A EMEL e as bicicletas partilhadas de Lisboa

Há uns anos, tinha só uma bicla e preocupava-me imenso que a roubassem. Deixava de ir de bicicleta por causa disso. Arranjei uma que ninguém quererá roubar :wink:

Ainda há poucos dias, vi-me no dilema de levar ou não a bicla para lx, porque havia a hipótese de à tarde seguir para Setúbal e, de lá, regressar directamente para Oeiras, à boleia com amigos. Levei a bicicleta e, embora não apenas por isso, acabei por não ir para Setúbal. Mas seria um enorme incómodo ter de voltar a Lisboa para a apanhar, e depois ainda ter de ir para Oeiras.

Isto para dizer que há muitas situações em que irei preferir não levar a bicla para Lx, e depois utilizar o bike share. São apenas alguns exemplos pessoais que já aqui lemos, mas penso serem relevantes para mostrar a utilidade deste sistema para muitas pessoas de hábitos diferentes, e até para que alguns ganhem novos hábitos.

abraços

RF

PS: @joaopferreira tenho muita estima por ti, admiro a tua perseverância em defender as causas. Como é óbvio, não era para te chamar de burro. Escrevi o que escrevi num sentido figurativo, para te dizer que estás a ser muito teimoso (e é certo que nunca há só um), a repetires-te sem sequer reconhecer o que outros te escrevem.

8 Curtiram

Eu resolvi essa questão com uma dobrável. Mas admito que o bike sharing com postos em pontos adequados faça todo o sentido.

1 Curtiu

eu tenho uma dobrável, mas não é uma brompton. Nem sempre é possível transportá-la num carro que já vai carregado

Bem parece que afinal vai continuar por águas de bacalhau…

Não surpreende…

Novidades neste tópico

4 Curtiram

A mim custa-me a compreender, e, para ser sincero, a aceitar os 16 mil € por bicicleta.
Mesmo tendo em conta os 8 anos, são 2 mil € por bicicleta por ano.

Eu sei q o custo é para o sistema completo. Mas o sistema complete serve exclusivamente para que as bicicletas circulem.

Os 2/3 de bicicletas eléctricas tb me fazem confusão. Não deveria esta quota ser marginal (uns 5-10%, digo) apenas para casos excepcionais.
Em números redondos uma bicicleta eléctrica custa 10 vezes o q custa uma normal.

Boa @miguelbarroso! Fantástico melga!
29M eram um valor absolutamente disparatado e todas as contas do pimentel estavam totalmente erradas porque era assumir um valor errado! São de facto 23M!
Melhor que isto só nos saldos de janeiro

Caros,

Segue no grupo do Facebook da Massa Crítica de Lisboa uma conversa sobre o tema:

66% das bicicletas vão mesmo ser electricas, validado por quem trabalha na Órbita.

O uso do capacete em bicicletas eléctrica é lei, portanto acho que falta esclarecer como é ue isto vai acontecer em Lisboa com o sistema de bicicletas partilhadas, a polícia vai ignorar, vão mudar o Código da Estrada, vão disponibilizar capacetes e toucas com as bicicletas…

Artigo 82.º Utilização de dispositivos de segurança
(…)
5 - Os condutores e passageiros de velocí-
pedes com motor e os condutores de trotinetas
com motor e de dispositivos de circulação com
motor elétrico, autoequilibrados e automotores
ou de outros meios de circulação análogos devem
proteger a cabeça usando capacete devidamente
ajustado e apertado.

Artigo 112.º Velocípedes
(…)2 - Velocípede com motor é o velocípede
equipado com motor auxiliar com potência máxima
contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida
progressivamente com o aumento da velocidade
e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h,
ou antes, se o condutor deixar de pedalar.

1 Curtiu

em espanha sabem se tambem é preciso capacete de eletrica?

a cidadae de san sebastian tem partilhadas eletricas, nao sei lá como fizeram… mas tambem nao sei se por lei obrigam a usar

edit:
no site das dbizi apenas falam em capacete num sitio como algo a “considerar” portanto nao deve ser obrigatório

ja agora , nas diferentes cidades, é sempre usado o cartao de crédito certo?
apenas usei as velib de paris, na altura lembro me que era preciso o CC , nao sei se entretanto ha alternativas

http://www.dn.pt/sociedade/interior/rede-de-bicicletas-partilhadas-em-lisboa-arranca-no-parque-das-nacoes-no-inicio-de-2017-5446923.html

Começa em 2017 no Parque das Nações

3 Curtiram

Como é que uma “rede” vai “começar” - perdurar durante seis meses - numa única zona da cidade.

tem de se começar por algum lado

1 Curtiu

O mesmo está a acontecer em Cascais. As 1.200 bicicletas partilhadas já estão a ser implementadas, na 1ª fase entre o Guincho e São João do Estoril. Depois serão colocadas entre São João e Carcavelos, e outras localidades no interior do concelho.

Estação de Cascais

Praia do Guincho

4 Curtiram

nao sabia que estavam a implementar disto em cascais !

ou seja em lisboa ja falam disto ha uns 7/8 anos e ainda nada, em cascais nem ouvi falar nada e ja estao bicis no terreno?

1 Curtiu

Em Cascais vão custar 10€/mês…

1 Curtiu

Cascais mais à frente!

1 Curtiu

Houve alguém aqui nesta posta que avisou que gastar 20 milhões de euros em bicicletas partilhadas (20 mil euros por bicicleta), cujos ganhos são muito duvidosos, iria causar, e bem, muita celeuma pública.

Pois é este o vídeo que está a “inflamar” as redes sociais:

Serão assim? as novas bikes?

essa deve ser a convencional ? nao vejo ai a bateria

estava a ver , em madrid tem bicis eletricas, e pedem 150 euros de caução no cartao de credito… isso nao incentiva ao roubo? a bici eletrica vale bem mais que 150 euros…