Apresentação e questão

Bom dia a todos.

Chamo-me Cláudio e sou novo neste fórum.
Moro na zona da Amadora e até há uns meses atrás ia todos os dias de carro para Lisboa. Entretanto, passei a usar o metro mas tendo em conta que Lisboa está cada vez mais ciclável vou começar a usar o comboio e a bicicleta.
A minha questão é: Existe aqui mais alguém que faça a viagem de comboio até Entrecampos com a bicicleta? É tranquilo? As pessoas reclamam?

Obrigado a todos.

9 Curtiram

Não tenho a resposta para isso, mas o excelente era ires da Amadora para Lisboa de bicicleta. Muito provavelmente levavas menos tempo.

Olá Romão.
De comboio levo 13 minutos a chegar a Entrecampos desde a Amadora o que é bem rápido.
No entanto, no futuro pode ser que faça isso.

Obrigado.

1 Curtiu

Até Entrecampos suponho que deverá ser uma viagem de 10km. Faz-se em 30min de bicicleta a 20km/h. De comboio são 13min somado com o tempo de chegar ao comboio, esperar pelo comboio, e ainda mais o tempo de ir do comboio ao destino. Se calhar acaba por dar o mesmo tempo.

Mas não te quero desmotivar… se fores de comboio+bicicleta já será muito bom! Alguém deverá ter uma opinião sobre o assunto, mas de qualquer forma, nada como experimentar uma vez a ver como corre.

2 Curtiram

Vindo pela Radial de Benfica?

Eu não consigo fazer 20km/h, se apanhar subidas. A menos que vá com bike de
ciclismo, ou eléctrica… E desde a Amadora não é sempre plano…

Cálculo que seja com uma bike de ciclismo.

Claro que depende de que sítio da Amadora. Eu vou todos os dias de Lisboa para a Amadora há vários anos, são uns 10km.

Normalmente se for de BTT a atravessar Monsanto faço uns 18km/h de média.
Se for de bicicleta citadina pela Radial de Benfica são uns 22km/h.
Se for na de estrada pela Radial anda pelos 26km/h

Quando comecei há 8 anos atrás acho que fazia 16km/h de média pela Radial. Tinha de parar a meio para descançar :blush: Ainda me lembro do primeiro dia que saí de manhã de bicicleta para o trabalho, tive a clara sensação de estar completamente louco :sweat_smile:

4 Curtiram

Olá @ClaudioFCoelho!

Bem vindo antes de mais, e deixe-me congratulá-lo por tomar uma decisão, que o fará ganhar em poupança, saúde (tanto física como mental), e muito provavelmente em tempo. Além de ser amiga do ambiente, pois claro! :slight_smile:

Eu levei a minha bicicleta no comboio da linha de Cascais durante uns meses, e era tranquilo levá-la nas últimas carruagens. Mas isto facilmente explica-se por quase toda a gente sair no Cais do Sodré e dessa estação sai-se no fim do local. Também era Verão e talvez apanhasse o comboio mais vazio… não sei como estará agora (mas vou descobrir brevemente!).

A linha de Sintra não sei como é. De certeza que é tranquilo, mas não tarda virá alguém que faz o mesmo que tu questionas responder-te :slight_smile:

3 Curtiram

Bem vindo @ClaudioFCoelho :slight_smile:

Acerca do transporte de bicicleta no comboio/metro não há grande problema, tirando o volume de pessoas (dependendo da hora) há locais próprios na carruagem para o transporte mas claro pode condicionar o tamanho da mesma. Não conheço completamente o trajeto nas horas de ponta, mas já outros trajetos de Metro que fiz em hora de ponta dá para transportar a bicla.

Caso queiras testar vir da amadora direto para lisboa, pela radial de benfica é mais ciclável dado ter uma grande parte com ciclovia. tens aqui um mapa das vias http://www.cicloviaslx.com

Deixando o carro em casa poupa muito dinheiro se, se adaptar bem ao meio de transporte quiçá investir numa bicicleta com assistencia eletrica pode ajudar.

4 Curtiram

A minha sugestão

  • começar por treinar o percurso ao fim-de-semana para veres quanto tempo demoras e conheceres melhor o percurso. Podes pedir a um Bike Buddy para ir contigo e ainda aprendes algumas dicas úteis sobre posicionamento na via, equipamento adequado, etc.
  • experimentar ver o movimento de pessoas nos horários que tens de apanhar o comboio. Na pior das hipóteses investes numa dobrável
4 Curtiram

hi

durante varios anos fiz exatamente o que propões… alias foi assim que comecei a andar de bike :slight_smile: , indo desde o centro da amadora (perto do babilonia) até à cidade universitária / campo grande

inicialmente comecei por fazer comboio ate entrecampos + bike

aos poucos nos dias em que entrava mais tarde fui experimentado ir tudo de bike , mas acabava sempre por voltar de bike + comboio (da amadora para lisboa desce mais, no sentido contrário sobe)

o percurso melhor que tens é ir até as portas de benfica e apanhar a estrada de benfica que é bastante tranquila de se fazer.

