Alguém sabe onde posso encontrar dados de Lisboa para densidade populacional, ou para densidade de habitações?

Queria fazer uma comparação entre áreas com alta/baixa densidade populacional e áreas com bom/mau serviço de transportes. Um bocado como aquela página (que não consigo encontrar) que desenhou o alcance a pé em várias freguesias de Lisboa, mas eu queria ver quantas pessoas são afectadas por mau serviço de transportes, por estarem longe demais de espaços verdes, etc.

Já fui à Pordata mas aparentemente só têm dados de densidade populacional por município, eu queria algo mais detalhado que isso (por rua, por exemplo). E preferia Lisboa porque é onde vivo, consigo interpretar muito melhor se as conclusões estão certas ou se algo não faz sentido.

Alternativamente, se houver algum site onde eu possa digitar uma morada e saber o tipo de imóvel que lá está, já é um começo, posso sempre fazer várias chamadas a esse site e ir recolhendo a informação.

1 Curtiu

Aqui não tem?

https://lisboaaberta.cm-lisboa.pt/

Tem sim! :slight_smile:

Encontrei um conjunto de dados (este) que tem o número de alojamentos por área geográfica. Por exemplo, isto é o que tem nos níveis mais abrangentes e também ao nível da freguesia:

O problema é que andando mais para baixo o código geográfico deixa de ter descrição, passa só a ter um código, por exemplo nesta parte que são secções dentro da freguesia da Ajuda:

Não sei que zonas do mapa correspondem a cada linha, o que impossibilita o uso desta informação. E a informação a nível da freguesia não tem granularidade suficiente.

Também descobri que estes códigos na segunda coluna correspondem às divisões usadas pelo INE nos Censos (mais detalhes aqui), e o próprio portal dos dados abertos de Lisboa diz que os dados são dos Censos de 2011.

Alguém sabe onde posso saber a localização destas secções e subsecções dos Censos? Entretanto, vou mandar um email ao INE a perguntar onde posso encontrar esta informação.

Obrigado pela sugestão @Nuro_Carvalho , vou dando notícias à medida que conseguir tirar conclusões.

2 Curtiram

weighted centroids?