Aspectos operacionais das categorias/grupos do fórum

Há uns dias na lista de mail mubi-core (“MUBi-core:19177”), lancei algumas questões sobre a operacionalização das categorias/grupos do fórum.
Alguns desses pontos esclareceram-se, mas outros ficaram ainda em aberto por afinar.

Transponho para aqui os 3 pontos que acho estarem ainda em aberto.
Hesito entre lançar 3 tópicos diferentes ou juntar os 3 pontos num tópico apenas. Como estão muito relacionados, junto-os todos neste tópico.

Importante: o objectivo deste tópico não é discutir qual a estrutura de categorias/grupos concreta que o fórum terá (isso já foi amplamente discutido noutros tópicos). O foco é, dada uma determinada estrutura de categorias/grupos, como assegurar que ela é fácil de compreender e usar.

  1. Como é que um utilizador do fórum sabe qual a visibilidade (quem pode ler o que eu escrevo?) de determinada categoria que está a usar?

Há aqui 2 sub-questões:
a) a categoria é visível publicamente ou só a um grupo restrito?
b) no caso de visível a grupo restrito, que grupo(s) é esse?

Aparentemente, o discourse já distingue categorias de visibilidade pública de categorias de visibilidade restrica a grupo(s) com um símbolo, como é evidente neste exemplo:

Mesmo assim, este símbolo não chega pois, no caso de categorias com este símbolo, eu não consigo directamente inferir qual o grupo que pode ler.
Isso faz grande diferença, pois há grupos privilegiados (e.g. grupo de trabalho) e grupos de massas (e.g. grupo dos sócios). Quando eu estou prestes a publicar nova mensagem com conteúdo mais privado, na dúvida quererei ter forma de facilmente confirmar qual grupo de utilizadores vai poder ler a mensagem.

Por isso, em complemento ao ícone que o discourse já apresenta (para distinguir entre cat. pública vs vísivel a grupo), acho que devemos assegurar que, na descrição de todas as categorias, temos uma linha simples a indicar quem pode ler dessa categoria. Algo como “Visível a: público/grupo X”
Atenção que neste momento isso ainda não acontece.


  1. No caso de categorias de acesso restrito a grupo, um membro do grupo consegue consultar a lista de outros membros do mesmo grupo?

Notem que no modelo anterior de trabalho sobre os google groups, isto era impossível para os membros que não fossem administradores da lista de email.

Pessoalmente, acho que:

  • no caso do grupo Sócios, não faz sentido permitir-se consultar a lista de sócios
  • no caso de grupos de trabalho, é muito desejável que qualquer membro do grupo (e não apenas o administrador/moderador) possa, a qualquer momento, saber quais são os outros membros - por transparência

O discourse suporta isto de alguma forma (para os grupos de trabalho)?
Caso não suporte, uma solução possível é ter essa informação mantida num post da categoria em causa, que algum coordenador tentaria manter actualizada.

O que acham?


  1. Pretendo juntar-me a determinado grupo. Que procedimentos devo seguir/quem devo contactar?

O @joaopferreira já respondeu parcialmente a isto:

Se fores
sócio, recebeste um convite que te adicionou automaticamente ao grupo
de sócios. Se fores sócio e quiseres fazer parte da core, basta
contactar o utilizador @MUBi, através de mensagem privada por exemplo. Mas o mail [email protected] estará sempre funcional.

Vejo aqui 2 aspectos por limar:

a. Do que percebi, o procedimento sobre como pedir acesso a um grupo de trabalho ainda não está explicado em nenhum lado na documentação (FAQ, ou outro). Devia estar, certo? Onde?

b. Parece-me desejável que a entrada/saída de elementos a cada grupo de trabalho seja gerida pelo coordenador desse grupo, não por algum elemento central que gere os membros de todos os grupos.
Exemplo: se alguém quer juntar-se ao projecto X, convém que o coordenador (ou mesmo o grupo de trabalho todo) i) possam discutir/decidir se há algum impedimento à entrada desse membro naquele grupo; ii) possam saber que há novo membro no grupo de trabalho (ou seja, a entrada no grupo de trabalho não ser silenciosa - nem que seja para haver uma boa-vinda por parte dos outros elementos).