ai podes depois optar por apanhar a ciclovia no colombo/colegio militar/telheiras/campo grande ou ir pela estrada de benfica ate sete rios/av berna/campo pequeno, dependendo do teu destino.

rapidamente percebi que na ida era mais rapido ir de bike do que de comboio

na volta demorava mais uns 5/7 minutos que na ida , acabando por ser mais parecido com o tempo de comboio, mas com mais flexibilidade de horario (nao tinha de andar a sincornizar me com o comboio), nao ter de andar a subir / descer escadas, e ainda mais porque (pelo menos antigamente) à tarde havia sempre atrasos, pelo que era mais tempo de viagem… a adicionar que os atrasos levam a mais gente no comboio, sendo mais chato andar com a bike lá

isto até que deixei de comprar passe e passei a apenas andar com bilhetes pré comprados, ja que pelo menos na altura era preciso fazer umas 15 viagens ao mes para compensar o passe, e rapidamente passei a apenas andar umas 3 ou 4 vezes ao mes (quando chovia ou estava com preguiça ou quando estava na zona do Rossio, no qual ai sim compensa MUITO o comboio)

em relacao a bike, nunca tive problemas em po-la no comboio desde que fosse sempre nas carruagens proprias para isso… chato e nunca se saber onde elas vao parar, mas ha sempre tempo de ver onde está o simbolo e pedalar/andar até la.

o percurso ,o mais chato para mim era a volta lisboa->amadora, especialmente depois das portas de benfica que é sempre a subir até ao centro da Amadora (a subida dos bomboios entao é uma merda, ia sempre pelo passeio aí que os carros vao rápido)

4 Curtiram

Olá e muito bem-vindo…

É qual a bicicleta que pretendes usar?

Se for uma dobrável isso não vai incomodar nada as pessoas… Depois depende da distância até ao teu destino final.

1 Curtiu

Olá a todos! :slight_smile:
De facto tenho a certeza que fiz a melhor escolha ao deixar o carro parado em casa.
Depois de pesquisar, de ler o que escreveram e o que me disseram alguns amigos, decidi fazer o passe anual da GIRA e usar essas bicicletas. O trajecto que tenho que fazer é Entrecampos-Estefânia e vice-versa. Assim, apanho a bicicleta em Entrecampos e deixo-a no Saldanha. :slight_smile: Evito andar com uma bicicleta no comboio e ter stress com isso.
Contudo, a ideia de fazer o trajecto Amadora-Lisboa ficou presente na minha cabeça e vou avaliar essa hipótese.

Obrigado a todos!

11 Curtiram

Isso as Giras é uma boa alternativa, para o trajeto que menciona :grinning:
25 euros ano, mais barato que isso, unf não conheço.

2 Curtiram

Muito bem-vindo Cláudio.
Que a bicicleta esteja contigo,
pois Ela está no meio de nós!

5 Curtiram

Boa escolha! A Gira é de facto a opção mais simples. Ainda assim, espero que venhas a experimentar a opção 100% bicicleta , nem que seja um teste ao fim de semana. :smile:

4 Curtiram

O bike share realmente tem valências enormes, e aqui está a prova de como ele funciona, a ajuda a pessoas a tornarem as suas vidas mais práticas. Existisse ele para os trajectos que faço… e muito possivelmente também usaria.
Desta forma, podes deixares a tua bicicleta no parque da estação da Amadora (tem lá um parque para bicicletas) e seguires o resto do caminho tranquilo.

De casa para o trabalho sempre em bicicleta poderá ser sempre algo muito desafiante, especialmente dependendo do vestuário que necessitamos usar no trabalho. Eu trabalhava a cerca de 12 Km de casa (não há-de ser muito diferente do teu caso) (e vou recomeçar brevemente) e não me imagino a fazer estes Km todos só de bicicleta…
Talvez o fizesse (no mínimo, experimentava) se a maior parte do percurso fosse tranquilo e tivesse uma ciclovia de qualidade (o que demonstra como a infraestrutura é importante)… de outra forma acho que os “meus” 12 Km são puxados para o início de um dia de trabalho em condições.

4 Curtiram

Parece uma boa decisão Cláudio. Que todos os atuais automobilistas tenham a tua capacidade de encontrarem soluções racionais, eficientes e sustentáveis de mobilidade :slight_smile:

1 Curtiu

Olá a todos mais uma vez.
Apesar do frio desta manhã lá vim eu de Entrecampos até ao Saldanha e é outra coisa… dá para ver a cidade com os outros olhos, sem stress enquanto a malta está parada nos seus carros nas filas de trânsito. :smiley:

Obrigado a todos pelos comentários.

13 Curtiram