Andar de bicicleta em dias de chuva

Boa tarde a todos :slight_smile:

Eu sou novata por estas andanças. Recentemente, decidi utilizar a bicicleta como meio de transporte, não só para o trabalho mas também para outras deslocações, facilitando a minha mobilidade, já que, apesar de ter carta, não posso conduzir, por questões de saúde.
Estou a adorar a experiência mas já me questionei muitas vezes como é que o pessoal experiente faz nos dias de mau tempo, sobretudo em relação a equipamentos/acessórios/roupa. Não sei muito bem quais são as melhores opções.
Além disso, os dias de mau tempo exigem algum tipo de logística diferente?
Conselhos sábios de quem já anda nisto há muito?
Muito obrigada pela oportunidade e por toda a vossa ajuda.
Beijinhos e boas bicicletadas :wink:

12 Curtiram

Essencialmente um bom equipamento faz a diferença. Calças e casaco impermeável, de preferência com capuz. Botas também ajuda.

Se pesquisares um pouco aqui pelo fórum encontrarás mais tópicos sobre este tema.

Aconselho também a nossa página de dicas do Bike Buddy: https://bikebuddy.mubi.pt/dicas-2/condicoes-climatericas/

4 Curtiram

Olá @neera. Bem-vinda ao mundo da bicicleta :slight_smile:

Cada pessoa irá dar-te conselhos diferentes. Umas pessoas andam com equipamento caro que é super impermeável e chegas a qualquer local seca, outros têm uma toalha à espera deles no local de chegada para se secarem, outros têm balneário no trabalho, há quem goste de se molhar, etc. Por isso, terás sempre de testar o que resulta melhor para ti e para o teu contexto.

O impermeável que tenho desde 2013(?) quando tive de fazer aulas de campo de geologia: casaco + calças da Decathlon, tamanho de criança. Ou seja, nada específico para ciclista, um impermeável qualquer.

Quando eu estava no meu trabalho antigo: andava com uma bicicleta podre, sem guarda-lamas. O resultado disso é que quando chovia e eu não tinha impermeável, ficava com um triângulo castanho no casaco branco, fruto dos salpicos de lama. Mas chegar ao trabalho suja, para mim não era importante, pois podia.

Quando chovia muito, levava o impermeável, mas não tinha cobertura para os ténis. Ficavam sempre molhados, mas não me importava pois eu tinha sempre um kit seco no trabalho (ténis + par de meias + cuecas + camisola caso transpirasse no verão, por aí). E a roupa molhada ficava a secar durante o dia de trabalho.

Agora que trabalho num sítio onde não posso deixar roupa nem tenho balneário, etc, e ainda por cima não posso andar suja… Tenho de ter mais atenção e andar com o impermeável para não ficar molhada o dia todo.
Estou também a pensar comprar uns sacos impermeáveis para cobrir os ténis. Pois não é fixe ficar com os sapatos molhados o dia todo. Mas ando de bicicleta diariamente desde 2015, e o facto de ainda não ter isso não foi, para mim, um obstáculo.

1- ter guarda-lamas
2 - ter impermeável (casaco + calças + cobre ténis)

Mais importante que o equipamento em dias de chuva, é a segurança.

  • Circular mais devagar. A bicicleta derrapa mais em piso molhado. (ontem eu estava a regressar para casa debaixo de uma torneira e vinha para aí a uns 10km/h, sem pressa).
  • Verificar que os pneus não estão sob grande pressão - se tiverem totalmente cheios, vão derrapar mais (no Verão é fixe estarem cheios, no Inverno nem por isso)
  • Circular com as luzes ligadas, para os automobilistas conseguirem ver-te melhor (tal como se faz quando se conduz um automóvel)
  • Cuidado com calçada e linhas de metro - derrapa mais, eu já caí nestes dois em dias de chuva
10 Curtiram

Se levar miúdos na cadeirinha, um poncho uns números maior pode ajudar, para envolver não só a criança mas todo o assento:

[]s

10 Curtiram

Recomendo a leitura de um outro post do fórum onde já foram apresentadas algumas soluções =)

2 Curtiram

Quanto à protecção de pernas e pés, esta solução é muito boa:

https://www.decathlon.pt/sobrecalcas-impermeaveis-100-id_8402040.html

Pois comprei 1 ou 2 numeros acima e coloco por cima das minhas calças normais, e protege bastante bem os pés(pois tem uma protecção com uns elásticos)

3 Curtiram

Olá e bem-vinda…

Sabias que se fores associada terás acesso a outras áreas do fórum com mais e interessante informação?

