A Maia vai ter novas ciclovias

Etiquetas: #<Tag:0x00007f178c123978>

Crescimento de ciclovias no município da Maia

As novas ciclovias estão a nascer na Cidade da Maia, no Castêlo da Maia e em Águas Santas.
A Câmara Municipal da Maia adjudicou, em maio de 2020, cerca de oito milhões de euros em empreitadas dedicadas à mobilidade suave, que visam a requalificação do espaço pedonal e ciclável.
As obras preveem a beneficiação e alargamento de passeios existentes, a execução de novos passeios e a implantação de ciclovias e, nesta segunda-feira, 25 de janeiro, chegaram ao terreno.

O objetivo é incentivar a que as pessoas troquem os carros pela deslocação a pé e de bicicleta, melhorando e criando vias de circulação. Este projeto contará com a comparticipação de 4,6 milhões de euros provenientes de fundos europeus, nomeadamente do programa Norte 2020.

Cidade da Maia
Na Cidade da Maia, a Avenida António dos Santos Leite está de momento a ser intervencionada, prevendo-se que as obras se estenda até final de junho.

Numa primeira fase, será condicionado o trânsito, na via ascendente, entre a Rotunda do Lavrador e a Via Periférica e, numa segunda etapa, o trânsito será interrompido, na via ascendente, entre a Via Periférica e a Rua Dr. Augusto Martins.

Durante os trabalhos, a Via Periférica será a alternativa a quem queira circular nesta zona.
Câstelo da Maia
No Castêlo da Maia, está a ser intervencionada a Rua Professor Elísio de Moura e a obra decorre entre o dia 25 de janeiro até ao dia 31 de março.

Durante os trabalhos, a circulação será feita pelas ruas paralelas.

Águas Santas
Em Águas Santas, os trabalhos vão decorrer na Rua Dr. Mário Cal Brandão, sendo o trânsito interrompido a partir do dia 25 de janeiro até ao dia 5 de março.

https://www.noticiasmaia.com/a-maia-vai-ter-novas-ciclovias-e-as-obras-ja-arrancaram/?fbclid=IwAR1wRGIvMUR4HLzFpE-vqNGli5lpm07tkiMhv8XVa2JVMKtgnylk8nZ_8a4

4 Likes

1 Like

Nas redes sociais muita gente contra, com os argumentos do costume…

1 Like

Esta imagem não é minha mas mostra o que se anda a fazer no bairro do Sobreiro na Maia https://www.mapillary.com/map/im/8Twwmk8mMMmO5e0g5PJYcZ


autor da imagem chicoosm

Esses traços dos lados a amarelo são a sinalizar q é proibido parar e estacionar?

Não, é a guia para as bicicletas

Na Maia a cor das ciclovias é o amarelo, penso que reforça a ideia de não estacionar lá

Sim, eu depreendi que aquelas bandas (chamei-lhes “traços”) amarelas laterais fossem as ditas “ciclovias”. Mas o q parecem ser é uma maneira de libertar a estrada para os carros andarem à vontade.

Fica aqui o artigo da MUBi de 2014:

1 Like

Ainda há muito trabalho por fazer… aí por exemplo não dá para perceber por que não é uma ciclovia dedicada.

Mas, já dá para ver a influência do design de Lisboa noutra zona do país.

2 Likes

A ideia é criar zonas de 30 Km/h dai não existir tanto a necessidade de uma ciclovia dedicada

Na verdade a estrada ficou mais pequena tirando a zona do cruzamento em algumas das baias de estacionamento só se pode estacionar de traseira isto tudo para baixar a velocidade dos carros e promover os modos suaves não é perfeito mas é um começo.

So faltam os separadores para as ciclovias…

1 Like