Apresentação e pedido de ajuda

Bom dia! Tirando um período no passado (há uns 10 anos) em que fazia o percurso Camarate- Av. de Berna para o trabalho, sou quase ignorante no assunto “bicicleta”. Quero muito voltar a usar a bicicleta no percurso casa-trabalho, mas neste momento o trajecto é bem mais complicado, com duas grandes subidas. O percurso completo inicia na Apelação (perto de Camarate) e termina no topo de Monsanto.
Este fim de semana fui testar o trajeto e de facto quer o início quer a subida de Monsanto são demasiado para mim e acabo por ter que levar a bicicleta pela mão, aumentando muito o tempo de deslocação. Ainda assim, a maioria do percurso é plana e por ciclovia.
Para já tenho duas estratégias alinhadas e gostava de receber inputs do pessoal com mais experiência.
A primeira é transportar a bicicleta no carro nos primeiros 4/5 km, fazer o percurso até Sete Rios, deixar lá a bicicleta e a partir daí tenho boleia para Monsanto. Aqui a minha preocupação é onde deixar a bicicleta minimamente segura. Alguma ideia? Neste caso o percurso de bicicleta é de 8/9 km.
A segunda é investir numa eléctrica que me dê uma ajudinha nas subidas e me permita fazer o percurso porta a porta resolvendo o problema de onde deixar a bicicleta. Neste caso o percurso seria de cerca de 14/15 km.
Tenho noção de que qualquer das duas alternativas é ambiciosa, mas tenho mesmo vontade de passar à prática.

Agradeço ideias :slight_smile:

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Só pela vontade, já estás de parabéns.

Não vai ser fácil de qualquer das maneiras. Eu ia pela compra de uma eléctrica. Mas vai ser necessário investir também num bom equipamento para a chuva.

Tens aqui duas threads sobre o assunto:

https://forum.mubi.pt/t/equipamento-para-a-chuva/5647

E tens aqui o exemplo do @gonperes:

O meu equipamento para chuva:

  • Casaco Quechua Impermeável MH500, o tecido deixa respirar bem, principalmente com as aberturas nas axilas. Excelente relação preço / qualidade / eficácia.
  • Calças impermeáveis BTwin com cobertura dos sapatos.
  • Botas de caminhada Solomon impermeáveis.
  • Boné por baixo do capucho para permitir olhar para os lados sem perder visibilidade e proteção adicional da chuva para a cara e olhos.
  • Óculos com lente transparente para proteger os olhos.
  • Luvas BBB RaceShield, não são 100% impermeáveis, mas para as mãos não é necessário. Protegem o suficiente, sem aquecer demais nem perder sensibilidade.
  • Bicicleta da frota caseira - a dobrável do Diego - com correia e mudanças de cubo (em vez de corrente e cassete), ideal para andar à chuva sem ter que olear nem limpar

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Sobre escolha de bicicletas eléctricas tens estas threads:

https://forum.mubi.pt/t/electricas-dicas-e-conselhos/882

Alguns destes links estão em secções do fórum apenas visíveis a sócios da MUBi. Para teres acesso, podes tornar-te sócia, é gratuito: Torne-se associado | MUBi

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Olá @RaquelQ,

Não conheço muito bem a zona de Camarate, mas Monsanto conheço bem e talvez dê para contornar as subidas ou fazer outras mais ténues. Em que zona terminas? Perto do Estabelecimento Prisional?

E, já agora, entras na zona central de Lisboa em que sítio?

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Olá! Vou fazer Alta de Lisboa - Alvalade - Campo Grande - Entrecampos - Av. República - Av. Berna - Sete Rios. Termino junto ao Estabelecimento Prisional. Já testei subir essa reta desde a zona dos Pupilos (mais curta mas muito íngreme) e já testei ir pelo bairro da Serafina e pela ciclovia (mais longo, menos íngreme, mas ainda assim com grandes troços em que tive que a levar pela mão).
Obrigada pela ajuda.

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Olá! Obrigada @jmpa pelas dicas. Numa das hiperligações que me mandaste vi que a Decathlon permite o teste dos seus produtos e aproveitei para testar a Elops 500 elétrica. Serve perfeitamente para o que pretendia. Consigo fazer o percurso com a subida a Monsanto em uma hora (o que não é muito mais do que demoro de carro) e o motor elétrico dá aquela ajudinha que precisava na subida, já que no resto do percurso não faz falta. Adorei a posição de condução, mas odiei a suspensão, que é muito dura e nada preparada para estradas com buracos. Só por essa razão ainda estou a decidir o que vou fazer, mas serviu para me provar que sim, é exequível e prático.

