ACAPO alerta para o perigo das ciclovias para as pessoas cegas

A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal alertou hoje para o perigo que as ciclovias em Lisboa representam para os cegos, por estarem entre os passeios e a estrada, defendendo a circulação das bicicletas nas faixas de rodagem.

1 Curtiu

O diagnóstico é correcto mas a sugestão/ medida é inconsequente ou perversa.
As ciclovias são construídas para aumentar a segurança de utilizadores de bicicleta. Colocá-los de novo na faixa de rodagem é voltar à estaca zero.
O problema está nas ciclovias à cota do passeio

5 Curtiram

Mas… os ciclistas costumam atropelar pessoas na ciclovias? 0o

Já ouvi muitos chateados com os peões que por lá andam, mas não passa disso

Pergunto-me o que eles dizem de situações como esta… assumindo que muitos semáforos têm aquele sistema sonoro, tem tudo para dar barraca…

1 Curtiu

Eu realmente questiono-me… senão será uma falsa questão.

A cidade deve ser inclusiva de todos e se realmente for um obstáculo aos invisuais, devem ser repensadas. Mas não vejo como podem ser um obstáculo… uma bicicleta não é um carro, qualquer pessoa numa bicicleta consegue ver atempadamente quando está outra pessoa a cruzar a ciclovia e desviar-se ou mesmo parar.

Talvez aquilo que se devesse discutir é a reacção que um ciclista deve ter quando se cruza com um cego. Nunca pensei nisso porque nunca me aconteceu… mas parece-me que a melhor atitude será a de não tocar a campainha e parar para passar… e não me surpreenda que muitos outros tocassem a campainha para avisar que vem lá uma - o problema é que isso pode gerar confusão ou desorientação para um visual, que não tem como perceber se depois da bicicleta que vinha passar ainda lá vêm outras. Mas, e mais uma vez… como fazem os invisuais quando o que querem atravessar é uma passadeira sem aviso sonoro? Parece-me muito mais complicado contudo nunca ouvi ninguém barafustar contra passadeiras sem semáforos…

1 Curtiu

O problema prende-se com a identificação das ciclovias por parte dum cego. Ciclovias à mesma cota, sem características que as distingam, são um perigo. Concordo que as ciclovias devam estar segregadas, não só da estrada, mas também dos passeios. Alterar a cota para a da estrada seria uma ajuda e não fazer ciclovias em cima dos passeios ainda seria melhor. Tenho que concordar com a ACAPO.

a ciclovia da av da republica não deve ser nada simpática para eles

se ao menos houvesse uma forma de ter a ciclovia protegida da faixa, mas sem ser em cima do passeio… tipo um nível intermédio, ou uma barreira de luz star wars style… enfim, talvez um dia com a explosão da IA lá cheguemos :stuck_out_tongue:

image

4 Curtiram

Mas novamente… a mesma questão coloca-se com as passadeiras ao nível do passeio. Como fazem?

Identificando-as.

image
image

É a textura do piso?

1 Curtiu

Sim. Eles assim sabem quando estão a abandonar o passeio e entrar na passadeira.

2 Curtiram

claro que numa ciclovia ao nível do passeio tal sinalização em vez de ser pontual como nas passadeiras teria de ser continua

1 Curtiu

Há muita gente que não é cega e não é por isso que não anda na ciclovia.

Desde que não haja armadilhas como ciclovias a passar junto às paragens sem visibilidade… Não vejo o problema.

Quando houver um invisual na ciclovia o ciclista devia-se tal como já o faz com os visuais.

3 Curtiram

Talvez te desvies tu e outros mas muitos não o fazem e até fazem bullying como tangentes, e tocar a campainha até à exaustão, muitas vezes assustando as pessoas. Importa respeitar o mais vulnerável. As razões pela qual os peões caminham pela ciclovia são diversas, melhor piso, ou zona liberta de obstáculos como esplanadas, caixotes e afins e também alguma distração, mas que no caso das ciclovias construídas no passeio, até é compreensível.
A MUBi publicou há algum tempo um texto sobre isto. ( Vejam o 1 e 2ponto sobre este assunto)

E ajudem a divulgar.

3 Curtiram

O timing dos semáforos é mau. Devia ter mais tempo de amarelo.

A questão não é essa, não travam no amarelo porque não querem ficar à espera no vermelho. Se o amarelo for curto não consegues parar a tempo desde o momento em que o vez face ao espaço disponível.

Claro que não

Se reduzires o tempo do amarelo serão muitos mais a passar o vermelho ou a parar em cima da passadeira mesmo que não queiram!| A temporização do amarelo deve estar ajustada à velocidade máxima de circulação na via em questão!

1 Curtiu

há ali muita gente a passar já com o vermelho, i.e., viram o amarelo ai a 5 segundos de chegarem ao cruzamento mas azar

para resolver ou é com fiscalização, para efectivamente pararem no amarelo (se der tempo, claro

ou simplesmente meter o amarelo e o vermelho uns segundos antes, assim mesmo quem queima não vai atrapalhar os peões do outro lado (ou é menos provável… a verdade é que com 1 cruzamento tão grande é lixado conseguir perceber se há condições para passar, mesmo estando verde…

2 Curtiram