Apoio público ao estacionamento duma cidade semi-falida: Lisboa

Até que se fala.
Há mais eléctricos que vão voltar a circular. O metro vai ser expandido. Fala-se no transporte rápido em faixa dedicada na A5… só que o único concelho que tem preocupações reais com isto ainda vai sendo o e Lisboa.
Lembro-me de no debate na TVI24 quando falaram de transportes públicos, o actual presidente de Oeiras limitou-se a dizer que não são da competência da câmara… por isso, está tudo dito.

Cá nem com propostas semelhantes a ganhar orçamentos participativos se consegue tal coisa :confused:

2 Curtiram

Em Oeiras “vamos” reeleger o mesmo gajo que teve lá décadas… e que rigorosamente nada fez em termos de transportes públicos e de mobilidade suave. Porque nos haveremos de queixar da falta de transportes no concelho? É uma opção política que tem o apoio dos eleitores. Se as pessoas quisessem mesmo mais transportes públicos, elegiam outro gajo.

Parece-me que a questão se prende com a crónica “falta” de alternativas. É realmente uma pena ver o mesmo tipo à frente do concelho. Mas a velha história irá perdurar: apesar de criminoso fez muito por Oeiras e isso é uma troca que compensa (dizem os sábios).

Pois… o que é que ele fez mesmo? :thinking:

O investimento nos transportes públicos não pode ser feito em função da vontade popular senão é o resultado que temos porque existem consequências que vão muito além das questões locais…

Mas se a questão local for superior ao interesse de meia duzia, respeitando
a lei, e não for satisfeita, então de que serve vivermos em democracia??

Pois… eu gostava que assim fosse… mas o principal objectivos dos políticos é serem eleitos e reeleitos, e no entender da generalidade deles, nesse sentido, é “mau negócio” investir em transportes públicos. É mais fácil captar votos da população simplesmente investido em estradas e diversos tipos de infraestruturas rodoviárias, como túneis, viadutos, parques de estacionamento. Por acaso que eu conheça não existe nenhum túnel no concelho de Oeiras… mas temos agora um candidato a propor um para uma avenida entre Linda-a-Velha e Carnaxide… que para a zona que é, é só um dos maiores abortos que já vi ser proposto para Oeiras. Ah e propõe outro para a marginal em frente à praia. A par com o projecto que já existe e parece que vai avançar para o vale do Jamor… que vai substituir uma grandiosa manta verde por um enorme complexo de betão e viadutos. Prédios de vários andares para habitação e a solução encontrada para a mobilidade da população que haverá de residir aí são… viadutos.

Oeiras parece ainda totalmente refém da febre dos patos-bravos dos anos 80. Onde é que isto já vai…
TP… zero.

1 Curtiu

Por falar em Holanda, esta era a Amsterdão dos anos 1970… depois mudou!

Nós por cá é que não…

1 Curtiu

Percebi agora que o 3 é contra o IMI. Ora bem, és cá dos meus! O IMI é um imposto sobre a propriedade que em nada abona a propriedade; e sabes para onde vai o IMI em grane maioria? Para construir estradas e estacionamento. E este hein?

Há países que evoluem e países que estagnam…

De facto. Apercebi-me há poucos dias de que os parques na gare oriente (interface de transportes públicos) custam mais caro que os do Colombo.1,40€/hora contra 1,10 €/hora. Como querem retirar carros da cidade assim? E relativamente à mobilidade eléctrica, apenas se está a substituir carros de combustão por carros eléctricos o que manterá o caos na mobilidade das cidades não resolvendo essencialmente nada (tirando a poluição que será transferida para o local de produção de electricidade). Num contexto de redução real de emissões a ênfase deve ser dada ao transporte colectivo em ferrovia, aos veículos a pedais e ao trabalho remoto.

3 Curtiram

@Three , concordo inteiramente consigo! E acho que já vai percebendo com o quê que genericamente esta associação mais se bate.
Só acho que a questão dos parques de estacionamento dissuasores - que também acho importantes porque nunca conseguiremos servir bem todas as zonas da área metropolitana - deve ser bem pesada. Acho que faz sentido algum investimento neles, mas a solução que gostaria de ver predominantemente acontecer seriam condições (fosse de transporte público, fosse de bicicleta, ou o que fosse) para que as pessoas pudessem fazer o seu dia-a-dia sem o carro, desde casa até ao local de trabalho, de forma rápida, cómoda e competitiva.

Este é o preçário dos parques em Nova Iorque:

(preços em USD)

1 Curtiu

Nova York que é conhecido pelo pouco trânsito nas ruas!

Parece-me que parques subterrâneos fazem parte da solução já que tiram carros das ruas. Aliás, o parque subterrâneo até devia ser mais barato que o parque na rua de forma a incentivar as pessoas as pessoas a colocar lá os carros. Menos carros na rua = + espaço para pedonal, ciclável e transporte colectivo.

Não quer isto dizer que os preço não devam subir em ambos os casos! No entanto as coisas não podem ser do dia para a noite, não é hoje 1,4 € e amanhã 10 ou 20 euros. A revolução não precisa de ser repentina, pelo contrário diria eu.

O problema é que construir um parque custa dinheiro, e diria que se queremos reduzir o número de carros em circulação, tem que haver limitações ao seu uso. Um número mais restrito de lugares de estacionamento é uma solução.

Nunca fui a Nova Iorque… mas quer-me parecer que o trânsito lá não é tão intenso quanto muitas vezes pensamos. Talvez não seja tão mau como em Lisboa, parece-me que lá usam muito o metro e o táxi. Um dia vou lá tirar as teimas.

1 Curtiu

Pois eu também nunca visitei Nova York. Apenas conheço o que vejo nos filmes do spider man ehehe. Talvez não seja tão mau quanto isso. Concordo com a redução do número de lugares de estacionamento. Mas diria que a maioria não concorda…

Pois… mas isso a maioria quer um lugar para o carro à porta de casa, a liberdade de poder circular por onde quiser bem entender, às velocidades que quiser, poder estacionar em todo o lado, e combustíveis baratos (os outros que levem com as externalidades). Tirar os carros das cidades é uma ideia apelativa para muita boa gente… mas se apenas se aplicar aos “outros”.

NY é intensa no trânsito, nas bicicletas, nos pedestres, nos transportes públicos…
Como qualquer outra grande cidade com mais de 8 milhões de pessoas!

2 Curtiram

Em geral, os parques no subsolo estão as moscas para muitos deles…