Tentando concretizar, o modelo que me parece mais desejável:
Cada grupo de trabalho ter um utilizador especial que gere o grupo (tal como no modelo dos googlegroups, havia uma conta geral do grupo, que geria a lista de mail). Essa conta seria gerida por alguém do grupo de trabalho (e.g. o coordenador), que teria as credenciais para tal.
Para pedir entrada em determinado grupo, o sócio enviaria mensagem privada para esse utilizador especial (ou email para o endereço de email do projecto).
O adicionar do novo membro seria feito pelo gestor do grupo.

Já agora, este ponto começou a ser discutido entre o JPF e eu na mubi-core. Transcrevo para abaixo a discussão, para a continuarmos por cá.
Como vêem do meu texto acima, eu discordo da opinião do JPF: apesar da base de confiança subjacente ao funcionamento dos grupos de trabalho, é importante que haja controlo sobre a entrada de membros no grupo de trabalho.
Para que i) haja oportunidade do grupo confirmar que aceita a entrada do novo membro (não há incompatibilidades); ii) o grupo possa saber que há novo membro.

  • No caso das categorias relativas a grupos de trabalho, é possível passar a gestão dos membros desse grupo para as mãos de alguém do grupo de trabalho (e.g. o coordenador do projecto)?

JPF: Não diretamente, mas a solução é simples. Um coordenador do grupo fica como moderador do fórum.

Penso que faria mais sentido que a entrada de elementos fosse gerida por alguém do grupo de trabalho, em vez de gerida por alguém da Core que pode não pertencer ao grupo de trabalho.
Por exemplo: as boas vindas após a inclusão da nova pessoa fazem-se no grupo de trabalho; se quem adiciona a pessoa ao grupo não pertencer ao grupo, as boas vindas tornam-se difíceis.

JPF: Na core funcionamos à base da confiança. Eu por exemplo sou admin. mas nem
sequer toquei em nada referente aos grupos de trabalho. Não sei quem pertence a quê. Limitei-me, a pedido do Bernardo, a adicionar a lista de membros à BtS. Como sei Barreto que criaste a SdB vou-te adicionar como moderador do fórum, ficas logo com acesso total sobre quem deve ou não
pertencer ao grupo SdB.

O que acham?

Tens razão. Não tinha pensado nisso. Aliás se decidirmos que até a categoria MUBi-sócios é só para o grupo sócios até essa terá o ícone de privado. O que invalida a utilidade do ícone.

  1. concordo com o que propões.

a. Concordo. Falta.
b. Concordo contigo @jpbarreto mas não sei bem ainda a diferença entre um moderador e um administrador. Por exemplo coordenador do GT podia ser o moderador dessa categoria. Não se trata de falta de confiança mas de dar menos trabalho aos administradores e ele tb ter controlo de quem entra e que sai.

É crucial resolver isso.

Quanto a quem adiciona novos utilizadores, faz sentido que seja o grupo a decidir a inclusão. Lembro que, a ser assim, é preciso também mudar o protocolo de receção de novos sócios. Sou em quem tem estado a fazer esse trabalho.

Concordo que a receção seja feita no fórum, dentro de cada grupo. No entanto, proponho ao @jpbarreto que passe essa proposta para a core, talvez, pois mexe com uma metodologia em curso. Se calhar debatê-la na reunião mensal. Vou propor isso.

Provavelmente, transformar o manual de receção de sócios no Google Groups num manual de receção de sócios no fórum.

1 Curtiu

Feito para os sócios e core! Diz-me se te parece bem. Não fiz ainda para os GT pois ainda não ficou bem definido como será a estrutura interna das categorias dos GT, sendo que o debate continua.

Antes pensava que não, mas afinal é possível (e até perigoso devido a spam), através de uma técnica interessante, colocando @ e depois o nome do grupo! Por exemplo experimenta colocares @core e clicar Enter. Verás que aparece uma lista dos nomes de utilizadores desse grupo. Todavia tal só é possível se se pertencer a esse grupo.