É simples…

4 Curtiram

Olá Nuno!
Muito obrigada pela mensagem.
Efectivamente eu já preenchi o formulário de associado, é possível confirmar se está tudo em ordem?
Grata :slight_smile:

3 Curtiram

Também uso essas calças na moto. Top!
Sim chatas de tirar (molhadas) e quanto ao transpiravel já se sabe que não são nenhuma maravilha, mas fazem bem a sua função.
Só posso recomendar, bem como o impermeável deles.
Eu uso da gama “500”, que é a intermédia deles.

essas… quais?

Da Decathlon.
Eu tenho estas calças: https://www.decathlon.pt/sobrecalcas-bicicleta-900-id_8354732.html
E este impermeável: https://www.decathlon.pt/casaco-impermeavel-rc500-id_8525620.html

3 Curtiram

Penso que se estava a referir às que eu coloquei aqui:

https://www.decathlon.pt/sobrecalcas-impermeaveis-100-id_8402040.html

2 Curtiram

Ana, bem-vinda. O principal conselho é mesmo a segurança. As duas vezes que caí foi sempre em dias de chuva… abranda MESMO e leva um colete refletor para aumentar a tua visibilidade (para ou outros). Confesso que, desde que caí, quando chove quase sempre levo o carro. Mas um dia o medo vai passar. Além disso, o meu principal problema é a chuva na cara/óculos/olhos. Quando chove muito, é muito desagradável, não vejo nada, e ainda não arranjei solução para isso…:frowning:

10 Curtiram

Obrigada pelas dicas super úteis Pedro!! Estou a adorar a minha experiência e o próximo passo será mesmo o investimento numa bicicleta. Ando com uma emprestada e sinto falta de algumas coisas importantes.
:blush:

1 Curtiu

Agora é que a coisa vai complicar, mas de uma maneira saudável. :slight_smile: Tal como os chapéus, bicicletas há muitas. Se precisar de algumas dicas para ajudar na escolha, é só dizer.

3 Curtiram

Diria que ainda mais importante que o colete é utilizar as luzes da bicicleta, especialmente importantes quando as condições climatéricas são adversas.

Para a chuva na cara/olhos eu uso um boné por baixo do capuz do impermeável. Protege bastante os olhos.

7 Curtiram

Obrigada Inês!! De facto, cada um sente a experiência de andar de bicicleta de maneira diferente, e o que serve para uns pode não servir para outros. Ri-me ao ler o teu post porque aí pesquisar acessórios, equipamentos, vestuário, vê-se de tudo, e há preços um pouco assustadores. Questiono-me se valerá a pena. É questionável, é revi-me um pouco nas tuas palavras. Tem chovido nos últimos dias, não tenho equipamento impermeável (tenho um casaco que dá para desenrascar e galochas), e isso não me tem impedido de sair de casa para ir trabalhar, percorrer cerca de 3.5 a 4km, com subidas e piso em mau estado.
Em relação à segurança… Sim, efectivamente, tenho-me apercebido de todos esses detalhes. Mas tenho muito a aprender!
Obrigada :blush:

5 Curtiram

Ahahahah verdade!!!
Eu tenho um budget limitado, 400€. Andei a ver marcas portuguesas mas fiquei com a impressão que eram muito caras. Vi ao vivo uma Coluer https://coluer.com/catalogue/bahia-221-un/?lang=en mas depois aconselharam-me a ir à Decathlon. Lá encontraria artigos com uma boa relação qualidade vs preço, e disseram-me que a assistência era muito boa (Decathlon Matosinhos).
https://www.decathlon.pt/bicicleta-de-cidade-elops-540-id_8556297.html Sugeriram-me esta.
Tanto quanto percebi é positivo ter mudanças de cubo, luzes (de dínamo de preferência). Tenho dúvidas em relação ao material, alumínio ou aço?
:slightly_smiling_face:

Pessoalmente prefiro comprar no comércio local mas, efetivamente, a Decathlon tem uma ótima relação qualidade/preço. Entre esses dois modelos eu não hesitaria. Mas experimente ver também em lojas de rua, como a VeloCulture (passe a publicidade), por exemplo. Normalmente a assistência pós venda em lojas mais pequenas funciona muito bem e os preços também são apelativos. :slight_smile:

Quanto ao material do quadro, para uma utilização comum em ambiente urbano, é quase irrelevante ser alumínio ou aço. Há vantagens e desvantagens em ambas as soluções. Uma pode ser mais convidativa do que outra, por exemplo, se o peso da bicicleta for um fator importante.

3 Curtiram

Olá Ana :slight_smile:
Ahah como te compreendo, se por um lado os óculos até dão jeito por outro dá vontade de ter umas micro escovas limpa vidros! Já me questionei também acerca dessa parte da chuva na cara mas o capuz ajuda em parte.
Força Ana, utiliza o medo como um propulsor e não como algo que te iniba. :slightly_smiling_face:
Muito obrigada pelos teus conselhos!!

1 Curtiu