Autocarros na A5

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Se for para meter um autocarro de 30/30 minutos mais vale ficarem quietos. Antes uma linha de eléctrico rápido!

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Quero ver se alguém vai censurar este insulto!!!

Que insulto?

Se é insulto deves fazer “flag”,
outras pessoas já o fizeram, quando atinge o nr designado o post é escondido.

Regras são para todos, anónimos ou não anónimos

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Já existe um autocarro directo de Linda-a-Velha para o Marquês de Pombal com intervalos de 11 minutos!

Depois ainda existe a LT para Carnaxide, Queijas e TagusPark, cuja oferta conheço não tão bem, mas é tem mais frequência do que de 30 em 30 minutos.

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Eu acho extremamente positivo e deviam avançar o mais urgentemente possível para aí!

Vai é ser giro ver as elites automobilísticas barafustar de dentro dos carros quando puderem apenas usar uma via para entrar em Lisboa (já que a outra será BUS).

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Isso era o ideal, mas não é isso que aparenta estar a ser pensado… Querem construir mais uma via… Gastar dinheiro para não incomodar os popós.

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Mas isso implica abater mata do Monsanto, e largar uns milhões a alargar o viaduto Duarte Pacheco :confused:

Será assim tão importante para Portugal que se continue sem se tocar no espaço dedicado aos automóveis? Ao ponto de num país com as dificuldades que conhecemos largarmos milhões só para alargar uma infraestrutura grande e abater espaço verde?

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Era porreiro se antes de fazerem vias novas fizessem apenas um teste pilote uns meses ^^

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É o que eu defendo. Fazer um teste de uns meses, a começar no período de verão para melhor adaptação e afinar as pequenas obras.
Eu acredito que com uma via mais rápida as próprias empresas privadas de transportes aumentem a oferta. Win-win.

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Aumentam a oferta certamente, porque a procura aumentará bastante (quem iria querer demorar 1 hora no trânsito quando pode andar 15 ou 20 minutos de autocarro) e as carreiras tornam-se mais lucrativas.
Se for feito então em parceria com as câmaras municipais (seria o melhor e acredito ser essa a ideia) melhor!

Não faz é sentido estar-se a alargar aquilo!

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Num país mais avançado, construíam mais uma via, mas para bicicletas (2+1+1).

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@ZeM na zona de Monsanto a AE tem 4 faixas de cada lado, não seria necessário alargar mais a AE nessa zona (mas já lá vi tanta barbaridade que não seria apanhado de surpresa com uma decisão dessas).

Refiro-me depois da auto-estrada terminar, no Viaduto Duarte Pacheco. O transporte terá que levar as pessoas até algum lado, não as pode deixar no meio da auto-estrada…
Diria que um terminal óbvio para que esse transporte seja bom e seja competitivo, é ser o Marquês de Pombal, visto ser um interface importante de TP e de onde as pessoas se distribuem com facilidade para qualquer ponto da cidade. E o Viaduto só tem duas vias de circulação para cada lado.

O ideal, para mim, que não percebo muito disto em termos técnicos é que apartir da zona do Jamor e apenas no sentido de Lisboa toda a via da esquerda fosse ela apenas para BUS e motas até à entrada de Lx, antes do viaduto para o Marquês ali na zona das Amoreiras.

Na zona do Jamor poderia haver interfaces de BUS, onde as pessoas deixavam o carro sem custos e apanham os ditos autocarros que circulando na dita via reservada demoravam menos de 10 minutos a chegar ao interface no Marquês, para ligação à Carris e Metro.

Obviamente que quem não pode e tem de ir de carro afunilaria na única via livre para trânsito no acesso do viaduto… temos pena! É o preço a pagar por ir em transporte própio.

Assim e sem portagem, mas com claro benefícios para o transporte público, que seria mais rápido, as pessoas tenderiam a mudar de postura…

E à saída, tendo em conta que entram menos carros não seria necessário qualquer grande adaptação, pois o o fluxo seria sempre menor.

Serei sempre um céptico em relação a estacionamento automóvel como complemento do TP. É que eu acho que o problema aqui, é que queremos ou gostávamos que este fosse um transporte massivamente usado na linha de Cascais.
A zona do Jamor poderia servir populações como Caxias, Queijas, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada/Dafundo e Algés (e eventualmente também outras, mas estas são as mais óbvias) e isto é mesmo muita gente! E eu diria que para haver estacionamento suficiente em número, sem necessidade de recorrer a um abate significativo da mata do Jamor, teríamos que recorrer a estacionamento subterrâneo ou em silo, que é uma infraestrutura muito cara. Quem pagará isso?

Tu já viste bem o tamanho do estacionamento na zona do estádio do Jamor?

Confesso que não… a única vez que fui ao estádio do Jamor devia ser pequeno. Mas achas que é grande o suficiente? Só sei que em dia de final da Taça aquela zona toda à volta é um grande festival de estacionamento selvagem…