A importancia das contagens (de ciclistas)

Em Bruxelas, sao feitas contagens, em determinados sítios, todos os anos. Nao dá para saber ao certo quantos sao (neste tipo de contagens) mas dá para ter uma excelente percepcao acerca do crescimento da utilzacao da bicicleta.

Em Bruxelas, o aumento no ultimo ano foi de 30%.

Directa ou indirectamente associado a este aumento, o Orcamento para esta area (infraestrutuas, etc), duplicou. De 6 para 12 MILHOES de euros. Sim, milhoes. Só para a cidade de Bruxelas.

http://www.xpats.com/budget-cycling-brussels-doubled

3 Curtiram

Aí está também uma boa ideia para o OP Lisboa: a instalação de contadores de velocípedes na capital; para evitarmos os achismos do costume dos membros da autarquia sobre esta temática.

1 Curtiu

Em Praga há quase 30 contadores automáticos em funcionamento nos últimos anos. Estão ativos 24h por dia e mostram os resultados em tempo-real. Tem um interface em que qualquer pessoa pode gerar estatísticas e gráficos para cada um dos postos (para um dia, uma semana, um mês, ou um ano).

Com uma utilização da bicicleta não muito diferente de Lisboa - 1%

Vale a pena visitar o site traduzido e experimentar os gráficos. Os números são pequenos mas o esforço de contar existe. O que não se conta não existe.

2 Curtiram

Lembro-me que há uns tempos quando se falou nisto na MUBi lembrei-me de métodos mais baratos e caseiros com câmaras em sítios estratégicos e processamento de imagem.

De qualquer forma parece-me com pouca probabilidade de implementação da nossa parte, pelo que poderá ser uma boa proposta para um OP.

João Pimentel Ferreira
www.joaopimentel.eu
Enviado do meu Nokia

1 Curtiu

Por acaso interessar-me ia saber mais informação sobre a tecnologia, o custo por número de unidades ou do sistema, os fabricantes ou representantes desses aparelhos, uma vez que os concelhos da AMP vão iniciar a elaboração de Planos de Mobilidade e Transportes: Já me meteram em mais este assunto, como não podia deixar de ser,né? Haverá hipótese de cadidatar este sistema aos próximos fundos 2020?

Os preços variam muito com a sofisticação do contador - a inteligência e comunicação com o exterior são um dos factores.

Tenho muita informação sobre o assunto, se tu ou alguém tiver tempo podemos fazer um post no site MUBi sobre o assunto.

esta câmara tem detetores de movimento, e contadores; custa cerca de 429 USD
precisaria todavia de estar num lugar estratégico, e além disso é para interior.

mega desenterranço :smiley:

mas hoje estive a ver o contador da expo e reparei em 2 coisas:

aquilo não é em tempo real (ou então o contador tem 1 lag terrível
estive lá uns minutos, vi passar meia duzia e o nº nunca mudou

além disso não mostra sempre a contagem do local. uma cena gira dos q contam em directo é passar lá e ver aquilo a fazer “+1”

ps: mostrarem o valor “total” tb acho q não faz nenhum sentido. dessa forma o crescimento medido vai depender do nº de contadores instalados, o que é estranho

3 Curtiram

“API” REST de Dados de contadores da EMEL:

https://emel.city-platform.com/opendata/

Um caso em que é usada para mostrar gráficos de contagens:

https://www.ciclovias.pt/contadores/