Abrir ou não abrir o fórum dos sócios à web em geral?

Continuar a discussão desde Página inicial:

ok @MarioJAlves, eu percebo o teu ponto e já debatemos sobre o mesmo. Reconheço que tem validade, mas considero ainda que a abertura ao mundo trás mais vantagens à MUBi que desvantagens

2 Curtiram

O problema no nosso debate é que colocas sempre como uma opção binária 0 ou 1. E de facto não é assim. A MUBi sempre teve zonas fechadas, zonas abertas e zonas assim-assim.

Penso que o Café Central podia estar aberto ao mundo… o resto seria só para sócios.

4 Curtiram

Pois eu sempre defendi uma solução assim-assim, mas diferente da tua.

O fórum dos sócios aberto ao mundo, mas onde só os sócios é que podiam participar.

2 Curtiram

Mas que fique bem claro que a mailling-list não era aberta a todo o mundo e nunca foi um assunto de preocupação e nunca mencionado como um problema a resolver. E a opção para passar a lista aberta ao mundo era muito simples de activar.

Mas também não acho que fosse um problema. Mas poderia ser uma mais-valia que o fórum permite com facilidade. Participar no fórum é a grande mais valia que a MUBi pode oferecer aos seus sócios. Como sempre referi, um fórum fechado, mesmo que tenha uma categoria aberta, apesar de ser possível, é um paradoxo cibernético.

2 Curtiram

Insistes neste ideia quando já te disse que existem milhares (senão milhões) de comunidades com fóruns com acesso restrito. Plataformas de comunidades e ONGs como ning.org tem milhares de fóruns de acesso restrito. Nada disto tem a ver com secretismo ou falta de transparência. Nada de paradoxo nisso. Mal de nós se fosse a tecnologia que ditasse as nossas opções.

Por acaso eu penso que esta poderia ser a aposta, pelo menos por uns tempos… E depois até poderia ser a tal cenoura para a questão das quotas (quotas essas que eu não entendi ainda).

2 Curtiram

Sim, sim… não tenho insistido muito neste assunto pois acho que o fórum e a comunidade deve crescer primeiro sem grandes restrições e regras. Aliás Nuro é assim que está a funcionar… aliás nem sequer estamos a distinguir sócios de não-sócios. Todos podem se registar e todos podem participar activamente.

Mas depois de sedimentar e a longo prazo acho que não é saudável. Porque aliás, não me lembro de nenhum para-quedista (alguém que tenha encontrado a MUBi no google) e se tenha tornado um precioso contribuinte para a comunidade. Pela minha impressão 99,9% de quem encontra o fórum da MUBi por acaso no google lê uns segundos ou minutos e vai-se embora. Mas por enquanto nada contra.

1 Curtiu

Só um detalhe Mário: eu conheci a MUBi através do Google (site) e através do site inscrevi-me porque gostei do que li :slight_smile:

Não tenho dúvidas que o site serve para isso mesmo. O fórum é outra coisa.

Diria que o fórum tem um potencial de atração muito maior que o site, exatamente porque tem conteúdo que interessa mais aos ciclistas urbanos.

1 Curtiu

Também não duvido que tenha maior potencial de atracão. O meu ponto não é esse. Há muitas situações em que menos é mais. E vice-versa.

Concordo que é uma zona cinzenta e que não arredamos pé das nossas posições já anteriormente assimiladas :smile:

Talvez possamos ouvir o que têm a dizer os outros membros da core.

Resumindo

Posição do @MarioJAlves (corrige-me se estiver errado):

  • fórum apenas acessível (leitura inclusive) a sócios
  • café central totalmente público

Tem a vantagem de dar alguma coisa aos sócios, considerando que pertencer à lista, era a mais valia de ser sócio MUBi. Com o fórum essa mais valia perdeu-se e hoje não há qualquer vantagem tangível em ser sócio MUBi. O facto de o fórum ser fechado, segundo o Mário, fortalece ainda o espírito associativo e coletivista.

Minha posição:

  • fórum de leitura pública e indexado nos motores de busca (à exceção da core e subcategorias)
  • só os sócios podem participar nos tópicos, o público só pode ler

No meu entender tem a grande vantagem de abrir a MUBi ao mundo e cativar eventualmente sangue novo. No meu entender, um fórum como o Discourse, fechado, é um paradoxo teconológico. Não conheço fóruns fechados, conheço-os com algumas restrições, mas privados não os conheço. Ser sócio MUBi continuaria a ter vantagens, ou seja, a capacidade para criar tópicos e participar no fórum.

1 Curtiu

Não sei ainda o que pensar mas ocorre-me um perigo, ou antes, uma entorse:
Alguém fazer-se sócio da MUBI apenas porque quer participar no Forum…
Isso tem interesse?
Tipo a MC com mais de 7000 membros e 40 participantes?

Rui, isso é um “perigo” ou uma mais-valia?
Quanto muito poderia ser um “isco”, mas não vejo mal nenhum, se depois o
dito sócio contribuir ativamente.

João Pimentel Ferreira http://joãopimentel.eu

Tenho dúvidas @joaopferreira, queremos sócios interessados na associação ou “foreiros”?

e isto seria mau porquê?

Como disse, não tenho a certeza.
Vi sempre a MUBI como uma associação de pessoas interessadas numa mudança na forma de nos deslocarmos e na forma de viver as cidades.
Muito mais do que uma lista ou um Forum da Internet, que são umas coisas fantásticas mas simultaneamente muito falseadoras da realidade, por isso citei o caso extremo da MC.

Ainda sem ter a certeza, repito, vejo interessante os dois niveis de organização, os grupos de interesses criados à volta da facilidade que proporciona a Internet, e a organização das “pessoas” mesmo. :smile:

Eu não consigo ter opinião sobre isto (ainda).

O fórum ainda está a definir-se.

Acho que qualquer solução adotemos nesta fase arrisca, por isso, ser temporária até definirmos melhor a nossa posição sobre este assunto.

Por isso, no curto prazo: ambas as opções me parecem ok.

1 Curtiu

Queremos sócios interessados e que participem, não interessando como descobriram a MUBi; se por um amigo, se pelo Google.

1 Curtiu