A manha tuga de retirar os filtros de partículas


(Aónio Eliphis) #1

Ai @Three , por vezes apetece-me provocar-te contra toda a tua ladainha dos EURO6 e similares. É que as normas e a realidade são coisas bem distintas. Ora vê


(Three) #2

Julgas que não sei disso? O que descreves é crime e legalmente leva a apreensão da viatura. e cada gajo que tira o filtro emite o equivalente a 100 com filtro!

Mas não sou responsável pela inacção das autoridades!!


(Aónio Eliphis) #3

vejam minuto 17:20

então e taxis são todos

Maldita uber, uber greens e similares. O tipo da oficina diz que táxis a diese sem filtro de partículas são todos. Venha a uber caro @jmpa

Não és, mas sempre que te digo que carros são máquinas poluidoras vens-me com a lengalenga dos regulamentos Euro5 e Euro6. Eles nem o básico cumprem!

@mubi @antoniopedro @acarvalho @anabananasplit @MarioJAlves @Nuro_Carvalho

isto é um escândalo porque os ciclistas andam na rua a inalar toda esta m******. A MUBi não pode fazer um alerta? Uma partilha no facebook? Repito que o mecânico ao minuto 17:00 diz que “táxis são todos”.

O PROBLEMA SÃO AS TROTINETAS, diz o porco-burguês motorizado!


(José Miguel Ramos Modesto) #4

Não é só ciclistas, é toda a gente… é coisa gravíssima.

Li há tempos que um dia passado em Lisboa equivale a fumar 2 cigarros. Ou seja, temos toda a gente, desde crianças, grávidas, idosos, pessoas com mais ou menos vulnerabilidades físicas, a fumar todos os dias a porcaria dos outros…


(Aónio Eliphis) #5

(João Almeida) #6

Porque é que os Ubers hão-de ser diferentes?


(Three) #7

Eles quem? Os fora da lei ? E queres meter todos no mesmo saco ?

E depois culpam os que entram em Lisboa a partir dos subúrbios mas quem chafurda os carros são utilizadores sem escrúpulos e esses continuam impunes apesar de fazerem parte do “mobiliário” urbano permanente!


(Three) #8

Sim é verdade, Pergunto então porque raio insistem em concentrar empresas e serviços no mesmo local canibalizando e desinvestindo no resto do país ?


(Aónio Eliphis) #9

Vê o minuto 17:00, porque:

  • quase todos os táxis retiram o filtro

  • quase todos os táxis são a gasóleo (conheces algum táxi a gasolina?)

  • quase todos os uber são a gasolina

  • a uber tem uma série de veículos elétricos (uber green)

  • a idade dos veículos uber é muito mais recente que a dos táxis, e a idade do veículo conta muito nas emissões

Mais uma vez @jmpa a tua ideologia de esquerda cega-te :wink:


(João Almeida) #10

A minha ideologia de esquerda? Não me digas que votaste na Iniciativa Liberal.


(Manuel Reis Jorge) #11

E os aviões a sobrevoar Lisboa todos os dias? Quantos carros a gasoleo sem filtro fazem?
E o combustível dos aviões que as companhias compram com zero taxas?!?
Podemos continuar a falar dos escândalos maiores o dia todo…


(Three) #12

https://pubs.acs.org/doi/full/10.1021/es9039693#


(Mário Alexandre) #13

Obrigado pela partilha, já tinha ouvido falar disto, mas nunca pensei que tivesse estas proporções …

Boas pedaladas!

Mário


(Aónio Eliphis) #14

Não. não votei! :slight_smile: Apenas acho estranho não conseguires ver que um carro uber, em média, polui muito menos que um táxi. E isso é puramente ideológico!


(Aónio Eliphis) #15

Nem parece teu @drmj100
Parece mais um comentário à @Three

O material particulado dos aviões não é emitido no meio das ruas da cidade onde as pessoas vagueiam. A sério, vê a reportagem, são apenas 20 minutos. Falamos de partículas, não de CO2.


(João Almeida) #16

Em Aveiro não há Uber. Quando saio de Aveiro, uso transporte colectivo. Estou em Eindhoven e os autocarros são um espectáculo. Nunca ando de Uber ou táxi. Mas porque é que quase todos os Uber são a gasolina?

Mas estas plataformas de partilha, tal como o alojamento local, têm muito que se lhe diga, não é simplesmente apelidar quem as rejeita como sendo de esquerda e quem as autoriza como sendo de direita.

https://www.german-way.com/ubers-very-bumpy-road-in-germany/


(José Miguel Ramos Modesto) #17

Já andei muitas vezes de Uber (Bolt na verdade…) e por acaso nunca reparei na motorização dos carros. Mas acho estranho já que o gasóleo tem muito mais benefícios fiscais para as empresas que a gasolina.


(Manuel Reis Jorge) #18

Fiz me mal compreender. é preciso atacar todas as fontes de poluição e muitas vezes esquecemos em Lisboa o absurdo que é um aeroporto dentro da cidade.
Amanhã vou ao funeral de uma pessoa amiga que teve um cancro do pulmão e…nunca fumou. Coisa que nunca tinha visto em 25 anos de carreira médica.


(PN) #19

Então não há táxis a gasolina? Mesmo sendo uma minoria, ainda os há, híbridos.


(Gonçalo Vieira) #20

10 a 15/20 por cento dos cancros de pulmão ocorrem em não-fumadores.