Em relação ao teu ponto c, parece-me que cada GT teria um coordenador que teria permissões de moderador, mas repara que para alguém se juntar a um GT então ou contactaria @MUBi ou contactaria @coordenador_GT. Por exemplo no caso do @Bike_Buddy_MUBi o @Eduardo_Santa criou uma conta própria para o Bike Buddy e parece-me que ficaria melhor se o candidato contactasse formalmente @user_GT e não @user_coordenador_GT. Podias por exemplo criar uma conta no fórum através da conta de email da SdB e assim um potencial candidato contactaria apenas @SdB.

Sim, é algo que precisa de ser documentado.

1 Curtiu

Boa João. Só tenho duas sugestões.

a) Não usar a palavra “grupo” pois isso é um palavreado interno de administrador que não precisa de ser conhecida por quem não é administrador. Usaria formas correntes “Só é visível a sócios” ou Só é visível a membros da core". Já mudei algumas das frases.

b) talvez não seja necessário por essa informação em todas as sub-categorias. Podia se se colocar nas categorias. Mas talvez haja outras opiniões.

Receio todavia que se o grupo dos sócios não estiver sincronizado com os sócios da MUBi, por falta de verificação manual de algum admin. do fórum, possa haver algum desentendimento.

Desculpa, mas não percebi tudo o que dizes. Por favor repete a explicação.

Tudo ok quanto ao resto! Obrigado, @joaopferreira, pela energia a levares isto para a frente!

Proponho simplificar o processo, sem deixar de o tornar eficaz:

Quando alguém se inscreve no site da MUBi, para ser membro, indica logo a que grupo quer pertencer. Como voluntário. No Bike to School e no Bike Buddy deveria haver aqui no fórum dois grupos, pois são grupos com dois tipos de participação com graus diferentes. Mera adesão para ajudar e envolvimento a sério, na dinâmica, na organização, etc.

Ora, no documento de gestão de tarefas, a pessoa responsável por verificar a folha de cálculo de novos membros vê logo em que grupos eles querem pertencer. Depois, vem ao fórum e manda um convite para esse novo membro, indica do nesse contive os grupos a que será adicionado. Sim, um Admin do fórum consegue enviar um convite por mail e nele ir já a adesão ao grupo ou grupos. É mesmo muito fácil. O novo membro não tem que pedir nada. É o gestor de sócios da Mubi que faz tudo, como tem sido até agora, mas com muito menos trabalho :slight_smile:

Não se percebi bem o que propões.

Penso que seria importante que, antes de um novo membro entrar num GT, o coordenador do GT possa validar essa adição.
No modelo que propões, em que o “gestor de sócios da mubi” trata da inclusão nos grupos, como é que isso acontece?

Repara: como é que se faz agora? Com o modelo do Google groups? Um potencial sócio vai ao site da Mubi, preenche um formulário, e diz os grupos em que quer entrar. Alguém da Mubi vai à folha de cálculo, inscreve a pessoa nos grupos e convida-a a apresentar-se. Tem sido assim.

Podemos repensar o modelo, claro. Acho que deixei qualquer coisa na proposta de temas da reunião mensal de quarta.

Na verdade, que vantagens há num modelo ou noutro? No caso da validação prévia, pretende-se o quê?

Olá João

referia-me à forma como um sócio através do fórum deveria propor-se a um GT

  1. Enviava uma mensagem ou PM (Private message) ao coordenador do GT, cujo nome deveria estar no “about” da categoria do MUBi-sócios/MUBi pedindo a sua adesão. Para o caso da SdB escrevia apenas @jpbarreto numa mensagem pública ou privada manifestando esse interesse.

  2. Enviava uma mensagem ou PM ao nome de utilizador atribuído para o GT. Por exemplo no caso do BB seria @Bike_Buddy em vez de @Eduardo_Santa

  3. Enviava uma mensagem ou PM ao nome de utilizador geral da @MUBi referindo o GT ao qual gostaria de fazer parte

Em qualquer lado do fórum quando clicas @jpbarreto a pessoa em questão (neste caso tu) é informada através de email/notificação.

@ricardocruz
Para já KISS :smile:
mas sim o procedimento terá de ser manual, quando alguém se inscreve do lado do formulário do site da MUBi. O @jpbarreto falava de alguém que já é sócio e está no fórum e quer fazer parte de um GT.

