APP estacionamento ilegal v 1.5.8

Votos de boa saúde a todos!

No seguimento deste caso, transcrevo a resposta do gabinete do provedor do munícipe abaixo. Em resumo, a assinatura digital valida a denúncia mas não o auto, pelo que será necessário, no entender do provedor, a confirmação presencial.

" No seguimento da solicitação apresentada por V.Exa ao Senhor Provedor do Munícipe (…) que mereceu a nossa melhor atenção, somos a informar o seguinte:

O artigo 170.º do Código da Estrada distingue o processamento do auto da notícia e da denúncia, diferenciando duas forma de atuação: uma para quando a contraordenação é presenciada no momento pela autoridade ou agente de autoridade (n.1, 2 e 3); outra para quando a autoridade tem conhecimento dos factos por um terceiro (aplicável o n.º 5) - “A autoridade ou agente que tiver noticias, por denúncia ou conhecimento próprio, de contraordenação que deva conhecer levanta auto, a que é correspondente aplicável o disposto nos n.ºs 1 e 2, com as necessárias adaptações”.

Da leitura deste preceito, fica claro que para que a denúncia, efetuada por um terceiro, possa prosseguir é necessário que a autoridade ou agente de autoridade levante o auto (com as necessárias adaptações impostas), e que o mesmo seja assinado pelo denunciante.

De facto a assinatura digital aposta na denúncia apresentada por V.Exa cria uma relação de eficácia para aquele documento, mas não para o auto. Até porque nas denúncias efetuadas por um terceiros o ónus de prova é do denunciante, ao contrário das contraordenações presenciadas pelas autoridades ou agentes de autoridade que fazem prova em tribunal.

Assim, a Polícia Municipal ao requerer a necessidade da presença de V.Exa. visa cumprir o procedimento estipulado, pelo que não se vislumbra qualquer inconformidade com a sua atuação

Na espectativa de podermos ter ajudado na resolução desta questão, colocamo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, apresentando os nossos melhores cumprimentos"

1 Curtiu

O que o provedor escreveu não tem lógica jurídica nenhuma e é apenas ladainha para proteger os seus camaradas da PM. Se o certificado serve apenas para a denúncia e não para o auto, porque é que a PSP quer o denunciante na esquadra, quando a única diferença entre estas duas situações reside no tipo de denúncia e não no auto? O número 5 do artigo 170 apenas diz que o agente levanta auto quando tiver conhecimento por denúncia, não estipula que o agente possa see discricionário en relação à forma como a denúncia é efetuada, se esta for igualmente credível e legalmente aceite como por exemplo com o certificado digital.

Na prática os tipos da PM não querem trabalhar nem arranjar chatices. Agora não devido ao vírus, mas se fosse a ti ia lá à esquadra assinar os papéis e esclarecer isso pessoalmente, até para teres a certeza que o infractor recebe a coima.

1 Curtiu

Já agora, faz queixa à AMA, eles investiram muito nos certificados digitais

2 Curtiram

@filipemarques a sério, contacta [email protected]

Já agora, a APP funciona mesmo :slight_smile:

excusado será dizer que ele deve estar a mentir, basta analisar o paradoxo: o carro avariou duas vezes no mesmo lugar?

5 Curtiram

É triste ver a atitude destas pessoas. Em vez de baixarem a cabeça e serem mais humildes no sentido de cumprir a lei, ainda vêm para as redes sociais queixarem-se do progresso e da tecnologia.

Se estão assim tao contra o “progresso e tecnologia” que comecem a andar de bicicleta que bem precisamos. Tenho dito.

2 Curtiram

No Porto já devo ir perto da centena de autos, e refiro-me autos passados aoa artistas… No entanto fico com a sensação que a pmp se cansou disto e deixou de dar prioridade as denúncias.

2 Curtiram

Sim, sim. Confirmo que já aceitam as denúncias com assinatura digital no Porto. @JorgeTeixeira queres explicar melhor o que queres dizer com “deixou de dar prioridade”? Demoram a responder, é isso?

1 Curtiu

Nas últimas semanas apenas tenho recebido email a informar a passagem para o departamento de trânsito, mas não tenho visto resolução, antigamente era bem mais rápido.

Da a sensação que se cansaram das duzias e dizias de denúncias que originaram autos, enviadas por mim.

Dá ideia que precisamos de mais e melhor fiscalização por parte das autoridades e maior presença nas cidades para que os senhores condutores se abstenham de fazer erros na estrada.

Querem avançar com modelos de video-vigilancia como já fazem no UK, e body-cams, e muito sinceramente, à falta de mão de obra e excesso de prevaricações, já se começa a justificar termos o mesmo modelo implementado em Portugal.

2 Curtiram
3 Curtiram

Na Maia continuam a dizer-me que não tem validade… :joy:
Como eu já desisti da Maia em tudo, deixei de me incomodar com isso…

Infelizmente, acho que não é por haver uma (boa) aplicação que consegues forçar a polícia a fazer o seu trabalho. Isso tem causas mais profundas, que nem sei bem quais serão.

2 Curtiram

Falta de pessoal dedicado a este assunto e outros na semelhança de trânsito.
Enquanto não houver politicamente leis/regras que provoque desmotivação aos possíveis infractores pouco fazem as autoridades.
Abraço

Usei em Lisboa apenas 2 vezes para a mesma viatura num espaço de 2 meses, enquanto estou a viver no Alto de Santa Amaro. A viatura estava estacionada em cima do passeio, em cima de uma passadeira, com linha amarela na via. desde pelo menos inicio de Fevereiro. Em Março denunciei, inclusive abandono, em final de Abril repeti a denúncia. A Policia Municipal de Lisboa respondeu 2 vezes. Nada fizeram. Não é caso único, são dezenas de casos diariamente que ignoro, mas por lá passo a pé quase todos os dias.

Foi preciso alguma figura de estado se alojar no Hotel Pestana na semana passada para a PSP vedar o estacionamento e retirar a viatura. Não sei se foi rebocada. Aquilo já tinha ervas a crescer à volta. Mas o estacionamento no passeio lá voltou com outras viaturas …

Em Castelo Branco funcionou melhor apesar do erro de fiz na matricula, pelo que não foi aceite, mas certas viaturas estacionavam continuadamente em cima do passeio junto ao cruzamento de uma farmácia (durante mais de um ano, sem abandono …) . Pedi informalmente à PSP local para fiscalizarem a rua quando rejeitaram a minha denuncia. Devem ter feito algo porque nunca mais lá vi as mesmas viaturas.

3 Curtiram
3 Curtiram

No Expresso também.

2 Curtiram

Além da aplicação de estacionamento. Há um site do governo, Também para outro problemas locais, que no meu caso a situação foi resolvida em 15 dias pela freguesia de Alcântara. No mesmo dia do reboque até limparam o pátio todo. Ao contrário da situação que tentei denunciar com a P.M. de Lisboa que descrevi há dias.

Havia um carro abandonado no pátio há algum tempo. Com o seguro caducado de 2021. O Google mostra que estava lá há uns 7 meses pelo menos.

Todas as denuncias estão abertas para consulta aqui:

6 Curtiram
4 Curtiram

“Havia cerca de cinco mil utilizadores com a aplicação instalada nos seus dispositivos (há sempre pessoas a instalar, mas outras desinstalam). Neste momento há cerca de 17 mil ”, diz João Pimentel, criador da app e engenheiro eletrotécnico de computadores.

5 Curtiram