunca experimentei. Epa, mas também tenho alguma dificuldade em acreditar que sejam assim tão podres… o que importa mais em cidade nem é o peso. A minha é super pesada. Importa o conforto e a suavidade a rolar. São assim tão más?

Uma convencional de 300€ é uma convencional de gama média, e uma eléctrica de 750€ é uma convencional de gama baixa. Só não me perguntes o que uma eléctrica de 2 mil tem que uma de 750 não tem, que eu de eléctricas percebo pouco ou nada. Mas tive a oportunidade de falar com um representante da Órbita na semana europeia da mobilidade quando estava a apresentar o prototipo das Gira, e ele disse que o equivalente àquele modelo comercializado por eles entra na faixa dos 2000€.

Uma convencional de 300 € é gama baixa (nem nos hipermercados encontras BSOs a menos de 200 € hoje em dia). Uma eléctrica de 750 € é de gama baixíssima (“baixa” encontrarias qualquer coisa ali entre os 1000 e os 1400 €).

3 Curtiram

@anabananasplit isso :slight_smile: tive receio de ferir susceptibilidades ao referir uma bike de 300€ como sendo de gama baixa… sendo que até é verdade que as há já jeitosas. A ideia está lá e é essa, é advertir quem não sabe que uma eléctrica é realmente bastante mais cara.

Não tenhas medo de ferir susceptibilidades. Estás na tugolândia, onde um carro de 20000 euros é gama baixa.

Pois Aonio mas isso é nos carros. Nas bicicletas é o inverso. Se alguém que dá 15 mil euros por um carro é visto como um forreta ou um pobre (o mais provável), alguém que dá 200 ou 300€ por uma bina é visto como alguém que foi enganado e fez um mau negócio! Percebes a cena? A maioria dos portugueses acham que uma bicicleta de 1000€ faz exactamente a mesma coisa que uma de 60€ comprada no hipermercado.

1 Curtiu

Eu quando comecei comprei a mais cara do Continente, cerca de 250 euros. Fiquei duas vezes agarrado no caminho, com problemas graves no design do pedal. Coisas básicas. Não tinham invertido o sentido de orientação para o aperto da rosca de um dos pedais. Resultado: o pedal desenroscava no caminho. Aqui na Holanda comprei uma normal de 500 euros, gama média, mas já a tenho há 5 anos com uso diário.

1 Curtiu

Pernas e braços partidos: muitos pegam nas electricas e devido à pouca pratica e algum azar , ( rolar a 25km h já é outra coisa) sofrem acidentes.
Peguem nas de 25 kg, pois andar com essas a 25kmh já é bem mais difícil…