Anuncio enganador na TV

Que acham deste anuncio do ACP que vi na TV no outro dia? Dá a entender que as bicicletas ao atravessem uma passagem de velocípedes perdem prioridade para os veículos que venham da direita o que é falso.

“Artigo 32º - 3 - Os condutores devem ceder passagem aos velocípedes que atravessem as faixas de rodagem nas passagens assinaladas.”

Ainda hoje um idiota de um condutor Uber não me queria deixar passar na passagem de velocípedes apitou-me e mandou-me desmontar. Fez-me lembrar deste anúncio :rage:

Em relação ao anuncio: Tá muito confuso, não percebo um boi.

  1. “…cedencia de passagem a bicicletas e trotinetes: Todos os condutores devem ceder passagem a todos os veiculos que se apresentem pla direita NUM CRUZAMENTO NÃO SINALIZADO, excepto os veiculos de tracção animal.”
  2. “O mesmo acontece quando falamos de bicicletas e trotinetes, seja nas ciclovias ou nas restantes vias de circulação.”
  3. “Podem circular juntamente com o restante transito, mas a circulação nas ciclovias é sempre mais segura.”

Ora bom, comecemos pela 1º afirmação: Eles dizem que TODOS os condutores (sem excepção) devem ceder passagem aos veiculos que se apresentem pla direita NUM CRUZAMENTO NÃO SINALIZADO.
2. O TODOS, inclui bicicletas e trotinetes EM CRUZAMENTOS NÃO SINALIZADOS.

Quanto à circulação em ciclovia, se é uma ciclovia TEM DE ESTAR SINALIZADA COMO CICLOVIA, deitando por terra o argumento de cedencia de passagem aos veiculos que se apresentem pla direita.

1 Curtiu

Quanto à passagem nas vias assinaladas para velocipedes, são para circular em cima da bicicleta, assim como passadeiras para todos os utilizadores menores de 10anos, cujo facto os equipara ao transito de peoes.

Artigo 104.º

Equiparação

Texto
É equiparado ao trânsito de peões:


c) A condução de velocípedes por crianças até 10 anos, nos termos do n.º 3 do artigo 17.º;
d) O trânsito de pessoas utilizando trotinetas, patins ou outros meios de circulação análogos, sem motor;

1 Curtiu

Tinha passagem de velocípedes? M10? ele que espere!
Sorrias e acenavas…

Gritei-lhe que era uma ciclovia, e eu tinha prioridade. E ele que fosse aprender as regras de trânsito. Pena não lhe ter apanhado a matrícula, senão ainda tentava fazer uma queixa à Uber.

2 Curtiram

E, sim, tinha. Era aqui:
image

1 Curtiu

Ele q dê um murro nos olhos.
image

A17 – Saída de ciclistas

“Os sinais de perigo indicam a existência ou a possibilidade de aparecimento de condições particularmente perigosas para o trânsito que imponham especial atenção e prudência ao condutor.” Decreto Regulamentar n.º 22-A/98

2 Curtiram

ya, tb costumo passar ai… é uma bosta que eles vem todos lançados e querem entrar à malucos na rotunda.

eles dizem não sinalizado. se tem a marca M10 está sinalizado… mas podia ser mais claro sim.

mas tem uma pérola… dizem:
“Podem circular juntamente com o restante transito, mas a circulação nas ciclovias é sempre mais segura”!

Logo aceitam e admitem que as ciclovias não são obrigatórias!!! ALELUIA!

5 Curtiram

É chamar à atenção da CML e fazer uma chicane antes da rotunda:

1 Curtiu

Pois, mas como logo a seguir dizem: “O mesmo acontece quando falamos de bicicletas e trotinetes, seja nas ciclovias ou nas restantes vias de circulação.” dão a entender outra coisa.

Bem visto :laughing:

Isso é o que existe para as bicicletas nesse sítio. Se quiser entrar na rotunda vindo da ciclovia tenho a dita gincana:

Tb podes fazer um bunny hop se fores habilidoso: https://www.youtube.com/watch?v=5Mjh0urnfhM Toca a aprender!

Já fiz, duas ou três vezes ali. Mas como não sou especialmente habilidoso, tenho medo que dê para o torto :sweat_smile: Prefiro ir pelas pedras.

Não podes vir para a rotunda pelo lado de fora? O degrau parece-me baixo, ainda por cima é a descer.
Já não passo aí há um bom bocado, e as poucas vezes que aí passo, costumo ir no sentido contrário.
Posso estar mal-lembrado, mas tenho a ideia que consigo subir o degrau; mais fácil será a descer.

Por fora, referes-te a ir por aqui, certo?:

Era o que eu estava a dizer, já fiz isso algumas vezes, mas dá-me sempre a sensação que se coordeno mal o levantar das rodas, bato lá com força com a roda de trás e ainda furo o pneu ou empeno a roda. Aquele murinho ainda é razoavelmente alto.

Edit: É uma situação idêntica à que observaste no tópico: Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas
Acham que somos anormais e entramos na estrada sem atenção, por isso metem-nos um muro à frente.

1 Curtiu

Nada a ver mesmo. A barra, já por si é pior pois tem dois pontos de inflexão; está no fundo duma descida, depois duma curva fechada e mal se vê, sobretudo de noite. O melhor é lá passares para poderes comparar.

Mas concordo que aí não devia ser um degrau.

Se calhar não. Pareceu-me só, pela foto que puseste. Mas claro que em foto não se tem a mesma perceção.