Atravessamento de passeios

Boa tarde,

Reparei que, na recente ciclovia que liga Carcavelos à nova Faculdade de Economia, existe um atravessamento que está assinalado da forma mostrada na imagem abaixo.

Aqui:

Mapa

Ou seja, é pretendido que o ciclista desmonte, nem que seja à força de umas barreiras na ciclovia. Será por causa do atravessamento do passeio?

Também procurei o sinal horizontal que pretende indicar a “circulação a pé com bicicleta pela mão”, mas não o encontrei em lado nenhum.

Que soluções têm os caros Mubis encontrado para este tipo de situações?
Como endereçar uma melhor solução à Câmara de Cascais?

Obrigado

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Há uma dúvida que não existe: Essa pintura rupestre desenhada no chão, vale 0 para o código de estrada. Portanto, o ciclista pode e deve atravessar montado. Atravessar desmontado representa uma contraordenação, a não ser que se use a passadeira mais à direita.
Não existem umas autoridades para onde se pode denunciar essas barreiras? Tenho quase a certeza que existe algum regulamento que proíbe a colocação desse tipo de obstáculos…

Em todo o caso, com tal aborto ali plantado, é usar a estrada.

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Essa foto é digna da galeria “bike path fail” :slight_smile:

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Isso não é provisório até abrirem a via ? Assim parece uma pista de atletismo com obstáculos!

O H… M E U… D E U S! :face_with_symbols_over_mouth:

Mas, mas… como? Quem… quem é que se lembrou de fazer uma coisa destas?

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A passagem para velocípedes está delimitada pelas marcas rodoviárias M10 tal como definido no RST. Significa que, pelo CdE, podes atravessar montado na bicicleta e os veículos que circulam na estrada perpendicular terão que te ceder passagem. Essa pintura no chão não tem validade legal nenhuma. Mesmo os sinais verticais são desnecessários. Uma passagem para velocípedes não é uma pista ciclável.

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No entanto tens passeio entre o fim da pista ciclável e a passagem para velocípedes, logo tens de desmontar e voltar a montar a bicla, a não ser que tenhas menos de 10 anos.

@gnv pode-se partilhar a tua imagem na net? Isto tem de ir para o top da Estúpida Ciclovia.

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Tal como em Lisboa. Arghh!!! Continuam a insistir nos mesmo erros!

Essa marca horizontal seria o mesmo que colocar este sinal para os automóveis antes de uma passadeira.
No dia seguinte estaria em todos os meios de comunicação social.

image

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Pode-se partilhar sim.

Penso que a questão do passeio é relevante aqui.

Não faria mais sentido prolongar a ciclovia até à estrada e colocar-lhe uma passadeira no local onde ela se cruza com o passeio? Ou que outra solução poderia ser sugerida?

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Parece tão simples, não é? Estas cabecinhas pensadoras é que não se lembram destas coisas.

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Muito bom! :joy:

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nem o próprio passeio tem largura de jeito ali na zona da passadeira como vamos querer que as ciclovias sejam bem feitas?

Btw calçada antes de uma estrada é muito bom para um tipo de bicicleta derrapar e ir parar à estrada quando a calçada esta molhada

Feito em cima do joelho… xaram!!

Julgo que não será o mais indicado ter a passadeira a atravessar a ciclovia mesmo antes da passagem para velocípedes. Penso que o ideal seria ter uma zona de buffer e os peões atravessarem a ciclovia um pouco mais atrás, na zona das barreiras, por exemplo. Mas só conhecendo melhor o local, de modo a não dificultar a vida aos peões. Para isso seria também necessário extender o passeio. Esse passeio desnivelado nem me parece que tenha a largura mínima definida por lei de 1,2m.

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Bem visto!

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Algo deste género.

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Portanto, em vez do que temos actualmente:

Talvez assim (mas sem as linhas tortas;):

Vou procurar como enviar isto para a Câmara. Sugestões?

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Isso são toalhas no chão ?

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Do outro lado da estrada não puseram sinal de fim de ciclovia nem barreiras?

Suponho que só tenham colocado deste lado porque é descer. Convém por isso elevar a passagem de velocípedes e o passadeira para a cota do passeio, de forma a reforçar a prioridade dos velocípedes e como medida física de acalmia de tráfego.