1 Curtiu

Sinceramente, não tenho a certeza de como se faz agora em todos os grupos.

No que toca ao GT do sexta de bicicleta, penso que qualquer adesão ao grupo passa sempre por mim (como coordenador).
Nunca houve razões para incompatibilidade, mas acho importante que o coordenador (ou o próprio grupo) possa validar se determinado novo membro deve, de facto, entrar no GT.
Por outro lado, é importante que a entrada de alguém no grupo seja visível (por exemplo, o coordenador anunciar o novo membro ao restante GT e dar-lhe as boas vindas). Com a colocação de novos membros num grupo feita por alguém que pode não pertencer ao grupo (o “gestor de sócios da mubi”), as novas entradas nos GTs passam a poder ser silienciosas - alguém novo entrou e ninguém do GT soube disso.

Por mim, e divergindo um pouco do KISS, o modelo que defendo era assim:

  • para cada grupo de trabalho, haveria uma conta especial, gerida por alguém do grupo (tipicamente, o coordenador, mas não necessariamente)
  • quando algum sócio se inscreve na mubi e manifesta vontade de trabalhar no GT, o gestor de sócios da mubi envia uma mensagem à tal conta especial a indicar que esse sócio quer entrar; seria essa conta do GT a adicionar o novo membro, a divulgar o novo membro junto do resto do grupo, etc.
  • idem para um sócio já existente que, em dado momento, queira passar a envolver-se num GT: esse sócio enviaria mensagem À conta do GT a pedir para entrar

Penso que isto corresponde à opção 2 que o @joaopferreira apresentou na mensagem anterior

1 Curtiu

É isso, @jpbarreto. Acho que podemos acertar isso na reunião de 4.ª. Parece-me bem. Pois como está agora, os novos sócios são adicionados silenciosamente nos grupos, o que não deixa de ser estranho.

1 Curtiu

Ainda sobre este assunto de como descobrir os membros de um grupo.
Aparentemente é muito simples:

  • aceder ao perfil (clicar sobre a nossa foto no canto sup. direito, escolher perfil)
  • na barra cinzenta no topo, surgem listados os grupos a que pertencemos
  • clicando sobre cada um desses grupos, obtemos uma página onde, do lado esquerdo, podemos escolher “Membros” e vermos os membros do grupo.
    Por exemplo, para ver os membros do grupo de trabalho dos BB, a sequência de passos acima chegará a: Fórum da MUBi

Ou seja, parece-me assunto resolvido!

Convinha colocar isto numa FAQ ou manual:

  • como posso saber a que grupos pertenço?
  • como posso saber a constituição dos grupos a que pertenço?

Posso ajudar nisso?

1 Curtiu

Muito obrigado João :smile:

estou sempre a aprender, desconhecia essa técnica!

claro que sim :smile:

achas que seria melhor na FAQ ou na TOS?
http://forum.mubi.pt/tos

A TOS (Terms of Service) Termos de Serviço precisa de ser reciclada porque, segundo o @MarioJAlves deve centrar a sua mensagem nos sócios e no público em geral e não na core, como tinha feito.

Está uma wiki, podes editar à vontade @jpbarreto
http://forum.mubi.pt/t/termos-de-servico-do-forum-mubi/4?source_topic_id=207

A FAQ é mais apenas um manual de como utilizar o fórum, mas sim, as valências MUBi podem ser integradas na FAQ, mas poderíamos separar FAQ para o Discourse em geral e a TOS para as especificidades MUBi

Sim, acho que é de incluir tudo o que sabemos num só documento (pode ser a TOS).

Sim, essa TOS (hard-core, isto é com todos os pormenores da cozinha) seria para a core e depois retirariamos de lá o mínimo que achamos que é útil para os sócios (que não se terem excesso de informação logo de inicio não precisam de saber a missa à metade).

1 Curtiu

não percebi bem @MarioJAlves, mas a TOS é completamente pública! Sugeres fazer outro doc. interno para a core?

Acho que quando a tirei de banner ela ficou nesta categoria em que estamos agora: core-fórum e por isso ainda não é pública.

Ou estás a dizer que genericamente um TOS é sempre público? Então chamemos-lhe outro nome.