Reparei que, na recente ciclovia que liga Carcavelos à nova Faculdade de Economia, existe um atravessamento que está assinalado da forma mostrada na imagem abaixo.
Há uma dúvida que não existe: Essa pintura rupestre desenhada no chão, vale 0 para o código de estrada. Portanto, o ciclista pode e deve atravessar montado. Atravessar desmontado representa uma contraordenação, a não ser que se use a passadeira mais à direita.
Não existem umas autoridades para onde se pode denunciar essas barreiras? Tenho quase a certeza que existe algum regulamento que proíbe a colocação desse tipo de obstáculos…
Em todo o caso, com tal aborto ali plantado, é usar a estrada.
A passagem para velocípedes está delimitada pelas marcas rodoviárias M10 tal como definido no RST. Significa que, pelo CdE, podes atravessar montado na bicicleta e os veículos que circulam na estrada perpendicular terão que te ceder passagem. Essa pintura no chão não tem validade legal nenhuma. Mesmo os sinais verticais são desnecessários. Uma passagem para velocípedes não é uma pista ciclável.
No entanto tens passeio entre o fim da pista ciclável e a passagem para velocípedes, logo tens de desmontar e voltar a montar a bicla, a não ser que tenhas menos de 10 anos.
@gnv pode-se partilhar a tua imagem na net? Isto tem de ir para o top da Estúpida Ciclovia.
Essa marca horizontal seria o mesmo que colocar este sinal para os automóveis antes de uma passadeira.
No dia seguinte estaria em todos os meios de comunicação social.
Não faria mais sentido prolongar a ciclovia até à estrada e colocar-lhe uma passadeira no local onde ela se cruza com o passeio? Ou que outra solução poderia ser sugerida?
Julgo que não será o mais indicado ter a passadeira a atravessar a ciclovia mesmo antes da passagem para velocípedes. Penso que o ideal seria ter uma zona de buffer e os peões atravessarem a ciclovia um pouco mais atrás, na zona das barreiras, por exemplo. Mas só conhecendo melhor o local, de modo a não dificultar a vida aos peões. Para isso seria também necessário extender o passeio. Esse passeio desnivelado nem me parece que tenha a largura mínima definida por lei de 1,2m.
Do outro lado da estrada não puseram sinal de fim de ciclovia nem barreiras?
Suponho que só tenham colocado deste lado porque é descer. Convém por isso elevar a passagem de velocípedes e o passadeira para a cota do passeio, de forma a reforçar a prioridade dos velocípedes e como medida física de acalmia de tráfego.