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Já agora, alguém me sabe dizer se é normal ter-me inscrito como sócia logo no dia em que criei este tópico e o meu login continuar como se não fosse? Tenho que fazer mais alguma coisa?

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Vê também as WAYSCRAL da Norauto. Acho que também podes testá-las.

https://www.norauto.pt/catalog/48229_Bicicleta-eletrica-Motocicleta/48274_Bicicletas-bicicletas-assistencia-eletrica/48275_Bicicleta-Assistencia-Eletrica.html

Quanto ao acesso à outras secções do fórum, @Nuro_Carvalho quem é que trata disso?

Essa parte está esclarecida, obrigada.

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Então a única dúvida para te decidires a fazer o percurso está na suspensão?
Talvez um selim com molas resolva o problema.

O Miguel no Porto comprou uma WAYSCRAL e disse que depois de meter molas no selim, os paralelos desapareceram.

E já está testado, a diferença é abismal a nível de conforto, basicamente os paralelos desaparecem :X

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Vou validar internamente se já foi dado acesso, estas coisas são manuais e o trabalho é voluntário :expressionless:

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@jmpa não é só essa a dúvida. O peso é um factor que vou ter que ponderar. Tenho lugar de garagem (não box), mas mesmo assim é arriscado. Não sei se bons cadeados seriam suficientes. Não a deixando na garagem teria que subir escadas com ela às costas :slight_smile:

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RaquelQ isso é que é coragem! :+1: Eu sou de Santa Iria mas combino muito a bicicleta com o comboio.
E para ti, coloca-se a hipótese de combinar a bicicleta com transportes públicos? A RL tem autocarros com espaço para bicicletas — algum deles serve a Apelação? Eu sei que a Apelação é na serra… Pedalar até ao comboio CP em Sacavém (e voltar!!) é exequível?

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Olá! Quanto à RL a informação que me deram é que há autocarros a circular que permitem levar bicicleta, mas não todos e não garantem que num certo horário haverá algum a passar. Situação ridícula, porque ter essa possibilidade só às vezes é o mesmo que não ter de todo.
Usar o comboio só me faria perder a melhor parte do percurso (ciclovia) e ter na mesma que fazer a pior (subida a Monsanto). Para além de que aqueles curtos 4 km até à estação são demasiado perigosos para o meu gosto: curva, contracurva, sem berma e com canavial a invadir a estrada. Fi-la muitas vezes a pé até ter apanhado uns sustos. Infelizmente as estradas são construídas só a pensar nos carros.

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RaquelQ, se optares pela compra de uma eléctrica, pergunta antes se trabalha à chuva. Eu já tive de substituir a minha 1ª eléctrica por uma à prova de chuva. Agora tenho uma CUBE

Essas elétricas parecem fixes, mas já que são à prova de chuva poderiam ter as mudanças fechadas no cubo da roda de trás, para exigir menor manutenção. É nova moda: muito mais fácil de manter e mais fidedigno.

Quanto à Rodoviária de Lisboa, eu já inseri alguns percursos dos Bike Bus deles no site https://www.ciclovias.pt

Dei prioridade aos que dão para levar duas bicicletas e ainda não inseri quase todos os que só dão para uma.

É preciso ter a camada de transportes públicos activos para ver. Com o link seguinte, ela fica activa e o mapa centrado na Apelação: Ciclovias.pt - Ciclovias de Portugal

Não há nada que passe aí directamente na estrada N250 da Apelação que eu tivesse aí posto. Vou ver se foi algo que ainda não fiz.

Caso não haja, o mais perto é na ponta a Norte do Bairro de Santiago, o Autocarro 310, o que poderá implicar ter que fazer pelo menos partes da famigerada N250 a arriscar a pele. :frowning_face:

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Portanto, as carreiras que passam directamente nessa estrada são:

301 Lisboa (Estação Oriente) - Loures (Z Comercial),
305 Lisboa (Estação Oriente) - Loures,
309 Lisboa (Estação Oriente) - Cabeço da Aguieira,
312 Lisboa (Campo Grande) - circulação via Charneca,
313 Lisboa (Campo Grande) - circulação via Sacavém,
750 Lisboa (Estação Oriente) circulação via Bº Coroas e Unhos

E também há as que passam perto:
311 Lisboa (Campo Grande) - Bairro das Coroas (Alto do Moinho)

Fui visitar todas e verifiquei que NENHUMA é um Bike BUS. :frowning:

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Obrigada. Eu já não moro por aí.

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