Acidente Ecopista do Dão

Boa noite.

Recentemente tive um acidente na Ecopista do Dão. Durante o meu passeio embati num daqueles ferros colocados recentemente, conhecidos por redutores de velocidade, e de onde resultaram danos corporais e físicos. Com o sol que estava naquele momento, a cor do obstáculo e do piso, simplesmente não me consegui aperceber do ferro, embatendo com alguma violência.

Considero que em momento algum me coloquei em risco desnecessário e que a adoção daquele sistema e a ausência de qualquer tipo de sinalética potenciaram os meus ferimentos, bem como os meus danos materiais.

Neste momento procuro uma base legal para reclamar junto da entidade gestora o pagamento dos meus prejuízos, bem como a alteração do sistema atual para evitar futuras situações destas.

Alguém sabe como posso resolver esta situação?

1 Curtiu

Fartei-me de alertar nas páginas do Facebook da Ecopista do Dão e outras afins que ia acontecer e ninguém me deu ouvidos.
Agora estou sem tempo, mas assim que arranjar um bocadinho, vou lá procurar os alertas que eu e outras pessoas fizeram e depois vou deixar aqui.

Estou a pensar em NÃO publicar lá links para aqui para os (ir)responsáveis não te ganharem vantagem temporal, no teu processo de procura por apoio legal.
Eu, se fosse advogado, para o caso descrito, teria todo o gosto em fazer defesa pro-bono.

3 Curtiram

@tvlbonito, tens alguma sugestão?

1 Curtiu

Para além de contratar um advogado para a situação específica, está na hora de fazer uma exposição à ANSR sobre este assunto que não é exclusivo desta ecovia.
Penso que a coisa terá mais força se for feito em nome da MUBI, há mais casos de relatos de acidente por causa desta estupidez.
Uma vez fiz uma denúncia a titulo pessoal sobre uma ciclovia em Carcavelos à ANSR e resultou, as barreiras foram retiradas.

7 Curtiram

Já há uns tempos reclamei dum “degrau” perigoso às autarquias locais.
Depois escalei o assunto para cima, para a ANSR. Tenho a dizer que a ANSR já me deu razão no dito caso, e empurrou para as autarquias locais, que passados quase dois anos, nada fizeram.

Há pouco tempo piquei o Miguel Gaspar no Linkedin com o assunto. Vou agora apresentar-lhe o teu caso. Feito: Miguel Gaspar on LinkedIn: Continuamos a crescer nas ligações cicláveis entre freguesias da cidade. | 26 comments

1 Curtiu

Se as autoridades tiverem sido chamadas ao local para tomar conta da ocorrência (sinistro rodoviário), deve ser possível fazer uma reclamação dos danos à Câmara Municipal da mesma forma que se faz quando há danos num carro por causa de manutenção deficiente.

3 Curtiram

Aqui vão as publicações. Tirei também capturas, não vá que lá vão apagar.

https://www.facebook.com/municipioviseu/posts/2988696324681972?comment_id=2988903734661231

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1565936693598276&id=241012496090709

O seguinte é talvez o melhor:
https://www.facebook.com/ecopistadodao/posts/3541670605920814

Deixei lá a minha fúria bem exposta num comentário e até a transcrevi para aqui:

Cambada de idiotas sem noção nenhuma de nada. Eu já fiz a ecopista toda no sentido Viseu — Santa Comba Dão e a maior crítica que lhe fiz na altura são as “padiolas de madeira” que lá existem sobretudo na parte mais encostada a Viseu.
Se eu só com uma bicicleta já me custou, agora imaginem o que sucede com uma bicicleta acoplada a um atrelado.
Com mais estas “balizas”, estão a fazer um excelente trabalho de DESPROMOÇÃO da ecopista.
Eu próprio já tinha enviado um e-mail a questionar se alguma vez iam fazer alguma coisa em relação às “padiolas de madeira”: Largura entre pinos à entrada de Ciclovia
Nunca me tinham respondido. Agora deixaram aqui uma reposta pública. Portanto, agora eu já sei onde NÃO IR e DESACONSELHAR outras pessoas de lá porem os pés.
E já agora eu sou desses lados de Viseu.

Ainda com as barreiras antigas de madeira:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1407076112817669&id=241012496090709

3 Curtiram